Eu já tive um Kichute e Você ?

Quem já teve um kichute vai lembrar a época de infância que se amarrava o cadarço no tornozelo, ou então por baixo do tênis …

Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas. Com o slogan “Kichute, calce esta força” teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.

Nossos pais compravam Kichute para todas crianças na época, principalmente para irmos à escola, o custo de vida era caro e o Kichute durava muito, muito mesmo, nossos pés cresciam e os Kichutes ficavam para os irmãos mais novos, um pano molhado dava o ar de novo na escola e fazia sucesso com a calça jeans e camisa branca.

Kichute

Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970. Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado.

Mate saudades do Kichute em comerciais de televisão, abaixo um com o craque Zico



O produto foi lançado em 15 de junho de 1970, aproveitando o advento da Copa do Mundo do México

Foram lançadas bolas de futebol de salão e de campo com a marca Kichute.

Com a entrada de modelos importados de tênis, suas vendas despencaram, mas o Kichute nunca deixou de ser produzido principalmente devido ao revival dos anos de 1970 e 1980 na moda. Muitos estilistas famosos estão utilizando o Kichute em suas coleções.

Em São Paulo, na década de 1990, fazia parte dos uniformes dos garis da prefeitura.

E você já teve um Kichute ?

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. eu já tive um kichute. foi o meu primeiro e mais importante calçado, naquela época. calcei e fui bater o baba “pelada’ , a galera gritou,,, pôrra , o cara vei de kichute…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *