Saiba como escolher um roteador Wi-Fi para sua casa

Escolher um roteador Wi-Fi para sua casa ou escritório, pode não ser uma tarefa tão simples. Visto que há fatores que devem ser levados em conta na hora de adquirir o aparelho, como a quantidade de máquinas que serão conectadas e o tipo de atividades realizadas.

Para cada situação e finalidade, há uma série de configurações para escolher um roteador Wi-Fi para sua casa

Roteador D-Link

Velocidade

A velocidade do roteador não interfere na contratada pelo seu provedor. A do aparelho diz respeito à antena interna do roteador, que irá distribuir a conexão entre as máquinas conectadas.

Para pessoas que irão somente acessar a Internet para pesquisas, entrar em redes sociais e/ou conferir a caixa de correio, um de padrão G (802.11g), velocidade 54Mbps é suficiente. Já se a finalidade da conexão é transferir grandes quantidades de dados (como enviar ou receber muitos arquivos), assistir vídeos online ou jogar, o roteador, preferencialmente, deve ser um que obedeça ao padrão N (802.11n), que fornece velocidade de até 300 Mbps.

É válido, entretanto, ressaltar que a velocidade indicada pelo fabricante varia muito. Deve-se levar em conta, ainda, os obstáculos (como paredes) entre o roteador e os aparelhos.

Segurança

Outro fator importante a considerar é a segurança. É importante ter o cuidado de proteger os computadores, evitando invasão de pessoas com objetivos maliciosos. Para isso, há protocolos que evitam a entrada em sua rede. O mais interessante é o WPA2, que possui funções firewall, controle de acesso, filtragem de conteúdo, entre outros. O protocolo é comum nos aparelhos vendidos atualmente, porém é sempre bom conferir.

Antena e potência

Se a sua rede será criada em um lugar muito grande e com várias barreiras como paredes, é preciso prestar atenção na dupla antena e potência, pois ela garantirá sinal forte e estável à conexão.

Outra dica é procurar saber, especialmente quem tem interesse em expandir a rede no futuro, se o aparelho possui uma antena capaz de ser substituída por outra de maior capacidade ou se é possível acoplar um amplificador de potência.

By www.techtudo.com.br

loading...

Escreva aqui !