A História da Tatuagem

Conheça a História da Tatuagem, como ela surgiu, para que serve, tipos, modelos, desenhos, como tratar e escolher sua tattoo

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação (“dermo” = pele / “pigmentação” ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção de Tatuagem atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

História da Tatuagem  A História da Tatuagem

Se formos procurar no anais da história uma referência para o surgimento desta arte chamada tatuagem nas sociedades humanas nada será encontrado. a história da tatuagem se confunde com a própria história humana. É através da arte da pré-história  que podemos encontrar alguns vestígios da presença de povos que cobriam o corpo de desenhos.

História da Tatuagem  A História da TatuagemNas pinturas deixadas nas cavernas podemos encontrar desenhos de formas humanas que por si detinham  desenhos no corpo, indicando assim a possibilidade de que esse povo se tatuasse. Sob a mesma analogia se pode encontrar de povos pré-históricos estatuetas que tinham desenhos e símbolos em seu corpo, também podendo indicar  indícios de tatuagens. Nos escritos antigos a presença desta arte também é marcante. O historiador Heródoto, que é considerado o pai da história, chegou a citar em seus livros a existência de um povo muito antigo que seria nativo do norte da europa e que tinha como costume a pintura corporal de forma definitiva, eles eram chamados de pictos, e como eles alguns outros povos da antigüidade também se tatuavam. A prova realmente concreta e indiscutível de que a arte da tatuagem acompanha o homem desde o seu surgimento ( porque até aqui só havíamos citados indícios) são as múmias; A Múmia mais antiga do mundo, que foi encontrada por turistas na Itália e que data de 5.300 anos antes de Cristo, se encontrava congelada em um bloco de gelo e tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa das coxas e desenhos em estilo tribal por toda a perna.

A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia e esta detém em seu ventre um grande desenho em forma de espiral que os estudiosos  relacionam com rituais de fertilidade. Se a tatuagem é tão antiga quanto a própria humanidade ,como a ciência explica o desejo do homem de se escarificar; ou seja machucar-se , em nome da arte. Na verdade , Antropólogos e sociólogos estão unidos na hipótese de que no principio o homem não começou bem com tatuagens. eles explicam que provavelmente o homem primata , algum ferimento de caça ou mesmo de guerra , fez com que gerasse nesse homem um sentimento de orgulho e até mesmo uma certa forma de status e diferenciação de força no seu grupo.

Tatuagem dói

A Partir desses ferimentos involuntários  e da sensação que eles causavam, o homem primata começou a se escarificar  de forma  voluntária fazendo eles mesmos os ferimentos no corpo que com o passar do tempo foi dando espaço para a criação de desenhos e o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzir esta tinta na pele , Depois deste inicio um tanto quanto egóico as diferenças etnias começaram a se tatuar por motivos espirituais , em rituais de diversas espécies e fins, para a guerra o outros mais. Durante a idade média, os portadores de desenhos no corpo foram brutalmente perseguidos pela inquisição .

A religiosidade e a tatuagem

Os motivos dessa perseguição é que na maioria dos escritos bíblicos os profetas eram identificados por marcas no corpo e como a igreja que estava a serviço dos grandes senhores feudais queria acabar com os redentores do povo perseguiu duramente os tatuados que eram chamados de bruxos e que suas tatuagens representavam pactos com forças demoníacas , Essa perseguição da igreja durante algumas dezenas de anos e os diferentes povos foram assimilando essa perseguição como autêntica e hoje em dia os reflexos dessa perseguição religiosa foi transferido para uma perseguição social onde o preconceito faz com que as pessoas que são tatuadas sejam descriminadas como verdadeiros marginais e que são potencialmente nocivas a sociedade. Atualmente o berço da tatuagem moderna é considerado como sendo a indonésia, Até mesmo o nome inglês  TATTOO é uma referencia onomatopéica ( dos indonésios) ao barulho que é produzido pela sua técnica de tatuar (  tatau,tatau,tatu…) Atualmente na vanguarda da tatuagem podemos encontrar uma diversidade enorme de tatuadores com seus diferentes estilos e uma infinidade de motivos a sua escolha AQUI VAI UM ALERTA: Ao decidir se tatuar procure um profissional que lhe dê segurança e  trabalhe dentro dos padrões de higiene, e que além disso lhe ajude a amadurecer a idéia para que depois não ocorra arrependimentos.

Água

A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.

IMPORTANTE Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Casquinha

Não puxe a casquinha. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as casquinhas para que “cicatrize logo” pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a casquinha.

Alimentação

Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.

Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.

Resultados

Elementos que determinam o resultado da tatuagem:

  • ajuste da máquina: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm. Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.
  • frequência de vibração e força da máquina: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode “rasgar” a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.
  • qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia. Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa. Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais “lavadas”. O pigmento mais inócuo é o preto, por se feito (nomalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.
  • tipo de pele e o local do corpo. Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.
  • procedimento: como foi executado o desenho.
  • Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas
  • Cor da pele. Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.
  • Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima.

Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.

Fontes: freedom e wikipedia

loading...

Escreva aqui !

2 Comentários