Usando o Google para prever a chegada da gripe

Você já parou para pensar em quantas vezes procurou no Google o que significavam os sintomas que estava sentindo? Pois o maior buscador do mundo já percebeu que isso acontece. Assim como notou que, em determinadas épocas do ano, as buscas por determinados sintomas crescem exponencialmente. Dor de cabeça, coriza e febre são termos muito pesquisados durante o inverno.

Está claro que estamos falando da gripe, não é? O Google Flu Trends é um site especialmente criado para mostrar aos usuários quais são os locais em que a gripe age com mais violência. E para quem achava que isso não fazia muito sentido, por se tratar de pesquisas realizadas por pessoas comuns (sem embasamento científico), uma novidade surpreendente.

Segundo a revista PopSci, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) cruzou as informações de 3.000 consultórios médicos para saber quais são as épocas em que a gripe mais ataca a população norte-americana. Os resultados são muito parecidos com os apontados pelo Google Flu Trends.

O sistema do Google Flu Trends é atualizado constantemente. Por isso, caso queira saber se os surtos de gripe estão chegando, verifique o serviço para ter certeza se as buscas pelos termos relacionados à doença já estão sendo mais frequentes.

loading...

Escreva aqui !