Calázio – Como prevenir e tratar

O que é calázio? Quais os sintomas? Como é o tratamento? – Tire todas dúvidas e perguntas respondidas sobre essa doença

CalázioCalázio – Como prevenir e tratar

Relatos de caroço vermelho, calombo ou inchaço nas pálpebras podem ser sinais de calázio. Esta é uma patologia que, além do transtorno estético, pode vir acompanhada de dor. Tathyana de Britto Pavanelli, oftalmologista do setor de Oculoplástica do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), explica: “O calázio é uma reação granulomatosa por retenção de secreção das glândulas tarsais, presentes nas pálpebras superior e inferior”.

O calázio é um caroço que se forma na pálpebra, geralmente devido a uma inflamação das glândulas que produzem óleo na pálpebra. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a prevenir e tratar o calázio:

Prevenção:

  1. Mantenha as mãos limpas e evite tocar nos olhos, a fim de evitar a transferência de bactérias e outros microrganismos para as pálpebras.
  2. Mantenha uma boa higiene das pálpebras, limpando-as diariamente com um pano limpo e água morna.
  3. Use maquiagem de boa qualidade e evite compartilhá-la com outras pessoas para evitar a transferência de bactérias.
  4. Se você usar lentes de contato, siga as orientações de higiene e troque-as regularmente.

Tratamento:

  1. Aplique compressas quentes sobre o calázio várias vezes ao dia para ajudar a amolecer o caroço e reduzir a inflamação.
  2. Massageie suavemente a área ao redor do calázio para ajudar a drenar o conteúdo do cisto.
  3. Se o calázio não desaparecer após alguns dias, consulte um oftalmologista. O médico pode prescrever medicamentos para tratar a inflamação ou, em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia para remover o cisto.
  4. Evite espremer ou tentar remover o calázio por conta própria, pois isso pode levar a infecções e complicações.

O que provoca o calázio?

O calázio é causado pela retenção das secreções sebáceas das glândulas meibomianas ou de outras glândulas sebáceas do estroma subjacente.

O que fazer para o calázio sumir?

Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.

O que acontece se não tirar o calázio?

No caso do calázio, existe a possibilidade de que uma glândula mais profunda seja atingida, provocando o surgimento de um nódulo cronicamente inflamado, chamado pelos médicos de “granuloma”. Se isso ocorrer, aumentam as chances de que o problema volte a aparecer após um período de cura.

Quanto tempo pode durar um calázio?

Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido

É possível fazer a cirurgia de calázio pelo SUS? O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a realização de diversas cirurgias oculares. Entretanto, tenha em mente que, na maioria das vezes, os pacientes precisam esperar muito tempo para conseguirem realizar o procedimento cirúrgico. Isso pode agravar o problema ocular.

Tanto o terçol quanto o calázio são caroços que se formam nas pálpebras, mas eles têm causas e tratamentos diferentes.

O terçol é causado por uma infecção das glândulas sebáceas na base dos cílios e geralmente apresenta vermelhidão, inchaço e dor na área afetada. O terçol geralmente é um nódulo menor e mais doloroso que o calázio, e pode ser tratado com compressas quentes e antibióticos em casos mais graves.

Já o calázio é geralmente causado por uma inflamação crônica das glândulas sebáceas da pálpebra, o que leva a um inchaço indolor. O calázio geralmente é um nódulo maior e mais suave que o terçol, e não causa vermelhidão ou dor intensa. O tratamento para o calázio geralmente envolve compressas quentes, massagem e, em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios ou cirurgia para remover o cisto.

Em resumo, enquanto o terçol é causado por uma infecção aguda e geralmente é doloroso, o calázio é causado por uma inflamação crônica e geralmente é indolor, mas pode ser maior e mais persistente.

Como fica o olho depois da cirurgia de calázio?

Aparência das pálpebras no pós-operatório do calázio

A região ao redor das pálpebras fica inchada e com hematomas. Também há saída de secreções durante os dois primeiros dias. Em geral, o inchaço é pior no dia seguinte da cirurgia. Porém, diminui ao longo da primeira semana.

Calazio

Segundo a oftalmologista, os sintomas se caracterizam por lesão nodular avermelhada de consistência dura, que pode surgir tanto na pálpebra superior quanto na inferior. É uma enfermidade que atinge qualquer faixa etária. “É possível causar dor ou não”, afirma Pavanelli.

O calázio costuma ser confundido com o hordéolo externo, popularmente chamado de terçol. Isso ocorre devido à grande semelhança de sintomas entre ambos. “A diferença fundamental é que o calázio é uma lesão crônica, enquanto o terçol é um processo inflamatório agudo” diferencia Tathyana.

– Alguns fatores como pele oleosa e estresse costumam favorecer a formação do calázio – afirma a oftalmologista. O calor também facilita a incidência da lesão, pois faz com que o corpo transpire mais do que o comum, o que torna a pele mais oleosa. Pessoas que já manifestaram a enfermidade também podem estar mais vulneráveis. “É usual haver uma tendência ao calázio. Quem teve uma vez pode apresentar o quadro novamente”, diz Pavanelli.

É comum que se relacione a incidência do calázio a outros problemas de vista. De acordo com Tathyana, essa enfermidade não possui nenhuma relação com astigmatismo ou hipermetropia, nem sequer aparece como sinal de que o olho esteja funcionando de maneira excepcional.

Tratamento do Calázio

Segundo Pavanelli, o tratamento clínico consiste no uso de pomadas, antibiótico e corticóide, associados a compressas mornas. O período de recuperação deve durar de dez a 14 dias.

– Se não houver melhora com o tratamento clínico, é necessária uma intervenção cirúrgica – afirma Tathyana. A cirurgia consiste na excisão do calázio e é simples, feita com anestesia local. A pálpebra é invertida e uma pequena incisão vertical é realizada em seu lado interno, por onde se retira o conteúdo do calázio. Segundo a especialista, no caso de criança, o procedimento acaba sendo mais complicado, pois é necessário que a criança esteja sedada.

Lembre-se sempre de consultar um médico se você tiver quaisquer sintomas ou preocupações em relação à sua saúde ocular.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. Estou com calázio há 2 meses, ele está amolecendo, ele sai totalmente??? Vou começar a fazer compressas já que não sabia que era tão boas…

  2. minha filha tem três anos e esta com esse calázio a quase um mês to preocupada será que compressas darão jeito nesse caso..

  3. eu tenho um calazio fiz a cirurgia mas não saiu ainda ta a bolinha =(
    v procurar outro medico pra avaliar o porq não saiu ….

  4. TENHO CALAZIO MAI DE UNO, NO COMECO AXEI KI ERA NORMAL MAIS DEPOIS DE MUITO BULLYING FIZ O EXAME E PRECISO DE SIRURGIA MAIS TENHO MUITO MEDO!

  5. Olá sou Ana Beatriz , estou com um caroçinho na pálpebra do olho esquerdo será que pode der calázio ?

  6. Meu filho de 04 anos está com uma bolinha no olho, já teve uma vez, era no olho esquerdo, agora foi para o olho direito. Será que é Calazio? O pediatra dele receitou TOBREX, eu passei, mas agora voltou de novo.

  7. Tive calázio dia 15 de dezembro de 2012. No começo fiquei assustado, mas passei em um farmacêutico de minha confiança, que me tranquilizou. Receitou uma pomada oftalmica – esqueci o nome agora – e pediu que fizesse compressas com água “morna pra quente” várias vezes ao dia, usando um pedaço de algodão. Na verdade disse que era pra fazer muitas compressas. Outro toque legal que ele disse é que as pessoas costumam usar pano para compressa, o que não é legal, pois geralmente o pano é grande e costuma ficar frio logo. Daí o uso do algodão é mais indicado. Enfim, durante 3 semanas seguidas fazia as compressas – quantas davam pra fazer, já que eu trabalhava – e colocava a pomada antes de ir dormir, um pouco dela sobre o calázio e não dentro do olho, como costumam indicar. Em 3 semanas o calázio foi diminuindo, até desaparecer de vez em 45 dias. Durante todo o processo não deixei de fazer as compressas, até sair todo o caroço da pálpebra. A pomada deixei de usar após 3 semanas, já que tinha diminuído bem! Bom, esse é o meu relato, espero ter ajudado. Estou lendo as mensagens de todos vocês e gostaria de entender a razão de algumas pessoas estarem com seus calázios por mais de 1 mês ou 2 meses. Alguns até passam por cirurgia! Será que é preciso mesmo? Sei que há calázios de vários tamanhos, mas o tratamento é o mesmo, acredito eu. Abraços

    • E saiu totalmente Renato Coelho?? O carocinho desapareceu? Me disseram que isso não sai, fiquei então, desesperada!

  8. FIZ A CIRUGIA PRA RETIRADA DO CALAZIO E VOLTOU PIOR EM MENOS DE UM MES , O QUE ACONTECE SERA QUE A MEDICA NAO FEZ DIREITO OU INFECIONOU

  9. Tenho um filho de 1 ano e meio e notei que surgem seguidamente bolinhas semelhantes ao calazio, vou leva-los em um médico e ver se realmente é isso mesmo…mas depois de ler essas informações fiquei um pouco mais tranquila

  10. tenho calazio na palpebra do olho direito sinto dor ja fui no oftomologista e ele passou uma pomada e compressa morna mais ainda sinto dor

  11. eu tenhoo calazio na palpebra superio ja faz um tempo , eu ja fui no oftomologista e ela me paasou uma pomada e compressa mais ainda sinto dor não muito mais um incomodo o que eu faço?

  12. Já estou com isso a 6 meses, realmente é muito chato e constrangedor. A cirurgia em hospitais particulares costumam ser muito caras, se vc quer se livra disso o mais rápido possivel vai ter que pagar pela cirurgia, se depender dos hospitais públicos vai demorar bastante.

  13. meu filho de cinco anos esta com calazio no olho direito na palpebra interior e superior ja fiz uso de pomadas e compressas e nao sumiu oque devo fazer…………o calazio demora muito tempo para sumir,isso surgi de que da alimentaçao …pois éa segunda vez que ele tem a primeira foi um pouco mas de um ano……..

  14. estou com isso faz muito tempo e deu nos dois olhos ja operei um e agora espero a cirurgia do outro ja 9 meses pelo sus e agora alem de ter em cima saiu um em baixo

  15. MUITO IMPORTANTE A SUA INFORMAÇÃO ELA FOI MUITO ÚTIL.MIM DEIXOU MAIS TRANQUILO E POR DENTRO DO ASSUNTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *