Trabalho de escola – O que foi o dia D?

Trabalho de escola – O que foi o dia D?

O que foi o dia D?

O Dia D é um termo do vocabulário militar usado para indicar um dia importante em que irá acontecer uma grande operação militar ou um grande acontecimento.

Tal termo foi empregado em uma das maiores batalhas que o mundo já presenciou, tal batalha tinha como nome original de Operação Overlord.

Abaixo confira os acontecimentos e os planejamentos dessa grande operação que serviu para livrar a Normandia do domínio alemão (Hitler) durante a Segunda Guerra Mundial.

 Dia D  Trabalho de escola   O que foi o dia D?

O dia 6 de junho de 1944 é uma das datas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas.

Devido ao volume impressionante de navios de guerra, embarcações de transporte de tropas e aviões dos mais variados tipos e modelos, seguramente o Dia-D, o começo da Segunda Frente, deve ser considerado como a maior invasão aero-naval que a história até então conheceu.

 

Participação do Brasil

No dia 22 de agosto de 1942, em virtude do afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães e italianos, o Brasil declarou guerra aos paises agressores. Em 1944, para a Itália foram enviados 25.334 homens, componentes da FEB, sob o comando do general Mascarenhas de Morais. Destacaram-se os brasileiros nas batalhas de Monte Castelo, de Montese e de Fornovo.

Os Tratados

a) Acordo de Yalta – Assinado em fevereiro de 1945. Nesta cidade soviética, os Estados Unidos reconheciam a soberania soviética na Europa Oriental (Leste europeu).

b) Acordo de Potsdam – Ocorreu logo após o término da guerra (agosto de 1945). O encontro aconteceu em Berlim. Os líderes aliados decidiram que a Alemanha e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas sob a administração francesa, britânica, norte-americana e soviética. A Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.

loading...

Escreva aqui !