Tutorial – Como melhorar o desempenho da FX5200

Como melhorar o desempenho da FX5200

Como melhorar o desempenho da FX5200

FX5200A nVidia, fabricante dos populares chips gráficos GeForce, fabrica duas séries de chip, GeForce, para usuários finais, e Quadro, voltada para o mercado profissional de alto desempenho, como aplicações CAD.

Um grupo de programadores russo e chinês descobriu que na verdade os chips da série GeForce e Quadro são os mesmos, só que os chips GeForce possuem os recursos adicionais presentes na série Quadro desabilitados. Ou seja, é possível transformar um chip GeForce em um chip Quadro.

Ou seja, se você tem uma placa de vídeo baseada em um dos chips GeForce, você pode dar um “gás” no seu PC sem precisar gastar dinheiro algum.

Há duas maneiras de se converter o chip GeForce em um Quadro. A primeira maneira é alterando alguns resistores em sua placa de vídeo. Por ser um procedimento delicado, nós não estaremos explicando este método.
Contudo, se você quiser conhecê-lo, visite http://www.geocities.com/tnaw_xtennis/Quadro1-2.htm
A segunda maneira de se fazer a conversão é através de software, que é a maneira que estaremos apresentando a vocês.

O passo a passo da conversão é o seguinte:

1. Baixe um driver de vídeo da nVidia adequado a sua VGA, neste caso usaremos o 66.93 (que é um dos drivers mais adequados a FX5200, os novos drivers são mais adequados as novas VGAs com novas tecnologias) você pode baixá-lo neste link: download.nvidia.com/Windows/66.93/66.93_win2kxp_international.exe (por segurança o orkut bloqueia o acesso a links de executáveis, neste então você terá que copiar e colar este link no seu browser). Antes de Instalar este novo driver, você deve desinstalar o driver anterior.

2.Apos instalar o drive 66.93 corretamente você deverá baixar o programa RivaTuner 2.0: http://baixaki.ig.com.br/download/RivaTuner.htm.
Após instalar o programa execute-o:
Assim que abrir você verá pequenas abas logo acima (Main, Settings, Power User… Click na aba MAIN).
Logo abaixo de “Main” você vera que está escrito Target Adapter e provavelmente dentro deste quadro logo abaixo estará descrito o modelo da sua VGA, abaixo desse quadro vc verá a opção “Customize”, click nela e selecione “Low Level System Settings” (o primeiro quadro a esquerda), em “Low Level System Settings” vá na aba “NVStrap driver”
mude o “Graphics adapter identification” de “Geforce” para “Quadro” (caso não consiga acessar esta opção, click logo abaixo em install) depois refaça o procedimento.

Após as modificações, reinicie seu computador que elas entrarão em vigor.

Se tudo der certo você terá acabado de melhorar o desempenho da sua VGA sem overclock algum.

OBS: Para saber “o quanto” da melhora.
Antes de realizar estas modificações faça uma média de quantos FPS você está rodando os seus jogos. use o programa Fraps 2.8.2 http://www.fraps.com/download.php
Execute o programa, com ele aberto, jogue algum jogo (o FPS dos jogos deverão aparecer no canto da tela enquanto você joga) então faça “uma média” a quantos FPS você está rodando os jogos.
Após feita essa média execute as modificações citadas neste pequeno tutorial.
Então, após realizar as modificações refaça os testes para saber a quantos FPS seus jogos estão rodando “agora”. E faça suas próprias constatações.

Aqui, pude ver uma melhora de mais de 50% em Need For Speed Carbon.
Antes executava o jogo em 800×600 com texturas no médio a 17~18FPS, agora executo o jogo a 1024×768 com texturas no máximo a 25~26FPS com picos de mais de 30FPS.

loading...

Escreva aqui !

6 Comentários