Como limpar o seu nome do SPC e SERASA – Dicas grátis!

Como limpar o nome gratis do SPC e SERASA confira as dicas.

Como limpar o seu nome do SPC e SERASA   Dicas grátis!  Como limpar o seu nome do SPC e SERASA   Dicas grátis!

Está com o nome sujo ?  Saiba como limpar seu nome do SPC, SERASA e outros órgãos.

Basicamente, há quatro formas de se retirar o nome do SPC / SERASA:

 

1. Limpar o seu nome do SPC e SERASA  Pelo pagamento:

 

A pessoa que pagar a dívida deve ter seu nome excluído de forma imediata destes cadastros (prazo máximo de 5 dias, segundo o Código de Defesa do Consumidor).

O acordo parcelado também é uma forma de se extinguir uma dívida, normalmente já em atraso, e se criar uma nova dívida para pagamento em novas parcelas com novas datas de vencimento, a contar da assinatura do acordo.

Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação a mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.

O que existe agora é uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá gerar qualquer restrição em SPC ou SERASA enquanto estiver sendo paga corretamente.

O credor não pode obrigar o devedor a pagar todas as parcelas para ter seu nome retirado dos cadastros do SPC e SERASA.

Se o credor não retirar o nome do consumidor dos cadastros restritivos, mesmo após o pagamento da dívida ou da assinatura do acordo e pagamento da primeira parcela, então é caso de ação judicial exigindo a imediata retirada via antecipação de tutela, bem como pedindo danos morais pela manutenção indevida do registro negativo.

2. Limpar o seu nome do SPC e SERASA – Pelo decurso do prazo de 5 anos

A lei estabelece, no artigo 206, § 5º do Novo Código Civil o prazo de 5 anos para que o credor possa cobrar a dívida. Após este prazo a dívida estará prescrita (não poderá mais ser cobrada na justiça ou constar de cadastros restritivos, como SPC e SERASA).

O artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor, também prevê o prazo máximo de 5 anos para que o nome de alguém possa ficar cadastrado nestes órgãos (este prazo conta da data em que a dívida deveria ter sido paga mas não foi e não da data do cadastro).

Portanto, completados os 5 anos a dívida deve ser excluída dos cadastros imediatamente.

* Cuidado com a renovação indevida de cadastros

Algumas empresas estão “renovando” o cadastro no SPC / SERASA antes que este complete 5 anos, com a alegação de que o consumidor teria feito uma “renegociação” da dívida a qual não teria sido paga, o que na verdade não ocorreu e serve apenas para manter a restrição por mais 5 anos e forçar o consumidor a pagar o valor da dívida (acrescido de juros, multas e outros encargos, muitas vezes abusivos) para ter seu nome limpo.

Isto também tem acontecido em casos de “venda” da dívida para outras empresas, como as empresas ATIVOS S/A, BETACRED e outras. (* Clique aqui e leia o artigo)

Nestes casos cabe uma ação para declarar a prescrição, pedindo-se a exclusão imediata do nome dos cadastros restritivos, bem como indenização por dano moral pela manutenção indevida dos registros.

A empresa terá que trazer o documento comprovando a “renegociação” da dívida devidamente assinado pelo cliente, se não o fizer, estará comprovado o dano.

3. Discussão judicial da dívida que originou o cadastramento:

Desta forma, a pessoa discutirá a existência ou o valor da dívida e seus encargos.

Infelizmente, é comum a manutenção ou inclusão do nome do consumidor em cadastros restritivos de crédito por dívidas já quitadas, assim como a inclusão por dívidas que jamais foram feitas pelo consumidor (caso de fraudes).

Neste caso o consumidor deve recorrer à Justiça com os comprovantes de pagamento em mão, ou com boletim de ocorrência policial informando a fraude, com base no fato de que jamais teve qualquer contrato com a empresa que lhe cadastrou e deve pedir uma ordem judicial, via antecipação de tutela, para que o seu nome seja excluído com o máximo de urgência, também deve pedir danos morais pela manutenção ou cadastro indevido de seu nome nos órgãos de restrição ao crédito.

No caso de discussão judicial sobre cláusulas contratuais abusivas, tais como cobrança de juros, multas e encargos abusivos, dentre estes a capitalização de juros (juros sobre juros) e a comissão de permanência, o consumidor, através de advogado e contador, deve fazer um recálculo dos valores financiados e através de pedido de antecipação de tutela deve depositar os valores recalculados na Justiça.

Se for deferido o pedido, a Justiça deverá determinar a suspensão do cadastro em órgãos de restrição ao crédito enquanto o processo estiver sendo discutido e os valores estiverem sendo depositados. Há várias decisões do STJ sobre este tema, dizendo que é constrangimento e ameaça ao consumidor o ato de inscrever e manter seu nome nestes cadastros quando a dívida está em discussão.

Sites úteis:

www.serasaexperian.com.br

www.spcbrasil.org.br

Esperamos que com estas dicas você consiga limpar o seu nome do SPC e SERASA.

loading...

Escreva aqui !

57 Comentários

  • Gostaria de saber se já paguei todos os protestos que se tinha no meu nome no cartório e mesmo assim ele vai continuar enquanto não der baixa no banco ****Gostaria de saber porque a minha conta era conjunta com a do meu marido eu quero pagar a minha divida é obrigatório eu ter que pagar as divídas dele também para eu pode acertar os cheques que foram protestados em meu nome?

  • Valiosas iniciativas como esta de instruir o público menos favorecido. Num passado pouco remoto eramos sujeitos à golpes “artísticos” e punguistas. Uma ou outra “arara”, sorteios e falsas cartelas de rifa,etc. etc. o elenco é vasto.

    Hoje em dia, os golpes cibernéticos nos deixam zonzos.

    Eu mesmo não acreditei num comunicado da CLARO, que eu estaria devendo serviço. Eu tinha uma linha na capital, paga mensalmente em débito automático em minha conta corrente. Cancelei a linha e, consequentemente a conta e o débito automático, antes de me mudar para o interior. Isto tem cerca de quatro meses, quase, cinco.

    Resolvi ver com a CLARO que débito seria este, pois, eu nem mesmo tinha em minha lembrança aquela tal linha. Estava cancelada.Foi débito automático. Como (?!). A correspondência eletrônica (e-mail) dizia débito e possível comunicado indevido. Pois bem, meu nome já estava no SERASA, por R$ 131,34. Que tal? Paguei e estou esperando que o prazo por lei, seja cumprido. Serei clientes deles outravez algum dia?

    Ha ha ha ha ha.

  • Não adianta deixar um comentario sincero, pois, o responsavel, se é que é, NÃO PUBLICA/não deixa passar.

  • Meu comentario é muito simples: Por que a gente pergunta no GOOGLE ou em qualquer site de busca sobre a base legal, ou qual é a lei (É A MESMA COISA) QUE SE REFERE AOS 5 (cinco) dias da retirada do nome do SPC e ninguem dá uma resposta objetiva???? ou seja ninguem diz qual a lei e/ou seu artigo que trata do assunto???????????????? Pô responder com evasivas é muito fácil. Inclusive tem um fdp que intitula a materia como artigo 206 § 5ºdo CC só pra enganar, pois tal artigo trata apenas da PRESCRIÇÃO. Pô gente sejam um pouco m,ais sérios e ajudem aqueles que querem pesquisar SEM ENGANAÇÃO.
    MUITO OBRIGADO.
    Sanpaul

  • atrazei uma divida e foi protestada no cartorio paquei a divida  e mais uma taça no cartorio de 14,50 para que fosse retirado o ]nome da restriçao mais ja tem 16 dia e aida continua retornei e faslarao que essa restriçao so sai aparti do dia primeiro de cada mes  e se eu quiser a retirada em 48 horas tenho que pagar mais 32 reis isso é legau ou tenho direito de um resarcimento por damos morais porque fui tirada de concorer a  carta de credito e precisso desta carta mais não adianta dar lance pois ainda consta o nome na restriçao o que fazer mesta cituaçao  

  • ola pessoal realmente esse blogs que dizem que vão tirar o nome das pessoas do spc e do serasa, muitas vezes não fazem esse serviço, ate mesmo porque em todas as areas, existe picaretas, mas quero deixar aqui o meu recado que existe sim uma maneira de tirar o nome, basta que a pessoa entre no juizado especial civil, com uma ação denominada obrigação de fazer, em desfavor da empresa em que ela esta devendo, não necessita de advogado em causas de ate 20 salarios minimos,nessa ação ela ela reconhece a divida, mas não concorda com os metodos usados para negativação do nome, e os juros exorbitantes, ai basta ela fundamentar sua petição com fulcro no artigo 796 que trata das medidas cautelares, ai e so dar entrada na serasa com as cópias do processo, que em 10 dias o nome é excluido. Paulo estudante de direito fazendo 10 semestre.

  • Gente, não caiam no golpe de tirar o nome do SPC/SERASA pagando apenas uma pequena importância cobrada por pessoas que dizem que vão retirar seus nomes do SPC´/SERASA. Muita gente coloca anúncios em Sites e Blogs. Outros enviam mensagens por Email. TUDO MENTIRA… Não retiram seu nome do SPC/SERASA!

  • Anônimo disse…
    Pessoal onten esse canalia me deu o golpe mas ja estou armando uma pra sima dela e posso garantir a todos que ele deu o golpe na pessoa errada que ele vai se ferrar desta vez ele me fez eu depositar nesta conta aqui-BANCO 237
    AG 0482 EDUARDO RIBEIRO – UMA
    CONTA 0722357-9
    TITULAR: SHERLISON NOGUEIRA DE SOUZA
    Depositei 300.00 e no mesmo dia outra pessoa depositou mas 200.00 isso éu ja sobe de uma informante secreto estou no rasto dele agora ele mexeu com o cara errado….

  • ESSE MARCIO.SERASA É UM BANDIDO, OU BANDIDA,JA OUVIR DIZER QUE É MULHER.
    FIZ O DEPOSITO NA CONTA DE 200,00, É LA DE MANAUS, REFERENTE A UMA PADARIA.
    BANCO 237
    AG 0482 EDUARDO RIBEIRO – UMA
    CONTA 0722357-9
    TITULAR: SHERLISON NOGUEIRA DE SOUZA
    GENTE NÃO CAIAM NESSE GOLPE,ESSA PESSOA TINHA Q SER PRESA IMEDIATAMENTE!
    EMAIL DELE: [email protected]
    FAREI DE TUDO PRA COLOCAR ESSE OU ESSA BANDIDO(A) NA CADEIA!!

  • PROBLEMAS COM O NOME SUJO?
    TEMOS A SOLUÇAO PARA VOCE !!
    REABILITAÇAO ATRAVES DE DOC NOVO

    PAGAMENTO SOMENTE ATRAVES DE PAGSEGURO
    CONSUTAS AO SPC SOMENTE $r5,00

    APROVO CARTAO DE CREDITO AMEX -SEM LIMITE DE CREDITO

    [email protected]

  • atençao, esse cara ai que promete limpar o nome, e um picareta, ja enganou varias pessoas , pois se voçes depositar o dinheiro para ele ja era ele simplismente ira enganar voçes.ok.

  • para antonio batista filh, esse cara ai o marcio e um tremendo 171 ele promete limpar o nome porem quando voce depositar o dinheiro ele some, quer mais informaçoes pois tenho o deposito que ele pediu para fazer e não limpou nada, e malandro.

    • gostaria de limpar o meu nome,por favor me ajude!!!!!!!!!!!!!!

  • gostaria de saber como faço para limpar o meu nome junto ao consorcio, pois tenho uma divida a mais de tres anos. e que meu carro esta com busca e apreensao, tambem gostaria de saber se e possivel paracelar a ipva e multas? no aguardo de resposta, obrigado…….marcos

  • como eu, faço para entrar em contato com covê para organizar meu nome junto spc e serasa

    aguardo contato

    Att.

    Antonio