Parabéns, Cuiabá!

Parabéns, Cuiabá!

Parabéns, Cuiabá!

Parabéns, Cuiabá!  Parabéns, Cuiabá!

Uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá tem muito a oferecer aos turistas que buscam aventura e natureza. A Cidade Verde, como é chamada, possui acesso facilitado a grandes ecossistemas do Brasil. Mas quem pensa que Cuiabá oferece apenas o ecoturismo como opção aos turistas, está enganado.

Fundada em 8 de Abril de 1719 por Pascoal Moreira Cabral às margens do Rio Coxipó, Cuiabá passou a ser habitada por garimpeiros.  Com a baixa nas descobertas, a cidade teve uma redução drástica de habitantes. Foram quase dois séculos para que o crescimento populacional da cidade fosse retomado. Hoje, ela possui mais de 500 mil habitantes.

O termômetro marca 40º C com freqüência, mas o clima esquenta mesmo quando o rasqueado cuiabano, o cururu e o siriri tomam espaço entre homens e mulheres que dançam e se divertem, mantendo viva a mistura de indígenas, pantaneiros, paraguaios e bolivianos.

Para os curiosos que querem conhecer mais dessa integração de culturas, Cuiabá oferece algumas opções de museus. Entre eles, o Museu de História e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que possui desde arte indígena até um fóssil de dinossauro.

Para ter energia e não perder essa quantidade de atividades, que tal uma paradinha para comer? Moqueca de pintado, carne seca com banana, paçoca de carne, bolo de arroz, lingüiça cuiabana ou um franscisquito? Pode escolher e se deliciar. A quantidade de pratos é grande, muitos deles a base de peixes como a piraputanga e o pacu.

Outra dica é relaxar nas tradicionais redes bordadas, ouvir a viola de cocho ou apreciar a imensa variedade de produtos da região, tais como o pilão, a panela de barro e os trançados feitos de fibras. Com tanta criatividade, o cuiabano tem muito a agradecer em suas diversas igrejas ou na famosa Catedral Metropolitana.

A Chapada dos Guimarães fica dentro do estado, a cerca de 30 km de Cuiabá. Ela garante um passeio repleto de descobertas cercadas pela natureza. A região é repleta de cavernas, cachoeiras, paredões, aventura.

Além de tudo isso, os cuiabanos são amantes do esporte. A Corrida de Reis e o futebol americano já possuem espaço garantido no calendário local. Mas nada se compara à paixão nacional. A cidade contempla um dos maiores campeonatos de amadores de futebol, com cerca de 500 times disputando o título. Com tanta vibração pelo esporte, é mesmo de se esperar uma grande e calorosa recepção aos turistas na Copa do Mundo de 2014.

Deixe seu parabéns para Cuiabá! via www.turismo.gov.br

loading...

Escreva aqui !