Nvidia Geforce GTX 780

Nvidia lança a Geforce GTX 780 com promessa de alto desempenho

Nvidia lançou, oficialmente, a nova Geforce GTX 780. Em números, a placa acena para o consumidor com um desempenho no nível da GTX Titan, mas com preço mais acessível. Assim como a Titan, a 780 usa a GPU GK110 com 2304 cores e promessa de salto de desempenho sensível em todos os tipos de aplicações.

Geforce GTX 780  Nvidia Geforce GTX 780

A nova placa conta com um arsenal de recursos, que a faz claramente melhor que a GTX 680, sua antecessora. Além do número de núcleos superior a duas mil unidades, o clock básico do modelo chega a 863 MHz, que é acelerado via TurboBoost para 900 MHz. O volume de processamento do hardware, de acordo com a Nvidia, chega a 4 teraflops. Em comparação, o festejado PS4 foi apresentado pela Sony com um pico de 1,8 teraflops.

Enquanto a Titan dispõe de 6 GB de memória RAM, a GTX 780, ao menos no modelo de referência, foi apresentada com vastos 3 GB de GDDR5, clocados a 1500 MHz, o que estabelece uma banda de 288 GB por segundo de informações que podem ser trocadas entre os módulos de memória e a GPU. Estes últimos conversam por meio de uma interface de 384 bits.

Quem lembra as configurações de uma GTX 680 típica, vai notar que a 780 tem 50% mais processadores, 50% mais banda de memória, além de ter dado um salto no mesmo nível para a contagem de TMUs e unidades ROP. Curiosamente, mesmo com tudo isso a seu favor, a Nvidia desenhou a placa para rodar com um clock inferior: a GTX 680 pode rodar a 1058 MHz, a 780 chegará apenas a 902.

Outros melhoramentos da placa estão no acabamento. De acordo com a Nvidia, as soluções térmicas permitem que o modelo rode em estado de máximo desempenho, fazendo muito menos barulho do que as antecessoras. Isso, claro, no modelo de referência que pode e, normalmente, é modificado pelos fabricantes alinhados à companhia.

Outra novidade no front da Nvidia é a nova versão do Geforce Experience. Basicamente, o software assume o controle da placa de vídeo e interage com o sistema e os games do usuário, buscando a melhor configuração possível para que hardware atinja seu desempenho máximo, sem comprometer a experiência de jogo.

loading...

Escreva aqui !