Dicas de como montar uma Lan House

Como montar uma Lan House ?

Como montar uma Lan House ?

  Dicas de como montar uma Lan House

O que é Lan House ?

 

 

 

 

Um Cyber Café ou Lan House é um local onde qualquer pessoa pode utilizar um computador pagando uma taxa por período de uso. A Lan House é voltada para jogos (games) em rede, e o Cyber Café é voltado para pessoas que querem acessar a internet em geral (para visitar sites, entrar em sala de bate-papo, acessar e-mail, ler noticias, envio de curriculos, pesquisar sites, etc). O período mínimo de acesso à Internet em um Cyber Café geralmente é entre 10 e 15 minutos. A Lan House permite que várias pessoas participem de jogos disputando entre si através de uma rede local de computadores.

COMO GANHAR DINHEIRO COM UMA LAN HOUSE / CYBER CAFÉ

Os lucros de um Cyber Café ou de uma Lan House vem do valor cobrado aos clientes pelo tempo de utilização do computador, seja para jogar na rede local, pela internet ou para navegar em sites. Também é possível lucrar oferecendo alimentos e bebidas (lanches, refrigerantes,etc).

Começando sua Lan House

Compre Pcs específicos para isto em lojas que ofereça todo o suporte que você vai precisar ter,tanto de Software ou Hardware.

1. Servidor – recomendo no mínimo uma máquina com processador de 2500 Mhz, 2gb memória RAM e 2 placas de rede (diferentes)

2. HUBs ou Switches – que atendam a necessidade de quantas portas e a velocidade para funcionar a rede. Isso varia de acordo com a finalidade da mesma, somente internet, aplicativos, jogos etc.

3. Cabeamento – pelo custo benefício, para uma lan house, o ideal é a uso de Cabeamento UTP.

4. Estações de trabalho – máquinas que comportem os aplicativos que serão usados, por ex: uma máquina celeron 333 mhz com 64 MB de ram suporta navegação na internet tranqüilamente, porém se formos promover jogos com batalha on-line essas estações não serão mais adequadas.

5. Conexão com Internet – dependendo da banda utilizada vemos necessidade de uma conexão rápida com a internet, o meio independe, pode ser Rádio, ADSL, Cabo, Satélite etc.

Sistema Operacional

Podemos montar a Lan house de diversas formas, utilizando-se de diversos sistemas operacionais. Vou demonstrar nessa e em algumas colunas seguintes como montar a LAN usando um servidor Win2k server e estações Win2kpro e Win98/me.

Para as estações, podemos optar entre usar o Windows 2000 professional para uma maior segurança ou usar o Windows XP para um desempenho maior para jogos, como vejo em muitas Lan Houses a febre de competições de Counter Strike e outros.

A- MONTANDO O SERVIDOR

O servidor de um Lan house, em geral, é um servidor fácil de configurar, suas funções básicas serão:

Distribuição de Ips
Distribuição de Internet
Controlador de domínio para aplicações de Policy
Contador de tempo de acesso – uso de software externo

A1 – IP da rede e da internet

A primeira coisa a fazer é definir qual placa de rede vai para o HUB e qual vai para a Internet.

Na placa de Internet plugamos o Modem e geralmente não precisamos alterar nada, pois por default a placa já vem preparada para buscar automaticamente o IP. Se necessário instale os softwares para discagem e validação de nome e usuário como no Speedy.

Na segunda placa, definiremos o IP fixo de 172.0.0.1 com máscara 255.255.0.0. Botão Direito em Meus Locais de Rede / Propriedades. Aponte para a conexão com a rede Local. Botão direito em propriedades novamente. Em Protocolo TCP/IP definir os Ips. Veja a figura Abaixo:

  Dicas de como montar uma Lan House

A2 – distribuindo Ips
Vamos até o painel de controle, adicionar ou remover programas/ componentes do windows e marcamos o campo do Networking Services, que instalará entre outros softwares o DHCP.

Iniciar / Programas / Administrative Tools / DHCP

Criaremos um novo escopo: clicar com o botão direito sobre o nome do servidor e escolhemos NOVO ESCOPO; A seguir informamos o nome do escopo. Na próxima tela vamos escolher a faixa de Ips que iremos distribuir, veja a figura abaixo:

  Dicas de como montar uma Lan House

Por exemplo, definiremos a faixa de Ips de 172.0.0.2 até 172.0.0.48 com máscara 255.255.0.0 .

Na próxima tela, vamos escolher a faixa de Ips a serem excluídas da distribuição, caso já esteja em uso em algum outro servidor. Em seguida definiremos o Tempo de Duração da liberação de Ips e finalmente podemos concluir.

Agora ativamos o escopo com clique em cima do nome do servidor e ACTIVATE, como mostra a figura abaixo:

  Dicas de como montar uma Lan House

Poxa eu não vou conseguir mexer nos pcs para conseguir montar minha Lan House

Então voltamos à estaca zero, procure por lojas que além de vender os pcs, montar e instalam tudo pra você, porém você ficará na dependência deles e pode perder muito dinheiro na manutenção que as máquinas dão, mas não é desesperador, se o negócio começar a fluir e evoluir bastante contrate um técnico e pague um salário fixo pra ele fazer o trabalho pra você, ou um familiar como seus própios filhos.

Como faço pra minha Lan House bombar?

  • Divulgue sua lan house onde for, coloque preços promocionais, ex ( jogue 5 horas e ganhe mais 1 hora grátis).
  • Dê um passo à frente da concorrência, fique atento à novas tecnólogias  e seja o primeiro a dispor à seus clientes.
  • Ofereça serviços diferenciados
  • Visite concorrentes e veja o que ele faz melhor que você e procure melhorar e não imitá-lo
  • O principal, ofereça internet super rápida

 

Então é isto, este tutorial é apenas para quem quer montar uma lan-house e não tem experiência alguma  com informática e foi tirado e aperfeiçoado da própia internet.

 

Fontes:

imasters.uol.com.br

www.google.com.br

yahoo.com


loading...

Escreva aqui !

2 Comentários