Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro

Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro

A extensão territorial brasileira é, realmente, gigantesca, mas não sendo o território habitado por etnias, uma vez que nosso processo  colonialista foi inteiramente lusitano, não houve condições de prosperar os movimentos separatistas. As insurreições que ocorreram, no período imperial, tiveram outra conotação, que não o separativismo.Até a mais longa delas, a Revolução Farroupilha, não tinha o intuito de separar-se do Brasil. Seu ideário era por razões econômicas.

Contribuiu para a manutenção do território , uno e íntegro,a unicidade da língua, um valioso fator de integração nacional.

Entenda porque e quais motivos o sul do Brasil quer se tornar um país!

Movimento Separatista  Entenda o Movimento Separatista Sulista BrasileiroCompreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfície de 576.300,8 km2. A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul. 

É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,831, e o segundo maior PIB per capita do país, 13.208,00 reais, atrás apenas da região Sudeste. A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.

Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.

Sua história é marcada pela grande imigração européia, pela Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha e mais recentemente pela Revolução Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na história da região foi a Guerra do Contestado, de caráter religioso.

E o Movimento Separatista?


“Somos a conseqüência, de cujas causas não podemos ser acusados”
Somos apenas a continuação da História.
Sob várias denominações, nosso movimento já existe há mais de duzentos anos.

 Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro
 Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro

Saiba tudo sobre o Movimento Separatista Sulista Brasileiro no site  www.patria-sulista.org

loading...

Escreva aqui !

41 Comentários

  • Pena que nós sulistas nunca vamos conseguir emancipação política e territorial do resto do Brasil.

  • Eu sou a favor da separação do sul somos sulistas e o restante do (Brasil) não tem que dar opinião contra não!!

    • Pense se realmente fosse possível a separação (que eu acho uma extrema burrice). O restante do país seria nossos inimigos e seríamos vulneráveis perante o Paraguai e seríamos escravizados por latifundiários

  • Sou completamente a favor. O Brasil está um caos, e com certeza aqui é região onde os estragos são menores. Sem falar que nos desenvolveríamos muito melhor sem o resto do país para carregar nas costas.
    Que possamos nos separar antes que a coisa engrosse de verdade por aqui também rsrs

  • concordo plenamente, desde que seja formado pelos quatro estados do cone sul brasileiro. seremos potencia mundial, com toda certeza.

    • Dividir o país é papo de quem não entende que ser contra o país é crime e fora isso existe muitas pessoas que têm parentes em outros estados e moradores daqui também são de outros estados

  • sou a favor da separação, desde que se inclua o Estado de São Paulo, então, seremos com absoluta certeza um país dos mais poderosos do planeta. Vamos lutar para que se transforme em realidade

  • sou paulista e sempre fui a favor dos movimentos separatistas, inclusive de SP. Acho que após o resultado desta eleição a qual o povo do Norte e Nordeste escolheu a Dilma muito mais por causa do Bolsa Família do que pelo seu ‘ótimo’ governo, estes ideias devem ganhar força. Aqui em SP, um vereador do PSDB que agora foi eleito Dep. Estadual publicou em redes sociais a idéia de separar sul e sudeste do restante do país, que está sim dividido. Vamos ajudar a propagar estas idéias.

  • O Sul não precisa se separar do resto Brasil não, mas, necessita de novos Estados pra ter maior representatividade dentro do cenário nacional. E há condições favoráveis pra isso, veja a seguir:
    => Estado do Iguaçu-IG (Cascavel; iguaçuês), oeste catarinense e paranaense, na mesma região aonde já abrigou o extinto Território Federal do mesmo nome;
    => Estado do Novo Paraná-NP (Londrina; paranaista), norte paranaense + área com forma de tigela ao sul do Mato Grosso do Sul;
    => Estado de Farroupilhas-FA (Florianópolis; farroupista), sul catarinense + norte gaúcho. Joinville passaria a ser a capital catarinense em substituição a Florianópolis;
    => Estado do Pampas-PP (Pelotas; pampista), sul gaúcho. E quanto a península no lado oriental da LAGOA DOS PATOS ficaria toda com o Rio Grande do Sul. O nome do gentílico pampista ao invés de pampeiro é devido ser empregado pra designar os habitantes desse ecossistema pertencente aos 3 países: Brasil, Argentina e Uruguai, essa é a razão principal;
    => O retorno do Estado de São Paulo-SP (São Paulo; paulista), sem as regiões cento-oeste, sudoeste e noroeste, pois aí serão criados outros 2 Estados do Anhanguera-AH (Ribeirão Preto; bandeirante) e Tietê-TT (Bauru; tietista), ambos permaneceriam com a Região Sudeste;
    => Além dos Estados: do Paraná-PR (Curitiba; paranaense), Santa Catarina-SC (Joinville; catarinense) e Rio Grande do Sul-RS (Porto Alegre; gaúcho). Esses 3 Estados com seus mapas reduzidos devido a essas novas transformações geográficas – sendo que o Paraná e Santa Catarina, ambos perderão a fronteira com os países vizinhos.

  • Sensacional esse pensamento.
    Sim, eu fui irônico.

    Reclamam de serem mais desenvolvidos e de sustentarem outros estados.
    Ótimo: usem esse recurso e criem iniciativas para ajudar a desenvolver as outras regiões do Brasil.

    Reclamam do governo federal, dos escândalos, da corrupção etc.
    Diagnóstico correto, tratamento ignorante.
    Se algo está errado, ajude a mudar. Tire quem está estragando e ajude a colocar alguém melhor no lugar.

    Se unam, sim! Mas pelo bem maior de TODO o Brasil.

    É uma atitude COVARDE largar estados mais frágeis e subdesenvolvidos na mão de corruptos e na mão do próprio subdesenvolvimento.

    Isso mesmo: esse movimento é covarde.
    Palmas aos que, por não saber ou conseguir melhorar, tiram o corpo fora e correm, tal como a criança birrenta que pega a bola e estraga o jogo, só porque havia algo que não gostou.

    Deixem de ser covardes e lutem pelo Brasil e pelos interesses de toda a nação (i.e. do povo, não do governo).

  • Fala pra mim, depois de quando essas terras passaram a ser de vocês? Essas terras eram brasileiras antes de os colonos alemães, italianos e outros chegarem aqui. Porque estão um pouco na frente de alguns outros estados? Porque vieram com conhecimento e dinheiro que já tinham da Europa. Vieram aqui, usam e abusam da nossa terra, e agora acha que é assim? separar porque agora é de vocês? Acho uma troca muito justa, nossa terra, pelo conhecimento trazido da Europa. (para não acharem que são grande coisa por ter conhecimento que o pessoal aqui não tinha, adianto-lhes que o mesmo aconteceu com os japoneses e outros)

  • Eu sou a favor do separatismo, tanto de vocês quanto de nós aqui no Nordeste, não sei quem criou esse mito que o sul sustenta o Nordeste,como meu caro conterrâneo ja citou, temos crescido e muito nossa economia aqui mesmo com nosso trabalho, PE foi o que mais cresceu em 2013, enfim nós tambem nordestinos temos cultura diferente da dita brasileira ” carioca e paulista” pois é isso que vemos na tv centralizada do nosso País, RIo-Sampa.
    somos distintos em cultura,culinária,danças e até idioma, compartilhamos da língua portuguesa, mas com dialetos próprio.
    Torço por vocês11

  • o movimento sulista deve organizar os seus representantes devem sair as ruas para o povo do sul comprar esse sentimento. lutem por essa terra,vamos juntos sulistas desmembrar o sul e formar uma naçao que tem cultura e ao contrario do restante brasileiro que nao tem cultura nenhuma!

  • Temos nossa cultura, nosso próprio clima, uma culinária diferente e não aguentamos mais ser explorados por Brasília. Essa separação já deveria ter acontecido há mais de cem anos, não nos respeitam no Brasil, nos exploram e ainda nos acusam de racistas e preconceituosos, isso é puro recalque, pura inveja, POVO QUE NÃO TEM CULTURA É ASSIM MESMO, principalmente SP que não tem origem respaldada em conquistas, SP é sinônimo de trabalho e estresse, porque a qualidade de vida lá é baixíssimo, por outro lado, a criminalidade é a maior do Brasil. Já o Sul tem a maior taxa de alfabetização e a melhor qualidade de vida, é disso que temos que nos orgulhar, e claro, também dos nossos antepassados, temos que manter nossas tradições alemães e italianas e deixar de dar bola para o restante do país, pois é pura inveja, isso é típico do brasileiro, atacar tudo e todos que são diferentes.

    • Fala pra mim, depois de quando essas terras passaram a ser de vocês? Essas terras eram brasileiras antes de os colonos alemães, italianos e outros chegarem aqui. Porque estão um pouco na frente de alguns outros estados? Porque vieram com conhecimento e dinheiro que já tinham da Europa. Vieram aqui, usam e abusam da nossa terra, e agora acha que é assim? separar porque agora é de vocês? Acho uma troca muito justa, nossa terra, pelo conhecimento trazido da Europa. (para não acharem que são grande coisa por ter conhecimento que o pessoal aqui não tinha, adianto-lhes que o mesmo aconteceu com os japoneses e outros)

  • sou a favor do separatismo,chega de pagar imposto para a união ficar sustentando estados problemáticos,tais como goias paraiba amapa entre outros

  • Sou paulista e sou totalmente a favor da independência desse nobre pais e temos que separar são Paulo aqui também e sou a favor do nordeste independente também ai o sul e sp seraim parceiros e teriam as portas abertas um para o outro temos que nos livrar de brasilia.

  • SOU GAUCHO NASCIDO NA FRONTEIRA, PERTO DO URUGUAI, ONDE ACONTECERAM GRANDE PARTE DAS REVOLUÇÕES, E SOU MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO E POSSO DIZER O SEGUINTE QUE SEGUNDO O Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;
    Assim, como eu, muitos gaúchos, filhos da terra, descendentes de portugueses, indios e negros, ou seja…BRASILEIROS NATOS, CONCORDAM COM ESSAS IDÉIAS, E PODE TER CERTEZA, NAO LEVAM UM PALMO DO NOSSO TERRITÓRIO…ADSUMUS

    • Antônio, não fala besteira. Justamente por seres militar é que tens um compromisso muito maior com os povos que habitam os diversos brasis. Portanto, teu dever constitucional é defender estes povos e resguardar o direito deles de defender o que quiserem dentro das cotas constitucionais vigentes. Portanto, temos todo direito de querer nosso SUL LIVRE sim senhor e pode pegar o seu artigo 1º da constituição e enfiar sabe bem onde. Vá cobrar o cumprimento da CF88 dos parlamentares que rasgam a constituição diariamente e vocês não fazem nada… Além do mais, nosso direito está assegurado pela legislação internacional, Carta de Direitos Humanos, Declaração Universal, e dezenas de outros instrumentos de defesa dos direitos civis, políticos, culturais, etc… Portanto, bem acima da constituição brasileira. Mas se queres falar dela, por favor, não esqueça que está lá muito claramente que a Republica Federativa do Brasil pugna pelo direito de autodeterminação dos Povos. Era isso, passe bem e para de falar besteira na internet. Pega mal para os nossos briosos militares, inclusive os brasileiros.

    • Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
      III – autodeterminação dos povos;
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html

      O Governo esta submisso, ao nosso direito de autodeterminação.
      Então temos direito legalmente de se emancipar.

    • manda a tua mãe, irmãs, primas e tias pro Sul pra ver o que elas vão achar!

    • Não sei de onde tu és, mas pelo teu rancor no mínimo a tua cidade foi colonizada por tropeiros, e sabe né, eles passavam engravidavam as mulheres e iam embora….. Tira esse rancor do coração, já passou….

    • Não sei de onde tu és, mas no mínimo a tua cidade foi colonizada pelos tropeiro, e sabes né, eles passavam, engravidavam as mulheres e depois iam embora….. não guarda rancor, já passou….

    • COMO DIZ UM AMIGO MEU SE SOMOS OU NÃO SOMOS BIXAS E SE ESSA CONDIÇÃO TE INCOMODA, PROCURA UM PSIQUIATRA OU UM CENTRO DE MACUMBA, OBRIGADO .

  • Sou totalmente contra a essa estúpida ideia separatista, nada haver!
    Agora dizer que o Brasil necessita da criação dos novos Estados e dos Territórios Federais, aí sim. Não faz sentido, um país com grande dimensão continental, tanto no quesito populacional, quanto de área, se comparado com outros países bem menores, no entanto, com um nº bem maior de províncias. E é exatamente nesse ponto, que continua persistindo os bolsões de miséria absoluta, pessoas convivendo abaixo da linha de pobreza com menos de S$ 1,00 (um dólar) – mínimo recomendável pelo Relatório da ONU. Do que nos adianta, ostentarmos como uma das maiores economias mundiais, entretanto, se não conseguimos até hoje erradicar as disparidades regionais?

    • Você não deve ser do Sul ,ai tua opinião não conta, mas se for do Sul vai embora com essa tua opinião contraria à essa luta. Aqui no Sul precisamos de pessoas que lutem a favor de nossa terra e não contra ela. Viva o SUL LIVRE!!!

  • Gigante pela própria natureza,
    És belo, és forte impávido colosso…

    Sou contra separações.
    Sou a favor de descentralização de poder.
    Somos todos brasileiros.
    Aqui no sul tem todos os” ingredientes” das outras regiões.
    O que muda é a proporção.

  • OLÁ CAROS SULISTAS….

    Eis um NORDESTINO que fala com vocês. (Só em falar isso sei de todos os estereótipos que possam vir a mente).

    É um DIREITO de um indivíduo não ficar mais casado com uma pessoa. Ok. Não seria certo também se o desejo de um povo que queira se separar do país seja negado. Ok também. Se a maioria do povo sulista não se sente integrante do país, deve se separar.

    A anos sou a favor de uma lei “Importação zero, imigração zero” e o fim do que chamo de “bolsa consumo” que é na verdade o ICMS deste país.

    Sinto em dizer que, ao contrário da cultura popular e do que subentende-se da TV (leia-se Globo mais afincamente) o Nordeste NÃO É SUSTENTADO pelo sudeste ou pelo sul. Alguém aí é sustentado por Bill Gates? Não? É a mesma coisa. O que “sustenta” é o CONSUMO. Milhões de pessoas que compram o Windows 2000 é que sustenta a riqueza de Bill Gates.

    Ao contrário da crença popular, rasa e esteriotipada, pro Nordeste seria uma revolução isso. Pois a TV que o nordestino compra, seria fabricado na região. O microondas, a geladeira, o carro, os produtos de limpeza, etc…TUDO. Passaríamos por uma revolução positiva, da produção, da industrialização.

    O PIB do Nordeste, hoje, SEM ESTAR INDUSTRIALIZADO, neste ano de 2013 já é MAIOR que o PIB do Sul. Sem políticas nacionais desenvolvimentistas da região, aqui nasceram a maior empreiteira do Brasil (Odebrescht), uma das maiores construtoras do país (OAS, que fez até o estádio do grêmio), a Insinuante que fundiu-se com a Ricardo Electro e fez a 2 maior rede de lojas do país, a petrolífera OOG, e a maior petroquímica do país, a BRASKEM. Tudo nasceu no nordeste. Felizmente vai contra o estereótipo criado por principalmente vocês do sul.

    SOU A FAVOR, SE QUEREM, MAS VAMOS GRADATIVAMENTE. Tudo que é produzido FORA do nordeste, passaria a ser produzido dentro da região, causando o maior processo de desenvolvimento e industrialização da história.

    Não é justo que multinacionais se instalem no sul/sudeste e só façam exportar para o Nordeste. Um outro país o sul, obrigaríamos multinacionais a não exportarem do sul para o nordeste.

    Outro ponto positivo é o ICMS. Imposto ESTADUAL retido na fonte (consumidor). Uma fábrica tá no sul, o governo do estado do sul cobra da multinacional 10% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O produto custa então 1000 reais. 100 reais é o governo DO ESTADO que arrecada, mas quem paga a conta é o consumidor lá longe…..

    Isso mesmo. O Sul livre, o Nordeste veria-se livre de pagar seu cidadão financiamento direto para um governo estadual que ficasse a milhas de distância.

    O modelo de desenvolvimento MAIS EFICIENTE da história da humanidade é a SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO. Substituindo importação vindo do sul/sudeste, com as multinacionais OBRIGADAS a produzir localmente eu veria minha queria região do Nordeste crescer como nunca antes em sua história.

    VAMOS NOS SEPARAR, MAS AOS POUCOS. Leva-se TEMPO para uma fábrica que tá no sul, e produz para o Brasil todo, ter que fechar as portas por ser “proibido” de exportar para outra região ou estado. Assim…se tem uma fábrica de CDs (compro e vem de uma região do RS que nunca tive, nem visitei, nem conheço) exporta para o Nordeste, por favor, tem que parar com isso, fechar um turno de produção, se tiver desemprego, vai ser temporário pois o sul é o “mais desenvolvido” então, passaria a fábrica a estar NO NORDESTE.

    Com política macro-economica sem voltar para cá, já somos em termos de riqueza bruta, MAIS RICOS QUE O SUL. Com uma política de “IMPORTAÇÃO ZERO, IMIGRAÇÃO ZERO” , sem comprar nada vindo de baixo, sem ter que financiar outro estado através do ICMS, e COM NOVAS INDÚSTRIAS surgindo a cada dia para a região….O Nordeste vai se desenvolver muito.

    GRATO A VOCÊS.
    CONTINUEM.
    Nessa relação de mercado, ao contrário do que os sulistas pensam, quem sai perdendo SOU EU.

    SUL INDEPENDENTE….e nenhum produto venha par ao Nordeste E seja produzido aqui. Obrigado Sul….”Nordeste livre” é o que de fato, economicamente, aconteceria.

    • Ótimo tudo isto, então vejo que não haveria problema algum se isto acontecesse, nos ajude com este movimento…..peçam também para que isto ocorra.

    • Sim, concordo, mas o Governo Central, digamos “investe” muita de nossas riquezas em suas terras, pelo menos é isso que deveria acontecer, se não acontece, não queremos dar o nosso RICO dinheiro para o Governo gastar como quer. Queremos independência da escravidão de Brasilia, que suga, suga, e nada investe tanto no SUL quanto no Nordeste. Apoie nossa independência assim como apoiaremos qualquer requisição do Nordeste desenvolvido.

  • O nosso lindo e perfeito Sul não merece ser conciderado uma região brasileira somos muuuuuit mais desenvolvidos que o Brasil temos a menor taxa de analfabetismo o menor numero d gravides na adolescência maior PIB na agropecuária temos a Itaipu portos e maior desenvolvimento Humano e outras coisas que somente o nosso lindo sul pode eferecr. vamos Sulistas vamos lutar por essa separação tão sonhada

    • Concordo plenamente contigo Diego, se conseguirmos se separar do resto do Brasil, teremos condições plenas de se manter, principalmente em suficiência energética com a Itaipu.