Conheça o novo Citroën DS5 2013

Citroën DS5 2013

Até parece uma espaçonave, mas é mais um integrante da linha DS, da Citroën, que acaba de chegar ao Brasil. O DS5, maior membro da família, é o segundo a desembarcar por aqui — primeiro veio o compacto DS3. O DS4, intermediário, começa a ser vendido em março. O crossover chega às concessionárias nesta semana por R$ 124.900, equipado com o polivalente motor 1.6 THP, feito em parceria com a BMW. O modelo aposta no espaço interno e no visual exótico para conquistar quem procura algo “além” do conceito premium.

Citroën DS5 2013

E a palavra “além” foi repetida por todos os executivos da Citroën durante a apresentação do DS5. “É um carro para quem quer algo além do premium, do esportivo. É um conceito ousado, com acabamento de luxo e linhas diferentes de tudo que estamos acostumados”, explica o diretor geral da Citroën do Brasil, Francesco Abbruzzesi. Isso porque o modelo fabricado em Sochaux, na França, é um crossover, palavra que muitas vezes é associada aos jipinhos, mas define um carro que mescla categorias distintas de automóveis. Nesse caso, o DS5 é um mix de cupê com perua e, porque não, um hatch.

Com 4,52 m de comprimento e 1,82 m de largura, o DS5 impõe respeito por onde passa, e chama atenção pela linha de cintura alta e os detalhes cromados. O principal deles liga os faróis às colunas dianteiras, em formato de espada. “Ele define todo o refinamento que demos a este carro”, explica Fabien Darchen, responsável pelo estilo da Citroën do Brasil. Vale destacar também o vidro espia traseiro, feito de policarbonato. “Tem uma forma tão arrojada que seria impossível fazer a peça com vidro”, orgulha-se o chefe de produto da Citroën, Jeremie Martinez.

Citroën DS5 2013

Por dentro, o modelo segue o refinamento tanto nas linhas, como no acabamento. Ele traz bancos com desenho especial, simulando grandes tranças, além de apliques de alumínio nos puxadores de porta e painel. “É um couro que você só encontra em Mercedes Classe E e Maserati, extremamente refinado. Também não temos apliques, aqui tudo é real, como os puxadores de alumínio. Isso agrega valor ao carro”, diz Darchen.

Ao volante do DS5

Dirigimos o modelo por cerca de 100 km e pudemos comprovar o comportamento do DS5, que está mais para um sedã do que para um cupê esportivo. A posição de dirigir é relativamente alta e traz a sensação de se impor em meio ao trânsito. O console alto também envolve motorista e passageiro, que contam com ar-condicionado de duas zonas. Os bancos dianteiros oferecem regulagem elétrica e massagem. O sistema de multimídia traz navegador por GPS e combina com o moderno display elevado na direção do vidro.

Embora mantenha o mesmo motor 1.6 turbo do pequeno DS3, o DS5 não apresenta uma condução esportiva, sobretudo pelo peso de sedã grande: 1.480 kg. O que não significa que o desempenho seja fraco nas ruas e estradas. Lembra o desempenho de um sedã 2.0. O câmbio automático de seis marchas tem trocas rápidas, mas às vezes causa trancos nos ocupantes. As trocas podem ser feitas pela manopla do câmbio – não há borboletas.

Citroën DS5 2013 Painel

A suspensão firme privilegia o conforto. As rodas aro 18 (opcionais) da versão avaliada garantem boa estabilidade. A versão básica terá rodas de aro 17 e pneus 225/50. Nem mesmo quem viaja no banco de trás pode reclamar, já que há bom espaço para a cabeça, mesmo com o teto baixo de cupê. Isso porque os bancos também são baixos. Por fim, vale perder alguns minutos admirando o teto solar panorâmico – um para os ocupantes da frente, outro para quem viaja atrás.

De tão diferente, fica difícil elencar os concorrentes do DS5. “Podemos pegar desde o dono de um Hyundai Sonata até o de um Audi A3”, acredita Francesco Abbruzzesi. Apesar do dedenho exótico, o modelo será oferecido apenas nos “manjados” tons cinza, preto e branco. A expectativa da Citroën é vender 500 unidades por ano. A única certeza por enquanto é que, de tão arrojado, certamente o DS5 não é desse mundo.

Veja também estas portagens

Este post tem 13 comentários

  1. graca brito

    Meu deus que carro lindo!!uma maquina perfeita…

  2. matuza

    Um carro espetacular!!!

  3. Erika

    Eu amo esse carro ele e muito diferente exótico resumindo um luxo…..XXX

  4. Leticia Martelle Maynard

    Fato é: Quem pode comrpar um carro desse, n tá nem ai para consumo.

  5. marcio

    por favor me enviem comentários sobre a linha ds. grato

  6. quintela

    Só quem fala mau são aqueles que anda de uno celta e gol.a citroen como sempre inovando.

  7. Krug

    De acordo com a montadora o consumo do DS5 é de 4.0 km/l na cidade e 6.2 km/l na estrada.

    Dispensa comentários.

    1. Frederico

      MENTIRA. Meu cunhado possui um e faz 11 km/L na cidade. O carro é maravilhoso e comprarei um no final do ano.

    2. Frederico

      e mais…. você diz isso pois não entende nada sobre carros. Esse motor 1.6 Turbo THP é o mesmo que equipa o DS2, DS4, Peugeot 308 THP, Peugeot 408 THP, Peugeot 3008, Peugeot 508. Um dos pontos fortes desse motor e caixa desenvolvido em parceria com a BMW é o baixo consumo aliado à boa performance. Chama-se a isso, downsizing. Portanto, não repasse informações irreais antes de ter certeza no que diz.

  8. Eduardo Henrique

    Maravilhoso esse carro!

  9. Franchesco Guidini

    A linha DS da Citroen é expetacular, comprei um DS3 para minha filha e um DS5 para mim, não me arrependo, muitos amigos donos de Audi, BMW, Mercedes entre outros ficam abismados com a tecnologia embarcada na linha DS.

  10. FRANCISCO GILBERTO

    peguei carona em um DS5 de um amigo, meu amigo, é uma espaçonave realmente, quem puder compre, é dificil de falar do carro, só sentindo ele. parabéns Citroen……….

  11. Junior

    Ôh loco ! me apaixoneiii! vou comprar um pra mim ;)

Deixe uma resposta