Tudo sobre a Bronquite – Prevenção, sintomas e tratamentos

Tudo sobre a Bronquite - Prevenção, sintomas e tratamentos

Sintomas da Bronquite

Lembra daquela gripe ou resfriado que você teve a pouco tempo, você se livrou dela e começou a sentir um desconforto no tórax seguido de muita tosse. Logo depois vem a  febre, calafrios e uma chieira no peito que nunca para!

Você pode estar com Bronquite Aguda!

A Bronquite consiste na inflamação das membranas mucosas que revestem ramos (brônquios) da árvore respiratória. Dependendo da duração e da gravidade da inflamação, a Bronquite pode ser classificada em Aguda ou Crônica.

E como sãos especificamente cada tipo de Bronquite?

A Bronquite aguda geralmente é causada por um agente infeccioso (como vírus ou bactérias) ou por poeira no ambite e outros como ex: cigarro. A bronquite aguda é comum no início de uma sinusite, de um resfriado ou outra infecção respiratória e pode durar de 3 dias a 3 semanas.

Bronquite crônica é definida como tosse contínua por três meses ou mais durante dois anos seguidos. A tosse é conseqüência da produção excessiva de muco nos brônquios. A bronquite crônica, se não tratada, pode levar ao enfisema, que é a destruição permanente do tecido pulmonar. Os principais sinais de bronquite crônica são tosse produtiva e falta de ar. A falta de ar ocorre inicialmente após grandes esforços físicos. Nos casos mais avançados, até mesmo pentear os cabelos já causa falta de ar.

Como indentificar os tipos de Bronquite?

Os sintomas da Bronquite aguda e crônica são os mesmos mudam somente a intensidade e duração delas:

  • chiado e peito cheio de catarro ou muco;
  • falta de ar;
  • tosse seca ou com catarro ou muco;
  • febre, por causa de infecção viral ou por bactéria no sistema respiratório;
  • falta de apetite;
  • fadiga;
  • mal – estar;
  • dores: na cabeça, garganta e no peito;

Existem fatores de risco?

Quem fuma ou pessoas que convivem  pessoas fumantes tendem a ter um maior risco para a Bronquite.

Outras coisas que podem aumentam o risco:

  • Individuo com Baixa resistência
  • Presença de refluxo gastro-esofágico
  • Exposição repetida a certos irritantes em casa ou no trabalho

 Quando devo procurar um  médico?

A maioria dos casos de Bronquite se resolve em alguns dias, sem necessidade de tratamentos específicos. Contudo, é recomendável que você procure seu médico com mais urgência caso:

  • A tosse seja tão intensa que esteja lhe impedindo de dormir.
  • A tosse atinja mais de 3 semanas de duração.
  • Você tenha febre de até 37,5ºC por mais de 3 dias consecutivos ou um episódio de febre acima de 38ºC. Neste caso, é bastante provável que a Bronquite esteja evoluindo para uma pneumonia.
  • Você possua problemas pulmonares ou cardíacos, incluindo asma, enfisema ou insuficiência cardíaca. Estes distúrbios aumentam seu risco para complicações da Bronquite.
  • As crises de Bronquite estejam se tornando freqüentes.

Como é tratada a Bronquite?

Tratamento Bronquite

Os adultos podem tomar aspirina ou paracetamol para baixar a febre e aliviar o mal-estar, mas as crianças devem tomar somente paracetamol. Recomenda-se o repouso e a ingestão abundante de líquidos.

Os antibióticos administram-se a doentes com sintomas de bronquite produzidos por uma infecção bacteriana (no caso de uma expectoração com expectoração de cor amarela ou verde e febre alta) e a doentes que já sofrem de uma doença pulmonar. Os adultos podem tomar trimetoprim/sulfametoxazol, tetraciclina ou ampicilina.

Administra-se, com frequência, eritromicina quando se considera a possibilidade de uma pneumonia por Mycoplasma.

Nas crianças, a amoxicilina é o fármaco preferido habitualmente. Os antibióticos não são úteis em infecções víricas. Uma cultura da expectoração pode indicar a necessidade de outro tipo de antibiótico quando os sintomas forem persistentes ou recorrentes ou quando a bronquite for muito grave.

É possível prevenir a Bronquite?

Se você está sofrendo ataques repetidos de Bronquite, o problema pode estar no ambiente à sua volta. Locais úmidos e poluídos (especialmente por fumaça de cigarro) são propícios para o desenvolvimento de Bronquite.

As principais medidas que você pode tomar para reduzir seu risco e proteger seus pulmões da Bronquite incluem:

  • Não fume e evite se expor à fumaça do cigarro.
  • Limpe suas mãos com freqüência. Isto reduz o risco de pegar infecções virais.
  • Se possível, utilize máscaras protetoras em ambientes empoeirados, contaminados ou antes de lidar com substâncias irritantes.
  • Converse com seu médico sobre a possibilidade de você tomar anualmente uma vacina contra Gripe.
  • Pessoas com menos de 5 anos ou mais de 65 anos de idade, especialmente se portadoras de fatores de risco para bronquite complicada (p.ex.: asma, anemia falciforme, baixa imunidade, diabetes, doença cardíaca ou enfisema), podem tomar uma vacina anti-pneumocócica a cada 5 anos.
Via boasaude.uol.com.br e www.portalsaofrancisco.com.br

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Estou com Bronquite e não sabia direito do q se tratava, porém com as informações do site me ajudou muito.

  2. Esse cite me ajudou bastante , alem do trabalho de escola também para min ficar informada sobre a bronquite.

  3. Eu não sei mais o que fazer com a minha filha com bronquite sempre eu penso que ela é alérgica eu moro na beira mar é uma criança super ativa é uma criança saudável é uma criança que come mas os médicos não sabe o motivo da minha filha tem bronquite sempre em um ano completo minha filha já teve uma pneumonia e se não sei mais o que eu faço eu fico sempre preocupada porque eu não sei por onde começar não sei o porquê ela pega sempre essa bronquite se viral bacteriana ou lá o que é não sei me leva pro médico e sempre já estou cansada disso

  4. minha filha teve bronquiolite com cinco meses e agora teve bronquite e tem crises de ves enquanto oque devo fazer tem cura

  5. estou em duvida entre bonquite e crise alergica começo com espirro e coriza e muita tosse no dia seguinte acordo com o peito cheio e muita falta de ar com o ouvido e nariz muito congestionado.estou preocupada me ajudem.obrigada.eli

  6. nossa depois de quatro semana de muita tosse, descobrir q estou com bronquite, afff
    me ajudou muito essa materia.
    obrigada!!

  7. minha filha foi diagnosticada com brôquite águda qual tratamento mais eficiente para evitar novas crises?

    • o meu pequeno tbm tem,ele vai tomar durante um ano o SINGULAIR BABY,e a bombinha de SABULTAMOL (qnd tiver crise) mas o ideal é que vc procure um pneumologista,afinal cada caso e um caso !

    • sim.depois de 12 anos.se já te passado procure um medico mais perto.

  8. Bom este texto me a judou bastante para o trabanho e ciencias e muito obrigado por ter escrevido ele e colocado  no gloglo a dorei muito

  9. Gostei muito das informações,eu tenho bromquite desde os5anos de idade,hoje estou com 27 anos. Gostaria de saber se preciso de receita medica, para tomar a vacina comtra a grip?

  10. o meu caso é o sequinte tenho muita tose,dor de cabeça,no calor sinto frio e quando vou  dormir não consigo porque eu fico com um negocio na garganta que cada ves que respiro ele vem.
    não sei o que eu faço me ajudem    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *