Instalando ou reparando o Windows 7

Tutorial para Instalar ou reparar o Windows 7

Instalando o Windows 7

Este documento oferece informações gerais sobre as quais você deve tomar conhecimento antes de instalar o Microsoft® Windows® 7.

Há duas opções para instalar o Windows 7:

Atualizar:
Se a versão atual do Windows pode ser atualizada, escolha Atualização para manter seus arquivos, configurações e programas. (Se a versão do Windows não puder ser atualizada, você precisará escolher Personalizada, que instalará uma nova versão do Windows.)

Personalizada:
Escolha Personalizada para instalar o Windows na partição que você selecionar. Isso excluirá programas e configurações da partição. Faça backup dos arquivos e das configurações que você pretende manter para poder restaurá-los após a instalação. Reinstale os programas depois que a instalação estiver concluída.

Antes de começar:

*      Faça backup dos seus arquivos em um disco rígido externo, DVD ou CD, uma unidade flash USB ou pasta da rede.

*      Verifique a embalagem do Windows para confirmar se o computador atende aos requisitos do sistema.

*      Decida se deseja instalar uma edição de 32 bits ou de 64 bits do Windows 7. Para executar uma versão de 64 bits do Windows, é necessário que o computador tenha um processador com capacidade para 64 bits.

*      Localize a chave do produto (Product Key) do Windows com 25 caracteres. A chave do produto (Product Key) pode ser encontrada em seu computador ou no disco de instalação que acompanha o pacote do Windows.

*      Anote o nome do computador, caso pretenda conectá-lo a uma rede. Se o Windows Vista estiver em execução, este é o procedimento para localizar o nome do seu computador: Clique em Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e clique em Propriedades. O nome completo do computador é exibido em Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho.

*      Leia “Problemas conhecidos” no fim deste documento.

*      Leia a declaração de privacidade online do Windows 7 em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288.

*      Conecte à Internet para poder receber as atualizações mais recentes da instalação. Mesmo que você não possua uma conexão com a Internet, ainda assim poderá atualizar ou instalar o Windows.

*      Atualize o programa antivírus (se necessário), execute-o e desabilite-o em seguida. Após instalar o Windows, lembre-se de voltar a habilitar o programa antivírus existente ou instale um novo software antivírus que funcione com o Windows 7.

*      Baixe e execute a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=125343. Essa ferramenta verifica se há infecções de determinados softwares mal-intencionados, que podem também interferir em uma atualização, e ajuda a remover todas as infecções encontradas. A ferramenta exibe um relatório que descreve todos os softwares mal-intencionados removidos e envia um relatório para a Microsoft a fim de ajudar a aperfeiçoar nossos produtos e serviços. Nenhuma informação coletada nesses relatórios será utilizada para identificar nem contatar você. Para obter mais informações, leia a declaração de privacidade online da Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Windows em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=113995.

Para atualizar para o Windows 7

Nem todas as versões do Windows podem usar a opção Atualização. Se a versão do Windows não puder ser atualizada, você precisará escolher Personalizada, que instalará uma nova versão do Windows.

Observação:

Se você usa um leitor de impressão digital ou outro dispositivo biométrico para fazer logon no computador, anote a senha antes de atualizar. Você deve fazer logon digitando seu nome de usuário e sua senha na primeira vez em que usar o Windows após a atualização.

windows7  Instalando ou reparando o Windows 7

  1. Ligue o computador para que o Windows inicie normalmente. (Para realizar uma atualização, você não pode iniciar, ou inicializar o computador com o disco de atualização do Windows 7.)
  2. Insira o disco de instalação do Windows na unidade de DVD ou CD do computador.
  3. Para verificar se o computador pode executar o Windows 7, abra o Windows 7 Upgrade Advisor clicando em Verificar a compatibilidade online.
  4. Na página Instalar o Windows, clique em Instalar agora.
  5. Na página Obter atualizações importantes para a instalação, recomendamos obter as atualizações mais recentes para ajudar a garantir uma instalação bem-sucedida e a proteger o computador contra ameaças à segurança. É preciso ter uma conexão com a Internet para obter essas atualizações.
  6. Na página Leia os termos da licença, se aceitar os termos de licença, clique em Aceito os termos da licença e clique em Avançar.
  7. Na página Que tipo de instalação você deseja?, clique em Atualizar.
  8. Siga as instruções. Se você vir um relatório de compatibilidade, siga as instruções listadas nele. Uma cópia do relatório será salva na área de trabalho.

Uma observação sobre a atualização do Windows XP para o Windows 7

Não é possível atualizar diretamente do Windows XP para o Windows 7. No entanto, você poderá usar o recurso Transferência Fácil do Windows para manter os seus arquivos e configurações. Você poderá usar a opção Personalizada para instalar o Windows 7 e transferir seus arquivos e configurações de volta para o seu computador.

Para obter mais informações sobre como usar a Transferência Fácil do Windows para ajudá-lo a mover do Windows XP para o Windows 7, navegue para http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=142337.

Para instalar uma versão Personalizada (nova) do Windows 7

Use Personalizada quando desejar substituir o sistema operacional atual completamente; quando desejar manter o sistema operacional atual e instalar o Windows em uma partição separada disponível no disco rígido (inicialização múltipla); ou quando não houver um sistema operacional instalado.

Personalizada exclui seus programas e configurações. Faça backup dos arquivos e das configurações que você pretende manter para poder restaurá-los após a instalação. Reinstale os programas manualmente depois que a instalação estiver concluída.

Aviso:

*      Se você apagar ou formatar uma partição, todos os dados da partição serão permanentemente excluídos, incluindo arquivos, programas e configurações.

*      Se houver uma versão existente do Windows na partição que você selecionou e essa partição não for formatada nem excluída, os arquivos de usuário serão salvos na pasta Windows.old na partição. Após a conclusão da instalação, você pode pesquisar essa pasta.

*      Ainda assim, é recomendável fazer o backup dos arquivos do usuário em um local externo antes de uma instalação personalizada. Por exemplo, se você tiver arquivos criptografados, talvez não consiga acessá-los após a instalação do Windows a não ser que tenha feito backup. Se você tiver feito backup dos arquivos de usuário e os restaurar após instalar o Windows, poderá excluir a pasta Windows.old usando a Limpeza de Disco.

 

  1. Ligue o computador, insira o disco de instalação do Windows na unidade de DVD ou CD do computador e siga um destes procedimentos:

 

*      Se já houver um sistema operacional instalado no computador e você não desejar criar, estender, excluir ou formatar as partições, vá para a etapa 2.

*      Se não houver um sistema operacional instalado no computador e você desejar criar, estender, excluir ou formatar as partições, reinicie o computador com o disco de instalação inserido na unidade de CD ou DVD. Isso faz com que o computador seja iniciado pelo disco de instalação. Se for solicitado que você pressione uma tecla para iniciar pelo DVD ou CD, pressione qualquer tecla. Se a página Instalar o Windows for exibida, vá para a etapa 2.

*      Se a página Instalar o Windows não for exibida e você não for solicitado a pressionar uma tecla para iniciar pelo DVD ou CD, poderá ser necessário definir a unidade de DVD ou CD como primeiro dispositivo de incialização no sistema BIOS. Veja como fazer isso:

Aviso: Cuidado ao alterar configurações do BIOS. A interface do BIOS destina-se a usuários avançados e é possível alterar uma configuração que impeça que seu computador inicie corretamente.

  1. Ligue o computador, insira o disco de instalação do Windows e reinicie o computador.
  2. Em geral, os computadores mais novos exibem um menu de inicialização. No menu de inicialização, selecione “configuração do BIOS” ou “configurações de BIOS” ou algo semelhante e pressione a tecla necessária quando for solicitado para exibir a tela de configuração do BIOS.

Os procedimentos variam em função do fabricante do BIOS. Normalmente, você precisa pressionar uma tecla (como F2, F12, Del, Esc) ou uma combinação de teclas imediatamente depois de ligar o computador, mas antes que o Windows inicie. Para saber mais, consulte as informações que acompanham o computador ou visite o site do fabricante.

  1. Na tela de instalação do BIOS, selecione a opção “Ordem de inicialização” ou algo semelhante.
  2. Selecione a unidade de DVD ou CD como o primeiro dispositivo de inicialização, salve as alterações de configuração e saia do BIOS.
  3. Reinicie o computador e inicie o Windows a partir do DVD ou CD de instalação, como descrito anteriormente.
  4. Para verificar se o computador pode executar o Windows 7, abra o Windows 7 Upgrade Advisor clicando em Verificar a compatibilidade online. (Essa opção não aparecerá se você tiver iniciado o computador pelo DVD ou CD de instalação.)
  5. Na página Instalar o Windows, siga as instruções exibidas e clique em Instalar agora.
  6. Na página Obter atualizações importantes para a instalação, recomendamos obter as atualizações mais recentes para ajudar a garantir uma instalação bem-sucedida e a proteger o computador contra ameaças à segurança. É necessário ter uma conexão com a Internet para obter essas atualizações. (Observação: Essa página não será exibida se o Windows for iniciado a partir do disco de instalação.)
  7. Na página Leia os termos da licença, se aceitar os termos de licença, clique em Aceito os termos da licença e clique em Avançar.
  8. Na página Que tipo de instalação você deseja?, clique em Personalizada.
  9. Na página Onde deseja instalar o Windows?, siga um destes procedimentos:

*      Se desejar aceitar a partição escolhida pelo Windows e não desejar instalar o Windows em uma partição específica nem criar partições no disco rígido, clique em Avançar para começar a instalação.

*      Se você desejar instalar o Windows em uma partição específica e houver uma partição existente com espaço livre suficiente, selecione a partição que deseja usar e clique em Avançar para iniciar a instalação. (Se desejar manter a versão existente do Windows e criar uma configuração de inicialização múltipla, instale o Windows em uma partição diferente daquela em que a versão atual do Windows está instalada.)

  1. Se você desejar criar, estender, excluir ou formatar uma partição e tiver iniciado o Windows pelo disco de instalação, clique em Opções de unidade (avançadas), clique na opção desejada e siga as instruções. Continue a seguir as instruções.

Importante: Instale novo software antivírus após a conclusão da instalação.

Reparando o boot do windows 7

1ª – Coloque o dvd do windows 7 no drive de DVD e dê boot por ele.
2ª – Depois de confirmado o idioma e o teclado selecione a opção “reparar”.
3ª – Na tela que aparece listado o windows 7 selecione a primeira opção (que por padrão já vem marcada) e clique em avançar.
4ª – Na tela em que aparece várias opções de recuperação selecione a ultima “prompt de comando”.
5ª – no prompt de comando digite os comandos abaixo um a um.

bootrec.exe /fixmbr
bootrec.exe /fixboot
bootrec.exe /rebuildbcd

No meu caso quando eu quero usar o windows 7 eu vou lá no setup e coloco para iniciar primeiro o hd que está instalado o windows 7. Quando quero o xp é só mudar pro do xp.

No caso de quem instalou no mesmo hd em partições diferentes, aí só vai poder ficar com um dos dois. O processo é o mesmo. Coloque o CD/DVD do sistema operacional desejado (XP/Vista/7) mande dar boot por ele e dê um jeito de entrar no prompt de comando. (No win 7 já falei como é. No xp use a opção reparar “r” depois de carregar os drivers para instalação. No vista não sei como é, mas também tem como fazer algo parecido). Depois dê o mesmo comando já listado acima. Aí o sistema operacional desejado irá inicar normamente.

Veja também : Retirar Aviso esta Cópia do Windows não é Original no Windows 7

loading...

Escreva aqui !