Por onde anda Eloísa Mafalda?

Atualizado por em Comentários 172  

Por onde anda Eloísa Mafalda, a Manuela da novela Mulheres de Areia?

Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Eloísa Mafalda

Longe da TV há 10 anos, a atriz Eloísa Mafalda ainda se lembra de sua atuação na primeira versão de Paraíso. A veterana, de 85 anos, vítima de esclerose, não recordava sequer que havia interpretado Mariana, a mãe da protagonista, na primeira versão da novela de Benedito Ruy Barbosa. “Eu adorei fazer a beata. Mas lembro que ela era uma velha chata, muito mal-humorada”, disse a atriz heloisa mafalda , que atualmente mora em Petrópolis com a filha, Mirian.

E como está Eloisa Mafalda hoje ? Por onde anda Eloisa Mafalda?

Apesar de ter feito mais de 30 papéis em novelas, Eloísa acha que as pessoas não sentem sua falta na dramaturgia: “Tem muita gente nova, bonita e talentosa na TV. Não precisam mais de mim”, diz a atriz, que não pensa em voltar a atuar em novelas: “Agora sou jardineira. Moro numa casa grande, com um quintal enorme.”
Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?
Os amigos estão saudosos. Ney Latorraca lembra com saudade da amiga: “Eloísa é maravilhosa.” Edmara Barbosa, a filha de Benedito Ruy Barbosa, conta que conheceu a atriz por intermédio do pai. “Conheci Eloísa Mafalda quando Paraíso foi ao ar pela primeira vez. Admiro muito o trabalho dela.”

Suas últimas participações na TV foram na novela “O Beijo do Vampiro” e em um especial de Natal da Xuxa, em 2003.

Em 2008, atriz Eloísa Mafalda esteve no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) para gravar um comercial em prol da instituição. O contato com a família da atriz foi feito através do Telemarketing da instituição e, a partir daí, surgiu a idéia de ceder a imagem de Eloísa em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil.

A gravação foi organizada e doada pela empresa Cenaset Produções, já parceira do Grendacc na produção de vídeos institucionais.

Com o lançamento da novela “Paraíso”, em março de 2009, a filha da atriz conta que Eloísa Mafalda não lembra que fez a mãe da Santinha na primeira versão da novela “Paraíso” (personagem vivida agora por Cássia Kiss). Segundo sua filha, Mirian, contou ao jornal “Extra”, a atriz de 85 anos vem perdendo a memória e sofreu um acidente recente ao levar um tombo e quebrar o fêmur.

“Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada”, contou à publicação.

Atualmente Eloísa Mafalda vive com a filha numa bela casa na Serra de Petrópolis e se encontra afastada das telinhas, porém os mais de 40 papéis que interpretou ao longo de sua carreira contribuem para que jamais seja esquecida.

Eloísa Mafalda aos 90 anos com o bisneto Miguel  Por onde anda Eloísa Mafalda?Aos 90 anos, o tempo só tirou de Eloísa a facilidade em articular o pensamento. O sorriso franco e o alto astral que se transformaram em sua marca registrada continuam ali. “Não gosto de fazer aniversário. Minha vida até aqui está ótima. Não me arrependi de nada e gostei de tudo até hojei”, diz Eloísa entre sorrisos.

Dos colegas com quem contracenou ao longo da carreira, muitos até hoje são seus amigos como é o caso de Ary Fontoura, Elizabeth Savalla e Osmar Prado. Os dois filhos da atriz, Mírian e Marcos, 53, lhe deram dois netos e um bisneto. O pequeno Miguel, de dois meses, é neto de Mírian. Ver a família reunida no dia de seu aniversário, já que Marcos mora em Arraial D’Ajuda, na Bahia, é o maior presente que Eloísa poderia ter neste dia. “Às vezes o coração dá um susto, alguma coisa não vai bem, mas eu estou sempre feliz. Sou muito alegre, graças a Deus! Quero viver mais 90 anos!”

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em "Corpo a corpo" (Foto: Globo)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em “Corpo a corpo” (Foto: Globo)

André Valli e Eloísa Mafalda no "Você decide" (Foto: TV Globo/CEDOC)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

André Valli e Eloísa Mafalda no “Você decide” (Foto: TV Globo/CEDOC)

Eloísa Mafalda, usa o nome artístico de Mafalda Theotto, ela nasceu em Jundiaí – São Paulo em 18 de setembro de 1924.

Biografia

Neta de italianos, Eloísa Mafalda já nasceu alegre. Diz brincando: “Eu era infeliz e não sabia”. Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram passadas de forma alegre, pois tudo o que queria era se divertir. Em 1940, os pais se separaram e o irmãoOliveira Neto foi ser locutor nas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. Mafalda foi ser costureira. Depois foi trabalhar como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, onde conheceu a alemã Alice Waldvoguel, que lhe ensinou sobre arte e interpretação  .

O início da vida artística de Eloísa Mafalda aconteceu por acaso. O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro. Para trazer a irmã, a convenceu a fazer um teste de rádio-teatro. Mafalda fez e foi aprovada, passando a trabalhar em radionovelasda Rádio Nacional e em seguida, foi para a televisão atuar na TV Paulista.

Eloísa Mafalda permaneceu na TV Paulista até o seu término, quando esta foi vendida para a TV Globo, onde a atriz interpretou papéis inesquecíveis na sua carreira como a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família; a Maria Machadão de Gabriela; Dona Mariana em Paraíso; Gioconda Pontes em Pedra sobre Pedra e Manuela em Mulheres de Areia. Porém, sem dúvida, o seu maior sucesso foi Dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro. Conhecida no Brasil todo e no estrangeiro, a antiga secretária, a discípula de Dona Alice, muito se espanta e se comove com seu sucesso. E diz de forma graciosa, simpática, verdadeira: “Tudo aconteceu por acaso. Eu não queria ser atriz. Foi tudo uma brincadeira”  .

Estreou no cinema em 1950 no filme Somos Dois. No teatro, estreou em 1965, na peça O Morro dos Ventos Uivantes. Pouco se dedicou à estas áreas de atuação artística.

Eloísa Mafalda foi casada com Miguel Teixeira e tem dois filhos. Além dos problemas de memória, convive com as sequelas de uma fratura no fêmur, após um tombo em casa.

Carreira de Eloísa Mafalda na Televisão

Novelas e Filmes
Ano Título Personagem
1957 / 1963 Praça da Alegria A Sapatão
1963 A Loja de Antiguidades Lady Goswill
1964 Tortura d’Alma Kathy
1965 O Ébrio Heloísa
1968 A Grande Mentira Dona Elvira
1969 A Cabana do Pai Tomás Emily
1970 Pigmalião 70 Ester
A Próxima Atração Dinorá
1971 Caso Especial, Nº1
Bandeira 2 Zulmira
1972 Caso Especial, Meu Primeiro Baile Elza
O Bofe Gonzaguinha
1972 / 1975 A Grande Família Irene Silva (Dona Nenê)
1975 Gabriela Maria Machadão
O Grito Socorro
1976 Saramandaia Maria Aparadeira
1977 Locomotivas Joana
O Astro Dona Consolação
1978 Pecado Rasgado Zoraide
1980 Água Viva Irene Fragoso Neves
Plumas e Paetês Zeni
1981 Brilhante Edite Pereira
1982 Paraíso Dona Mariana
1983 Caso Verdade, Quarto de Despejo
Champagne Adélia
1984 Corpo a Corpo Guiomar Motta
1985 O Tempo e o Vento Arminda Terra
Roque Santeiro Dona Ambrosina Abelha (Dona Pombinha)
1986 Hipertensão Gioconda
1987 Expresso Brasil Maria Machadão / Dona Ambrosina Abelha (Dona Pombinha)
1989 O Sexo dos Anjos Francisquinha
1990 A, E, I, O… Urca Dona Damásia
Delegacia de Mulheres Celeste
Araponga Zuleide
1992 Pedra Sobre Pedra Gioconda Pontes
1993 Mulheres de Areia Manuela
1994 A Madona de Cedro Efigênia
1995 Você Decide, Veneno Ambiente
1996 Você Decide, Sangue no Araguaia
Quem É Você? Kitty
1997 Por Amor Leonor Batalha
1998 Meu Bem Querer Dona Delfina
1999 Você Decide, Madame Sussu
Você Decide, Robin Hood Aposentado
Você Decide, O Terceiro Homem
2000 Aquarela do Brasil Margarida
2001 Brava Gente, Arioswaldo e o Casamento de sua Velha Mãe Centenária Inxirida
Brava Gente, O Natal de Arioswaldo Inxirida
2002 Brava Gente, O Enterro da Cafetina Dona Clara
Brava Gente, Entre o Céu e a Terra Inxirida
O Beijo do Vampiro Dona Carmem

Fontes, globo –  wikipedia

 

Por onde anda Eloísa Mafalda? 4.60/5 (92.00%) 15 votos
  • heloisa mafalda
  • eloisa mafalda
Links Patrocinados
172
  1. Admiro muito essa nulher que nos emocionou em tantos papéis marcante na TV. Como esquecer da insuportável d.Pombinha Abelha? E como não se encantar por Irene de Água Viva?

  2. Ela faz muita falta na tv, atriz maravilhosa! Saudades

  3. Grande atriz, carismática, doce, faz muita falta na tv, gosto muito de Eloísa Mafalda, muitas outras da atualidade não tem o mesmo talento, que Deus a abençoe Eloísa Mafalda, sou seu fã.

  4. Gostei muito da reportagem, porem faltaram dados da sua juventude e infância junto a minha mãe antes com nome de solteira Maria de Lourdes Pettená Fonceca pois sei que nadavam juntas e eram muito amigas na cidade de Jundiaí,interior de São Paulo. Tenho fotos delas em competição….Hoje minha mãe tem 94anos e está lúcida graças a Deus e mora em Ribeirão Preto junto com sua irmã Nesy Bottura…..sei que ela vai fazer muita festa ao saber do paradeiro de tão antigas amigas….entre no site de Famille Dumangin e verão a foto de mamãe ainda menina com Heloisa Mafalda!imbativeis no campeonato de natação Paulista! mais informação é consultar nosso site da famille Dumangin,pois ela se casou com meu pai que foi para guerra de 1942 e adquiriu o nome de Maria de Lourdes Dumangin Santos….Até breve!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*