Como Cuidar de uma Tatuagem Recente

Você está pronto para fazer uma tatuagem?
Descubra se você sabe os hábitos que garantem uma boa cicatrização

Está decidido: você vai fazer a sua tatuagem. Já escolheu o desenho, o local… Mas você está consciente de todos os cuidados ou consequências que uma tatuagem pode trazer? “Caso os cuidados necessários não forem seguidos, a cicatrização pode demorar e a pessoa pode até contrair infecções”, adverte o tatuador Fabio Henrique, do estúdio Satori Tattoo.

É  preciso ter plena certeza de que se quer fazer a tattoo: “Tatuagem é algo muito sério! É importante avaliar os reais motivos que levam essa pessoa a fazer uma tatuagem, pois uma decisão precipitada pode levar à insatisfação”.

Recomenda-se que o interessado em fazer a sua primeira tatuagem troque informações e opiniões com parentes, amigos e pessoas que já tenham o adorno. “Mas, ainda sim, a decisão deve ser estritamente pessoal”, afirma Fabio.

Tatuagem  Como Cuidar de uma Tatuagem Recente

1) Qual o jeito certo de lavar a área tatuada nos primeiros dias?

Lavar com sabonete antisséptico e secar com papéis descartáveis.Nos primeiros 30 dias após a tatuagem pronta, o ideal é lavá-la com sabonete antisséptico de duas a três vezes ao dia, sem esfregá-la. Na hora de secar, use papéis descartáveis ou uma toalha de uso próprio, sempre com suavidade.

nova tattoo  Como Cuidar de uma Tatuagem Recente

2) Existe algum produto que deve ser usado na tatuagem durante os primeiros dias para mantê-la por mais tempo?

Sim.Deve-se manter a tatuagem coberta por uma fina camada de pomada cicatrizante durante a primeira semana. “É importante fazer uma camada fina, pois o excesso de pomada também pode prejudicar a tatuagem, que vai expelir tinta e comprometer o resultado final da arte”.

3) A tatuagem, depois de feita, cria cascas?

Sim.É importante, inclusive, não coçá-las ou arrancá-las. A coceira faz parte do processo de cicatrização e retirar as cascas pode abrir portas para a entrada de bactérias. O tatuador recomenda, inclusive, o uso de filme PVC na área tatuada por um período de três a sete dias, trocando o filme a casa seis horas, para evitar a exposição a doenças e facilitar a cicatrização.

4) A pessoa recém tatuada pode entrar no mar ou piscina?

Não. Essa prática não é recomendada: “A água do mar e de piscina podem ser veículos de infecções e micoses”, explica. Por isso, é bom evitar mergulhos, pelo menos nos primeiros 30 dias.

5) Durante a cicatrização, devemos evitar quais alimentos?

Alimentos gordurosos, como carne de porco e frituras.No período de cicatrização, que pode levar até três meses, a alimentação adequada se faz muito importante. Por isso, recomenda-se evitar o excesso de comida gordurosa, como carne de porco, frituras, chocolate, frutos do mar, comida japonesa e pimentas. “A ingestão de alimentos gordurosos pode causar alergias no período de cicatrização, pois, em algumas pessoas, a pele pode adquirir um comportamento reativo”.

6) Os pigmentos usados para fazer a tatuagem podem causar alergias?

Sim.A incidência de alergias é pouco comum, devido ao controle de qualidade rigoroso das tintas feito no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, sempre pode haver a chance. Para garantir nenhuma reação, o tatuador pode recomendar uma visita ao médico para fazer um teste de alergia.

7) Qual cuidado deve ser tomado para manutenção da tatuagem após o período de cicatrização?

Uso de protetor solar e cremes hidratantes.Para a tatuagem ficar mais bonita por muito mais tempo é simples: “Use cremes hidratantes regularmente e protetor solar sempre que expor a tatuagem ao sol”.

Via msn.com.br

loading...

Escreva aqui !

4 Comentários

  • minha tattoo e da cor preta mas depois que largou a casca ela ficou mas clara ela ainda vai ficar preta ou vai ficar clara do jeito que ta ela tem 18 dias de feita agradeço desde ja pela respostas ????????