Tutorial – Bit Torrent, Bit Comet

Aprenda a usar o Bit Torrent, Bit Comet

Introdução

Compartilhamento de arquivos é um assunto que interessa a muita gente. Temos diversas opções disponíveis para o compartilhamento de arquivos, mas sem dúvidas uma das melhores disponíveis é através do Bit Torrent.

A forma de compartilhamento é diferente do eMule, ou Kazaa. Nestas, todos conectam-se a um servidor, que fará a distribuição dos arquivos, como mostrado na figura:

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
 

Já no Bit Torrent, o compartilhamento é feito de forma diferente. Todos compartilham entre si, sem a necessidade de um servidor, como ilustrado na figura:

 

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
A partir do momento que você está fazendo download dos seus arquivos, automaticamente você já está fazendo upload, para outro usuário que necessitar. Como? Para fazer o download, você deve se conectar a um tracker. Esse tracker, é como se fosse um “sistema de informações dos arquivos”. Como o Bit Torrent quebra os arquivos em partes, você baixa ele em partes. Então, toda vez que você baixa uma parte, automaticamente já é avisado para o tracker. E assim, um outro internauta que também está conectado ao tracker, pode baixar esse pedaço do arquivo.

 

Importante ressaltar, que quanto maior a velocidade de upload, maior a de download. Por isso, no início do download, é muito lento. Você ainda tem poucas partes para disponibilizar. Mas logo que você consegue mais partes, mais pessoas conectarão-se a você para baixar o arquivo. Logo, aumentará a taxa de upload, aumentando também, a de download.

Que vantagens eu tenho nisso?

Essa é uma excelente solução para empresas que necessitam atualizações constantes nos seus softwares por exemplo. Isso por que não necessitarão de um “super servidor”, para todos os computadores se conectarem e baixarem os arquivos. Basta que um computador tenha o arquivo, e passe a distribuir para os outros. Em pouco tempo, todos estarão distribuindo o arquivo entre si.

 

Claro que as vantagens não são apenas para empresas. É uma ótima solução para todos os internautas que desejam realizar a troca de arquivos.

Quais os problemas com essa rede?

Atualmente, a pirataria está fora de controle. Sem dúvidas, os softwares de compartilhamento são os maiores causadores disso. O Bit Torrent conseqüentemente também é um. E com certeza, é um dos meios mais difíceis, das ações anti-pirataria atuarem. Pois, quando um arquivo pirata é lançado na Internet, em pouco tempo, milhões de computadores já estão distribuindo esse mesmo arquivo. Logo, não adiantará tirar um computador, pois essa disseminação da pirataria continuará.

Enfim, como compartilhar arquivos com o bit torrent?

É necessário um software para isso. Atualmente existem muitos disponíveis. Eu recomendo o uso do

Bit Comet

. Prático, eficiente, e com uma boa interface.

 

Diferentemente do Kazaa e do eMule, não existem pesquisas de arquivos feitas pelo programa. Para baixar o arquivo ou programa que você deseja, é necessário um outro arquivo com a extensão .torrent. Para cada arquivo que você quer baixar, existe um outro .torrent, que outra pessoa disponibilizou. Esse arquivo .torrent contém informações a respeito do arquivo a ser baixado e do tracker. É um arquivo muito pequeno, seu tamanho é por volta de 25KB.

 

Para conseguir o arquivo .torrent, você pode utilizar sites que o disponibilizam. Existem milhares na internet.

 

De posse do arquivo .torrent, você deve abri-lo com o Bit Comet. Como mostra na figura:

 

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
 

Aparecerá essa tela:

 

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
 

Clique em OK

 

A partir daí o download começará, e conseqüentemente o upload também. Muito prático.

Como criar meu próprio arquivo .torrent?

Existe um programa chamado Make Torrent que faz isso. Mas com o Bit Comet não é necessário. Ele mesmo consegue criar os arquivos. Para isso vá em Arquivos/Criar Torrent. Como mostra a figura:

 

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
 

Após isso mostrará essa tela:

 

  Tutorial   Bit Torrent, Bit Comet
 

Selecione o arquivo de origem, ou o diretório que você quer enviar (não precisa ser compactado), preencha o tracker, selecione o tamanho dos pedaços do arquivo (ou deixe em Auto) e se quiser inserir comentários, fique a vontade, clicando na aba ao lado.

Pronto. Agora basta você enviar o .torrent as pessoas que você quer que baixem o seu arquivo. Ou publicar num site que disponibiliza torrents.

Sites que disponibilizam torrents:

No Google você achará uma série de sites. Não vou colocá-los aqui, por que boa parte deles tem “arquivos piratas”, postá-los seria contra as regras do fórum.

Quem quer baixar o Linux, um lembrete, boa parte das distros Linux estão disponíveis em torrent!

Dicas:

Mesmo após acabar o download, você pode compartilhar o arquivo. Deixe o máximo de tempo que conseguir se houver alguém baixando. Afinal, é como se fosse um “mutirão” da distribuição. rsrs

Se você usa gerenciador de downloads, desabilite-o para arquivos .torrent. Pois assim, é só clicar no arquivo que ele abre automaticamente com o Bit Comet.

É isso aí. Agora é só curtir o seu compartilhador de arquivos!

loading...

Escreva aqui !