Lista de Atalhos do AutoCAD

Lista de Atalhos do AutoCAD

Lista com atalhos para os comandos mais comuns do AutoCAD

Bastante útil para acessar rapidamente os comandos do AutoCAD nas versões R14, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, para o desenhista projetista, engenheiro mecânico, elétrico ou civil e arquitetos que se utilizam deste software no trabalho e para o entusiasta que precisa de um guia de consulta para acesso rápido aos comandos principais mais usados para 2D e 3D.

COMANDO ATALHO DESCRIÇÃO
3DARRAY
3A
Cria uma matriz 3D
3DFACE
3F
Cria uma superfície de três ou quatro lados em qualquer lugar no espaço 3D.
3DPOLY
3P
Cria uma polilinha 3D
ALIGN
AL
Alinha objetos com outros objetos em 2D e 3D
APPLOAD
AP
Carrega e descarrega aplicativos e define quais aplicativos devem ser carregados na inicialização
ARC
A
Cria um arco
AREA
AA
Calcula a área e o perímetro de objetos ou de áreas definidas
ARRAY
AR
Cria várias cópias de objetos dentro de um padrão
ATTEDIT
ATE
Altera as informações de atributo em um bloco
BHATCH
BH
Preenche uma área delimitada ou objetos selecionadas com uma hachura padrão ou preenchimento de gradiente
BLOCK
B
Cria uma definição de bloco a partir de objetos selecionados
BOUNDARY
BO
Cria uma região ou uma polilinha a partir de uma área delimitada
BREAK
BR
Quebra o objeto selecionado entre dois pontos
CHAMFER
CHA
Chanfra as arestas de objetos
CIRCLE
C
Cria um círculo
COPY
CO
Copia objetos em uma distância e uma direção especificadas
COPY
CP
Copia objetos em uma distância e uma direção especificadas
DDCHPROP
CH
Controla as propriedades de objetos existentes
DDCOLOR
COL
Define a cor dos novos objetos
DDEDIT
ED
Edita texto de linha única, texto de cota, definições de atributos e quadros de controle de recursos
DDGRIPS
GR
Controla o uso de alças de conjunto de seleção
DDIM
D
Cria e modifica os estilos de cota
DDSELECT
SE
Define a grade e snap, rastreamento polar e de objeto, modos de snap a objeto, Dynamic Input e Quick Properties
DDUCS
UC
Gerencia sistemas de coordenadas definidos pelo usuário
DDUNITS
UN
Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos e a precisão
DIMALIGNED
DAL
Cria uma cota linear alinhada
DIMALIGNED
DIMALI
Cria uma cota linear alinhada
DIMANGULAR
DAN
Cria uma cota angular
DIMANGULAR
DIMANG
Cria uma cota angular
DIMBASELINE
DBA
Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base da cota anterior ou de uma cota
DIMBASELINE
DIMBASE
Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base da cota anterior ou de uma cota selecionada
DIMCENTER
DCE
Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos
DIMCONTINUE
DCO
Cria uma cota linear, angular ou de ordenada que inicia na segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada
DIMCONTINUE
DIMCONT
Cria uma cota linear, angular ou de ordenada que inicia na segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada
DIMDIAMETER
DDI
Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco
DIMDIAMETER
DIMDIA
Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco
DIMEDIT
DED
Edita o texto da cota e as linhas de extensão
DIMEDIT
DIMED
Edita o texto da cota e as linhas de extensão
DIMLINEAR
DIMLIN
Cria uma cota linear
DIMLINEAR
DLI
Cria uma cota linear
DIMORDINATE
DIMORD
Cria cotas de ordenada
DIMORDINATE
DOR
Cria cotas de ordenada
DIMOVERRIDE
DIMOVER
Sobrepõe variáveis do sistema de cotagem
DIMOVERRIDE
DOV
Sobrepõe variáveis do sistema de cotagem
DIMRADIUS
DIMRAD
Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco
DIMRADIUS
DRA
Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco
DIMSTYLE
DIMSTY
Cria e modifica os estilos de cota
DIMSTYLE
DST
Cria e modifica os estilos de cota
DIMTEDIT
DIMTED
Move e rotaciona o texto da cota e realoca a linha da cota
DIST
DI
Mede a distância e o ângulo entre dois pontos
DIVIDE
DIV
Posiciona objetos de ponto ou blocos espaçados de maneira uniforme ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto
DONUT
DO
Cria círculos e circunferências preenchidos
DRAWORDER
DR
Altera a ordem de desenho de imagens e de outros objetos
DSVIEWER
AV
Abre a janela Aerial View
DTEXT
DT
Cria um objeto de texto de linha única
ELLIPSE
EL
Cria uma elipse ou um arco elíptico
ERASE
E
Remove objetos de um desenho
EXPLODE
X
Quebra um objeto composto em objetos componentes
EXPORT
EXP
Salva objetos em outros formatos de arquivo
EXTEND
EX
Estende os objetos para encontrar com as arestas de outros objetos.
EXTRUDE
EXT
Cria um sólido ou superfície 3D ao efetuar a extrusão de um objeto 2D.
FILLET
F
Arredonda e faz a concordância das arestas de objetos
FILTER
FI
Cria uma lista de requisitos necessários a um objeto para ser incluído em um conjunto de seleção
GROUP
G
Cria e gerencia conjuntos de objetos gravados chamados grupos
HATCH
H
Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
HATCHEDIT
HE
Modifica uma hachura ou preenchimento existente
HIDE
HI
Regenera um modelo de estrutura de arame tridimensional, omitindo linhas ocultas
IMAGE
IM
Exibe a paleta External References
IMAGEADJUST
IAD
Controla a exibição dos valores de brilho, contraste e esmaecimento de imagens
IMAGEATTACH
IAT
Anexa uma nova imagem ao desenho atual
IMAGECLIP
ICL
Utiliza os limites de corte para definir uma sub-região de um objeto de imagem
IMPORT
IMP
Importa arquivos em vários formatos
INSERT
I
Insere um bloco ou um desenho no desenho atual
INSERTOBJ
IO
Insere um objeto vinculado ou incorporado
INTERFERE
INF
Realça os sólidos 3D que se sobrepõem
INTERSECT
IN
Cria um sólido 3D ou uma região 2D a partir de seu volume ou área sobreposta.
LAYER
LA
Gerencia camadas e suas propriedades
LEADER
LE
Cria uma linha que conecta a anotação a um elemento
LENGTHEN
LEN
Altera o comprimento de objetos e o ângulo dos arcos incluídos
LINE
L
Cria segmentos de linha reta
LINETYPE
LT
Carrega, define e modifica tipos de linha
LIST
LI
Exibe os dados da propriedade para os objetos selecionados
LIST
LS
Exibe os dados da propriedade para os objetos selecionados
LTSCALE
LTS
Define o fator de escala do tipo de linha universal
MATCHPROP
MA
Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos
MEASURE
ME
Posiciona objetos de ponto ou blocos em intervalos medidos em um objeto
MIRROR
MI
Cria uma cópia espelhada dos objetos selecionados
MLINE
ML
Cria multilinhas paralelas
MOVE
M
Move objetos em uma distância e uma direção especificadas
MSPACE
MS
Alterna entre o espaço do papel e uma viewport de espaço do modelo
MTEXT
MT
Cria um objeto de texto de múltiplas linhas
MTEXT
T
Cria um objeto de texto de múltiplas linhas
MVIEW
MV
Cria e controla viewports de layout
OFFSET
O
Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas
OPTIONS
OP
Personaliza as configurações do programa
OSNAP
OS
Define a execução dos modos de snap a objeto
PAN
P
Move a vista na viewport atual
PASTESPEC
PA
Insere dados da Área de transferência e controla o formato dos dados
PEDIT
PE
Edita as polilinhas e as malhas poligonais 3D
PLINE
PL
Cria uma polilinha 2D
PLOT
PRINT
Plota um desenho para uma plotadora, impressora ou arquivo
POINT
PO
Cria um objeto de ponto
POLYGON
POL
Cria uma polilinha fechada eqüilátera
PREVIEW
PRE
Mostra a aparência do desenho quando plotado
PROPERTIES
PR
Controla as propriedades de objetos existentes
PSPACE
PS
Alterna entre uma viewport de espaço do modelo e o espaço do papel
PURGE
PU
Remove do desenho itens nomeados não utilizados, como definições de bloco e camadas
QUIT
EXIT
Sai do programa
RECTANGLE
REC
Cria uma polilinha retangular
REDRAW
R
Atualiza a exibição na viewport atual
REDRAWALL
RA
Atualiza a tela em todas as viewports
REGEN
RE
Regenera o desenho inteiro a partir da viewport atual
REGENALL
REA
Regenera o desenho e atualiza todas as viewports
REGION
REG
Converte um objeto que envolve uma área em um objeto de região
RENDER
RR
Cria uma imagem com aplicação de cor realística ou com realismo fotográfico de uma estrutura de arame tridimensional ou de um modelo sólido
REVOLVE
REV
Cria um sólido ou superfície 3D ao varrer um objeto 2D em torno de um eixo
ROTATE
RO
Rotaciona os objetos ao redor de um ponto base
RPREF
RPR
Especifica as predefinições da renderização, parâmetros de renderização reutilizáveis, para aplicar a renderização em uma imagem
SCALE
SC
Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento.
SCRIPT
SCR
Executa uma seqüência de comandos a partir de um arquivo de script
SECTION
SEC
Utiliza a intersecção entre um plano e sólidos para criar uma região
SETVAR
SET
Lista ou altera os valores das variáveis de sistema
SHADE
SHA
Inicia o comando CSCURRENT
SLICE
SL
Fatia um sólido com um plano ou uma superfície
SNAP
SN
Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados
SOLID
SO
Cria triângulos e quadriláteros com preenchimento sólido
SPELL
SP
Faz a verificação ortográfica em um desenho
SPLINE
SPL
Cria uma curva suave que passa através, ou perto, de pontos selecionados.
SPLINEDIT
SPE
Edita uma spline ou uma polilinha de ajuste à spline
STRETCH
S
Estica os objetos cruzados por uma janela ou polígono de seleção.
STYLE
ST
Cria, modifica ou especifica estilos de texto
SUBTRACT
SU
Combina os sólidos 3D ou regiões 2D selecionados por subtração
TABLE
TB
Cria um objeto de tabela vazio
TABLET
TA
Calibra, configura, ativa e desativa uma mesa digitalizadora conectada
THICKNESS
TH
Define a espessura 3D atual.
TILEMODE
TI
Torna a guia Model ou a última guia Layout a atual.
TOLERANCE
TOL
Cria tolerâncias geométricas contidas no quadro de controle de recursos
TOOLBAR
TO
Exibe, oculta e personaliza barras de ferramentas
TORUS
TOR
Cria um sólido 3D em formato de anel
TRIM
TR
Apara objetos para encontrar as arestas de outros objetos.
UNDO
U
Reverte o efeito dos comandos
UNION
UNI
Combina os sólidos 3D ou regiões 2D por adição
UNITS
UN
Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos e a precisão
VIEW
V
Salva e restaura vistas nomeadas, vistas de câmera, vistas de layout e vistas predefinidas
VPOINT
VP
Define a direção de visualização de uma vista tridimensional do desenho
WBLOCK
W
Grava objetos ou um bloco em um novo arquivo de desenho
WEDGE
WE
Cria uma aresta sólida 3D
XATTACH
XA
Anexa uma referência externa ao desenho atual
XBIND
XB
Associa uma ou mais definições de objetos nomeados em uma referência ao desenho atual
XCLIP
XC
Define uma referência ou um limite de corte de bloco e define os planos de corte frontal e posterior
XLINE
XL
Cria uma linha com comprimento infinito
XREF
XR
Inicia o comando EXTERNALREFERENCES
ZOOM
Z
Aumenta ou diminui o tamanho aparente dos objetos na viewport atua.

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Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

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  1. Fundamentais o estudo dos comandos para agilização na execução dos projetos.Excelente iniciativa.Parabéns!

  2. Obrigado pala pagina e pelo espaço,

    gostaria de saber como incluir o atalho para o comando break at point

    pois sei que o comando para break é BR, não consegui achar o break at point

    Desde já agradeço e me desculpo pelo inoportuno

    abraços

  3. Agradecemos a todos que deixam seus comentarios, que nos ajuda-nos bastante no nosso trabalho.

  4. gostaria que me informassem como eu faço pra habilitar o MATCH PROPERTIES na barra de tarefas do autocad 2009

    agradeço….

    bjos

  5. gostaria que me informassem como eu faço pra acolocar o MATCH PROPERTIES na barra de tarefas do autocad 2009

    agradeço….

    bjos

  6. Pessoal, estou com o seguinte problema no Cad Civil 3D é o seguinte nas teclas de atalho, "PL" para pollyline ela não funciona, outro problema se eu marcar uma linha e depois der "ESC" ele confirma, alguem já viu este problema, se sim me ajuda ai, obrigado.

  7. Colo queue na lista este comando:

    B + O + ENTER

    BOUNDARY

    Você clica dentro de uma área fechada composta de varias linhas e esta área fechada terá em suas extremidades uma polyline nova.

  8. No começo levamos muita pisa do CAD, depois com um tempo vamos nos aprimorando.

    Adoro mexer no CAD.

    Caramba, esses atalhos ajudam muito!

    Valeu pela pessoa q contribuiu conosco.

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