Que tal conhecer Tiradentes – MG?

Os passeios por Tiradentes – MG são cheios de arte e história. O que por aqui se vê, deve ser guardado na memória e passado aos próximos com carinho.

Os passeios por Tiradentes são cheios de arte e história. O que por aqui se vê, deve ser guardado na memória e passado aos próximos com carinho.

tiradentes3 edited  Que tal conhecer  Tiradentes   MG?

Igreja de Santo Antônio

A maior e de fina decoração em arte barroca. Seu interior não pode ser fotografado devido aos inúmeros artefatos banhados à ouro. O altar é feito em madeira nobre e muito conservado. Missas diárias são realizadas, assim como muitos casamentos abençoados pelo Santo Casamenteiro, como é conhecido nosso Santo Antônio.

Igreja de São João Evangelista

Localizada em frente à estátua de Tiradentes é bem simples por fora. Ao entrar, o queixo vai abaixo. Sua conservação, assim como de suas obras, é espantosa, apesar de não precisar de nenhuma taxa de manutenção.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Mais simples e menor do que as outras, frequentada por camponeses no passado, também tem riqueza de arte em seu interior. É um importante ponto de visitação em romarias que fazem de Tiradentes uma de suas paradas.

Ruas de Tiradentes – MG

Maria Fumaça

O trem, de 200 anos de idade, vem de São João del Rei. O passeio pode ser feito também para os hóspedes de Tiradentes, rumo à cidade vizinha. É proveitoso tirar informações de sua história, também tão antiga quanto Tiradentes.

Rua da Câmara

Quem quiser conhecer a típica paisagem de uma cidade histórica, bem conservada, pode vir aqui. A ladeira, com a Igreja de Santo Antônio ao topo, foi palco de gravações da novela da Rede Globo, Coração de Estudante.

Passeio de Charrete

Vir a Tiradentes e não passear em uma das muitas charretes é impossível. O Largo das Forras é o ponto de partida para a aventura sobre o principal meio de locomoção do século 18, aquele que levava as damas aos destinos de sua preferência. Aos domingos o número da oferta é maior e a dica vai para a barganha com o condutor.

Largo das Forras

A praça central de Tiradentes é o ponto de encontro para a gastronomia e principais passeios pela cidade. Aos finais de semana, geralmente, a prefeitura organiza pequenos shows gratuitos, garantindo a diversão dos muitos visitantes que o lugar recebe.

Cachoeira do Bom Despacho

A cachoeira está a 3 quilômetros do centro da cidade, na Estrada Real, bem na direção do marco que sinaliza o caminho. No verão suas águas são atrativas, em pequenas cascatas que se dividem em três fases.

Estrada Real

O caminho de passagem do ouro e pessoas ligadas a ele, assim como o caminho que transportava o rei em suas viagens para o interior do Brasil, hoje tem em Tiradentes seu principal ponto de conservação, com calçamento original. Os veículos on-road podem passar também, mas com cautela para não sofrerem avarias nos pneus.

Saiba como chegar a Tiradentes:
De carro
O acesso, para quem vem do sul, é feito pelas rodovias BR-381 e BR-040. em ambas deve-se entrar na BR-265, seguindo as placas de sinalização. Quem vem do norte de Minas Gerais, a melhor opção é seguir pela BR-040, virando à direita na BR-265, em sentido à Barbacena.


De ônibus

O mais prático é tomar o ônibus para São João del Rei e, de lá, seguir com um outro até Tiradentes, ou através do passeio de Maria Fumaça. A Rodoviária de Tiradentes não comporta grande quantidade de veículos, não sendo interestadual. Para São João, ônibus diários só saem de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

De avião

O aeroporto mais próximo está em Belo Horizonte. Quando a opção for esta, de lá, saem ônibus diários para Tiradentes.

 

loading...

Escreva aqui !