TV digital utilizando antena parabólica

Dá para captar o sinal da TV digital utilizando antena, parabólica?

Dá para captar o sinal da TV digital utilizando antena, parabólica?

Nos próximos meses já deverá ser possível receber o sinal de televisão em alta definição por parabólica; saiba como.
Desde o dia 2 de dezembro, as emissoras de televisão vêm aos poucos migrando suas programações e transmissões para o formato digital.

  TV digital utilizando antena parabólica

O que ocorreu à época foi o início somente da chamada “transmissão terrestre” da televisão digital, em que o pacote de dados (áudio, vídeo, interatividade e dados do programa) é enviado diretamente do transmissor (a antena da emissora) para o receptor (a antena e conversor) na casa do usuário.
A novidade que aos poucos começa a ser implantada é a transmissão do sinal digital por satélite. Neste caso, o sinal sai do transmissor para um satélite, e este reflete o pacote de dados para as antenas parabólicas dos telespectadores.

A vantagem neste caso é que se pode ir além das atuais restrições de alcance da TV digital, hoje apenas incipiente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na teoria, parabólicas em qualquer região do Brasil podem receber sinal digital.

O que o espectador vai precisar é de um set-top box (conversor) específico para antena parabólica, com um demodulador interno diferente daquele usado para a transmissão terrestre.

No entanto esses conversores específicos para antena parabólica ainda não estão à venda no Brasil – espera-se que eles estejam disponíveis a partir de maio.

Das principais emissoras de TV do Brasil, as únicas que já fazem esse tipo de transmissão são Rede TV! e Band.

A Rede Globo ainda faz testes com esta modalidade de transmissão, mas de uma maneira diferente. O sinal é enviado de forma codificada para o satélite e, em vez de ir direto para as casas dos espectadores, é enviado para as afiliadas da emissora. Estas decodificam o sinal e o retransmitem para as casas pelo modo “terrestre”.

Fonte: PCWORLD

loading...

Escreva aqui !

3 Comentários

  • Olá, boanoite!

    Eu recebo aquí em minha casa televisão digital desde o ano 2001 pela parabólica ( via satélite).

  • então o aparelho analogico vai ficar inutil se nos recebemos os cinais digital?ou você diz é do sinal digital ja esistente que é o b 4