Tudo sobre os riscos dos suplementos de musculação

Tudo sobre os riscos dos suplementos de musculação

Tudo sobre os riscos dos suplementos de musculação

Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia, sempre de três em três horas, em porções pequenas, balanceadas e, de

Tudo sobre os riscos dos suplementos de musculação  Tudo sobre os riscos dos suplementos de musculaçãopreferência, com baixo teor de gordura. Comer, hoje em dia, é uma contagem calórica. E as belas das revistas de fofoca, que aparecem em trajes sumários e felizes como alguém que acabou de devorar um delicioso jantar, só conseguem corpos esculpidos com muita disciplina em relação aos exercícios e à alimentação.

— Para ter um efeito de crescimento muscular, perda de percentual de gordura e melhoria da saúde, é preciso unir ao treinamento uma boa dieta nutricional. Não existe resultado sem adequação alimentar — garante o educador físico Marco Paulo de Paoli.
Entretanto, nem sempre é possível manter uma alimentação saudável comendo pouco. Por força de dietas hipocalóricas, ou seja, com baixo teor de gordura, muitas mulheres não conseguem ingerir a quantidade correta de nutrientes para garantir o sucesso do treino. Para que isso aconteça, é preciso se valer dos suplementos alimentares.

— Os suplementos são considerados ajudas ergogênicas: podem dar força, aumentar o rendimento e melhorar a recuperação — explica o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky.

Para cada objetivo e para cada paciente, há um mix de suplementos mais indicado. De acordo com o nutricionista Vinícius Alencar, fatores externos também têm de ser levados em conta:

— Até mesmo o horário em que a pessoa pratica o exercício é importante. Dentro da nutrição, suplementação não é algo fixo. Temos que pensar na individualidade de cada um.

É por isso que, apesar da venda liberada, é um erro o consumo sem informação. O que ajudou a amiga a secar a barriguinha pode trazer um efeito maléfico em você, ou vice-versa.

— Antes da prescrição, há uma análise dos fatores genéticos do paciente, com histórico familiar e análise de exames bioquímicos. Levo em consideração também o tipo de exercício e o que a paciente espera — explica Vinícius.

Há três objetivos principais buscados pelas mulheres: no emagrecimento, há a perda de peso na balança, podendo ser de gordura e massa magra. Na definição dos músculos, a massa magra é mantida ou levemente aumentada e na hipertrofia, há aumento da massa magra.

— Os benefícios que a suplementação vai trazer dependem da qualidade do exercício. Em todos os objetivos, é possível se valer de suplementos, mas o tripé sempre tem de ser a alimentação, o treino e o descanso que o músculo terá para se recuperar — detalha Werutsky.

NA PRATELEIRA

O ambiente das lojas especializadas em suplementos alimentares era, há pouco tempo, dominado pelos homens. Porém, elas já rivalizam com eles em número de compradores. E, de acordo com os especialistas no mercado, gastam bem mais e têm mais certeza do que deve ser consumido. A nutricionista Priscilla Marcondelli avaliou quais os riscos do uso indiscriminado das substância mais procuradas.

Colágeno
Indicado para mulheres que estão em processo de emagrecimento, pois aumenta a elasticidade da pele e impede a flacidez derivada da diminuição de tecido adiposo. Dentro do corpo, o colágeno se torna proteína que, em excesso, pode acarretar uma sobrecarga do rim.

Whey Protein
É a proteína do soro do leite, que contém alto teor de aminoácidos essenciais. Indicada para quem pretende ter ganho de massa muscular magra, pois são esses aminoácidos que vão acelerar o processo de recuperação dos músculos, fazendo-os crescer. Os riscos são o de sobrecarga do rim, porque ele causa um aumento da produção de ureia e creatinina.

BCAA
Sigla para “branched-chain amino acids”, o BCAA é composto por aminoácidos de cadeia ramificada que não são produzidos pelo corpo e, por isso, devem ser ingeridos por meio da alimentação ou de suplementos. São indicados para evitar a perda de massa muscular magra e melhorar a recuperação dos músculos após o exercício. Como são os formadores das proteínas, os aminoácidos em excesso podem prejudicar o funcionamento dos rins.

Maltodextrina
Carboidrato de cadeira ramificada usado como repositor energético, ajudando a aumentar o desempenho do atleta, além de garantir uma recuperação muscular mais rápida e auxiliar a hipertrofia. É mais indicada para o uso antes e durante o exercício. Os carboidratos tem alto índice glicêmico. Por isso, em paciente com tendência a desenvolver diabetes, o uso sem orientação da maltodextrina pode acelerar esse processo.

Dextrose
Carboidrato com as funções da maldextrina, mas de cadeia simples, o que o faz ser indicado para uso após o treino, pois sua absorção é mais rápida pelo organismo. Os mesmos riscos trazidos pelo consumo exagerado de maltodextrina podem ocorrer com a dextrose.

Termogênicos
Esses produtos são indicados para quem está em um processo de emagrecimento, pois eles aceleram o metabolismo, transformando o excesso de gordura em potencial energético. Os efeitos perigosos dos termogênicos são variáveis para cada pessoa, já que eles aceleram o metabolismo. Em muitos casos, causam taquicardia, podendo trazer riscos durante o treino.

NA ACADEMIA

Os paralelos do corpo perfeito são alimentação e treino. O educador físico Breno Martins explica quais são os exercícios mais indicados para cada um dos principais objetivos das mulheres, mas lembra: sem a orientação e acompanhamento de nutricionistas e educadores físicos, todo o esforço pode ser em vão.

Emagrecimento
Não há como fugir dos exercícios aeróbicos. Entretanto, os mais indicados são aqueles de grande impacto e pequena duração, como spinning. Os de longa duração fazem com que a mulher demore para recomeçar os exercícios. Assim, o corpo, em vez de queimar gordura, interpreta que o momento do treino é um risco, e a retém. Por isso, para aquelas que procuram emagrecer, aeróbica tem de ser feita todos os dias.

Definição
Uma mistura entre exercícios aeróbicos e musculação é o mais indicado para as mulheres que já estão no peso ideal e querem moldar o corpo. Nesse caso, a aeróbica é reduzida, para que não haja riscos da perda de massa magra. E, nos exercícios de musculação, o importante é a contração de vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que vai ajudar na definição.

Hipertrofia
Nesse caso, o melhor é a musculação. As cargas leves ou pesadas ficarão a cargo do educador físico, a partir dos objetivos. Ele lembra que o tempo de execução e de recuperação do exercício são muito importantes para garantir que os músculos cresçam como o esperado.

Fonte: clicrbs

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Comentário

  • Também a maioria das pessoas pensa que você precisa para passar longos espaços de tempo por semana para obter resultados. Isto é ainda mais na verdade, na verdade tudo que você precisa é 3-4 sessões de 30 minutos de 7 dias. Obviamente sessões tempo mais vai colher mais rapidamente os resultados.