O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Tire todas suas dúvidas sobre o Auxílio-Doença, aprenda a fazer o requerimento de Auxílio-Doença – Dataprev

O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Se você é trabalhador e contribui com a previdência social há pelo menos 12 meses e, por qualquer razão, adoeceu ou sofreu um acidente, mesmo que não tenha sido devido ao trabalho, e fique, por pelo menos 15 dias, impedido de trabalhar, você pode requerer o auxílio-doença.

O auxílio-doença garante que você vai receber seu salário quase integralmente durante o período que você necessitar para se recuperar. Uma vez requerido, os primeiros 15 dias serão pagos por seu empregador, enquanto os outros serão pagos pela Previdência Social.

Note, no entanto, que certas doenças, como cardiopatia grave, tuberculose e outras não necessita ter contribuído pelo período mínimo de 12 meses. No entanto, quem já tinha alguma doença incapacitante quando conseguiu se associou à Previdência, ou teve alguma complicação decorrente de doença pré-existente, não tem direito ao auxílio-doença.

Se a doença ou o acidente incapacitarem o empregado por mais de 6 meses, este perde o direito às férias.

auxilio-doenca

Documentos necessários

auxílio-doençaNa data marcada para o atendimento, leve os seguintes documentos:
– Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);
– Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, ou outro que comprove o tratamento médico;
– Documento de Identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– Cadastro de Pessoa Física /CPF.
– Dependendo do regime empregatício do paciente (se registrado, autônomo, avulso, empregado doméstico), o INSS poderá solicitar outros documentos. Informe-se pelo telefone 0800-78-01-91 sobre a necessidade de levar documentos adicionais.

Próximos passos

Após o atendimento do INSS, será marcada a perícia médica. Nessa perícia, o paciente poderá levar consigo seu médico.

Dessa perícia sairá o laudo médico oficial do INSS que poderá atestar a necessidade da concessão do benefício, ou não. Caso não haja o reconhecimento da necessidade do pagamento do auxílio-doença, o paciente poderá solicitar uma nova perícia médica que será feita em data a ser marcada ou entrar com recurso contra o laudo da perícia médica.

Esse segundo procedimento é mais demorado e mais burocrático, pelo que sugerimos, nesse caso, a marcação de nova perícia médica.
Caso seja deferida a concessão do benefício, os pacientes com câncer registrados em carteira terão direito ao benefício a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Do 1º dia do afastamento até o 15º, o pagamento do auxílio-doença será feito pelo empregador.

Para os pacientes que não forem registrados em carteira, o pagamento será retroativo a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento quando o benefício for solicitado após 30 dias do início da incapacidade.

Basicamente é isso. Para requerer seu auxílio-doença, clique aqui. Para maiores informações, é recomendado este artigo no NEV Cidadão e este no Guia Trabalhista do auxílio-doença.

Caso tenha mais dúvidas sobre o auxílio-doença , comente e procure um posto da previdência mais perto de sua casa.

www.inss.gov.br – 0800-78-01-91

214 Comentários

  • BOA NOITE, ATUALMENTE ESTOU TRABALHANDO EU EM OUTRA EMPRESA EU TEM DIREITO O AUXILIO DOENÇA

  • Eu contribui com inss e fiz um raio x e constatou q estou com esporão no pé esquerdo ,tomo remedio e nao passa por nada e uma dor insuportável tenho direito auxílio doença

  • Fiz cirugia da apenicite e da 2 anos q não trabalho de carteira assinada tenho direito su auxilio doença?

  • Oi bom dia fui diagnosticada com câncer a um mês não sou contribuinte com inss e nao tenho carteira assinada, eu tenho direito a aposentadoria ou auxilio doença ? Grato aguardo respostas glazzy22@hotmail.com

  • Oi sou autônomo não pago inss sofri um acidente de trânsito passei por uma cirurgia.eu tenho direito ao seguro doença ?

  • Ola então fiz uma cirurgia fiquei por sete meses afastada estava registrada contribuindo com inss e até agora não recebi nada , gostaria de saber o que fazer em relação a isso. obrigada

  • Gostaria de saber se uma pessoa que trabalhou por alguns tempo registrado depois ficou sem pagar inns por muitos anos ,depois ficou com câncer tem direito de receber o alcilio doença paga aluguel e não tem outra renda e possível receber.
    G

  • eu estou com tendenite eu sinto muita dor tenho direito a um auxilio doenca sim ou nao

  • estava gravida de 3 meses perdi o bebe fiz coletagem sair do serviso em agosto do ano passado mas trabalhei sem carteira assinada em uma padaria e ela me mandou embora assim que soube que eu estava gravida ,tenho direito em
    requerer

    • ola, toda gestante tem estabilidade provisoria no emprego após a confirmação da gravidez ate 05 meses após o parto. Ou seja vc NUNCA poderia ser demitida estando gravida outra ilegalidade do seu empregador não te registrar , pois todo empregado seja temporario ou nao deve ter sua carteira assinada no prazo de 48 horas. Voce deve procurar um advogado trabalhista para mover ação indenizatória. Abraços . Boa sorte

  • fui no medico descobrie q tenho bico de papagaio desgaste nos ossos e abaulamento discal gostaria de saber se tenho direito a auxilio doença

  • minha filha tem asma ela nunca trabalho e recebe auxilio doença gostaria saber ela tem direito ao pis ou abonio salarial

  • CONTINUANDO A PERGUNTA ANTERIOR,INFORMO QUE FIQUEI COM SEQUELA DO LADO ESQUERDO E PERDI OS MOVIMENTOS.OBRIGADO,aguardo retorno.

  • sou funcionario publico.sofri um AVC ha 10 anos.fiquei 6anos afastado e conssegui voltar readaptado.agora peguei licença de novo pq cortaram minha inssalubridade.trabalho com presos em penitenciaria.este tempo que estou doente, tenho direito ao auxilio doença.

  • Boa noite gostaria de saber contribuir 1 ano e 6 meses de INSS e agora vou fazer uma cirurgia pra retirada de miomas posso pedir o auxilio doença?
    Aguardo a resposta

  • A minha esposa teve um HSA a ultima contribuicao foi.em 2011 me informaram que judicialmente eu posso ter sireito

  • NAO TRABALHO REGISTRADA DESDE DEZEMBRO 2014, SOFRI UM ACIDENTE E QUEBREI O BRAÇO NO DIA 3 E MAIO 2015, TENHO DIREITO AO AUXILIO DO INSS???

  • ola!
    estou com dúvidas, ano passado trabalhei 6 meses com registro, fui demitida e agora tenho que fazer uma cirurgia, estou desempregada desde janeiro, será que tenho direito ao auxilio doença? me informaram que se eu pagar autonomia por 1 mes consigo esse direito. essa informação procede?
    obrigada
    marcia maia

  • Tenho insuficiência renal crônica,nunca trabalhei de carteira assinada. Será se tenho direitos ao auxilio doença?

  • descobri a 5 meses que tenho o virus hiv estou fazendo o tratamento mas os medicamentos me deixam com bambeza no corpo eu tenho direito ao auxilio doença? obrigado

  • Fui assaltada e depois disso venho sentindo não gosto de sair de casa, como foi no trajeto pro trabalho, não consigo ir trabalhar sem lembrar do que aconteceu, mais estou só a nove meses no trabalho, se for diagnosticado ulgum tipo de depressão,vou ter direito ao benefício?

  • minha filha tem 3 anos sofreu um acidente de carro,e quebrou a perna que agora ta engessada .sera que posso pedir o auxilio doença .e me afastar do trabalho para cuidar dela.

  • Tenho sidrome do pânico e problemas de nervos e cardico. Contribuir durante um ano, e estou desempregado a 2 anos tenho direito ao auxilio doença? Pois não consigo trabalhar, pq passo mal fico com falta de ar e me tremendo.

  • tenho depressão e sindrome do pânico, já faz uns 4 anos, será que consigo encostar?
    Pago Inss

  • Estou com bronquite cronica.trabalho con carteira ass.5 anos de empresa.tenho 64 anos de idade.tenho direito auxilio doenca.sou fumante desde 13 anos.segundo o medico nao tem cura.

  • eu ja fui proprietaria de um imovel rural mas tive que me desfazer do bem agora preciso fazer um cirugia eu tenho direito a receber auxilio doença se for atendida agradeço, espero resposta.

  • Eu sou autônomos fiz herectomia total abdominal quero saber quanto tempo vou ter licença pelo inss

  • Estou desempregado des de junho de 2014 e fiz uma cirurgia de HPV em outubro mais náo fiu da entrada no auxilio doença porque náo sei se tenho direito. Mais tenho q fazer a cirurgia novamente e quero saber se tenho direito ao beneficio pois tenho HIV e Fasso tratamento

  • Tenho transtorno do pânico e depressão a mais de 13 anos. Já tomei vários
    tipos de remédio e não tenho melhora F41.0. Já contribui para o inss por mais ou menos 2 anos e já tive auxilio doença por 6 meses e foi cortado tem 10 anos que não trabalho e não contribuo. Faço tratamento mais não consigo voltar a ter uma rotina normal, mesmo tomando remédios tenho crises. Quero saber se tenho direito ao auxílio doença.

  • uma pessoa que nunca contribuiu para a previdência social estar com câncer e não tem condições de trabalhar pois estar muito fraca, tem direito ao auxilio doença ?

  • Ola faz um ano q estou em tratamento de depressao.cid321 fui demitido por abandono de emprego e agora dei entrada no inss tenho direito ao auxilio doença?

  • oi meu nome e patricia telho o filho d 9 anos e sofre desde os quantro com asma nao telho como faze o tratamento pois estou desepregada ele tem algum dereito algum beneficio

  • Sou cardiopata grave minhas veias artérias sao quase feixadas não posso fazer caminhadas longas para nao fazer esforço para não força as válvulas quero saber se tenho direito a receber o auxílio doença ja que meu esposo paga o inss para mim a mais de dois anos

  • Bom dia, vocês podem tirar uma duvida.
    Eu trabalho em uma empresa entrei em fevereiro, meu filho tem 8 anos e vai ter que fazer uma cirurgia a empresa falou que eu só tenho direito a 15 dias sendo que eu trouxe o atestado para os 15 dias. Porem ele vai fazer a cirurgia agora não tem ninguém para ficar com ele e o medico falou que o prazo para recuperação o mínimo é de 3 meses eu quero saber se eu tenho o direito de entrar na caixa pois. A cirurgia é no quadril então vai ficar sem andar e não pode levantar durante este período quais são os meus direitos.
    Obrigada pela atenção. Aguardo retorno

  • Em novembro faz um ano que estou afastado do trabalho por auxilio doenca. Eu tenho direito a ferias e ao pis?

  • porque,tenho osteoporose que me impede ate mesmo de durmir. por causa das dores fortes na bacia no asento ,para sentar ,para ficar de pe e mesmo o inss acha que nao preciso afastar,se eu nao tenho uma vida mormal.

  • contribui alguns anos com o Inss com carteira registrada depois fiquei uns dez anos sem contribuir voltei a contribuir como autonomo a dez meses; . acabei de descobrir que sou portadora de um linfoma que sò pode ser tratado com quimioterapia.sou costureira com firma aberta pelo Mei . gostaria de saber quais saõ os meus direitos.

  • Vou fazer.uma cirurgia de fistula anal.nao estou trabalhando no momento.porem tive minha ctps assinada nos ultimos dois anos.foi dado baixa em minha carteira no ultimo dia 21de julho e nao sei se era feitos os recolhimentos devidos.eu tenho.direito a auxilio.doença? Desde ja agradeço.

    • com certeza o art.25 lei 813 requer no minimo 12 meses de contribuição. e vc tem 2 .anos

  • sou contribuinte a quatro anos fiz uma cirurgia histerectomia total e meu medico me afastou 60 dias o trabalho terei direito ao auxilio doenca?

  • meu marido esta trabalhando de carteira assinada a dois meses…e constato que ele tem nervo ciatico..e ele nâo consegue trabalhar..ele tem direito ao auxilio doença?

    • no art 151 da lei 8213. cita alguns casos que dar direito ao auxilio sem a necessidade de contribuição, der uma lida e veja se o caso do seu marido se enquadra dentro das exigências.

  • bom dia! meu nome é Gabriella, tenho 22 anos, contribui cm a previdencia ah 1 ano, recebi auxilio maternidade, meu bebe esta com 5 meses e nao vou poder trabalhar agora por um problema no joelho, (luxaçao de patela de repetiçao). segundo o medico vou precisar operar. Tenho direito ao auxilio doença? obrigada desde ja. Aguardo resposta.

  • fui contribuinte do nss quase quinze anos, deixei d contribuir. agora eu estou precisando fazer meu auxilio doença. pois sou portadora de câncer do colo do útero. Será que tenho direito de receber esse benefício?

  • gostaria de saber se doenças nos ossos dá o direito de auxilio doença,eu tenho um problema nos ossos dos braços sinto muita dor e não movimento muito os braços ,sou dona de casa e comecei agora pagar o inss de dona de casa ,eu tenho direito ao auxilio obrigado

  • Minha mãe contribuiu de 2005 a 2006 . Ela tem direito a algum benefício se ela tem nefropatia grave?

    • Minha mãe sofre desde de fevereiro/2014 de Doença Renal Crônica, ela é aposentada por idade pelo INSS. Gostaria de saber se ela tem direito ao Auxílio Doença e o acréscimo de 25% na aposentadoria?

    • com certeza
      art 151 lei 8213 dar esse direito mesmo se ela nao tivesse contribuido

  • Se uma pessoa sofre um acidente e no momento ela está desempregada a menos de 11 meses ela tem direito de receber algo do INSS ..um auxilio doença algo do tipo ?
    Eu liguei para uma advogada que conheço, mas ela está viajando ,me surgiu está duvida pq isso aconteceu com a minha cunhada .

    Muito obrigada!!!

  • FUI DEMITIDA DO TRABALHO NO DIA 16-08-2013, JA ESTAVA DOENTE. DESDE NOVEMBRO VENHO FAZENDO ACOMPANHAMENTO MEDICO, FIQUEI IMPOSSIBILITADA DE TRABALHAR, POIS TINHA MIOMAS E DESDE DEZEMBRO SANGRAVA SEM PARAR. DURANTE ESSE PERIODO, GASTEI MUITO COM MEDICAMENTOS E NÃO RESOLVEU NADA, A SOLUÇÃO FOI A CIRURGIA QUE SO FOI REALIZADA NO DIA 21-07-2014.
    GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO ALGUM AUXILIO, POIS AINDA TENHO QUE MIM RECUPERAR, QUE LEVA DE 45 A 60 DIAS.

  • Eu tenho hernia de disco na cervical na coluna. toraxica e na lombar e estou com lombaugia cronica nao aguento ficar muito tempo sentado nem empe os remedios nao fasem mais efeito sera que tenho direito ao auxilio doença

  • Trabalhei fixado durante 3 meses, e ha 1 mes sai do serviço. So q eu sofri um acidente e quebrei a clavicula, estou impossibilitada de trabalhar novamente. Gostaria de saber se eu tenho direito de receber o inss?

  • Boa noite, sai da empresa em 30/11/2013…e este ano estou fazendo um tratamento de coluna, não posso ficar muito tempo em pé, sentada ou deitada, porque doi muito, e o medico viu que tinha uma limitação no braço esquerdo, pediu uma ultra-som e descobri que tenho tendinite na supra espinhal. Fui fazer um exame admissão e fui reprovada a medica pediu para procurar o inss para me afastar e continuar o tratamento. estou recebendo seguro desemprego. O que devo fazer. estou esperando para fazer uma ressonância da coluna e do braço.

  • EU SOFRO MUITO COM DEPRESSAO CRONICA; NAO TENHO ANIMO PRA FAZER NADA; NAO TENHO ALEGRIA E ME ACHO FEIA E FRACASSADA; ESTOU CONTRIBUINDO COM O INSS HA MAIS DE 6 ANOS E JA FIZ 14 PERICIAS MEDICAS E NAO PASSEI EM NENHUMA. FAÇO TRATAMENTO COM PISCQUIATRA E TOMO VARIOS TIPOS DE REMEDIOS CONTROLADOS; O QUE PRECISO FAZER PRA CONSEGUIR UM AFASTAMENTO. ESTOU COM 56 ANOS DE IDADE E NAO CONSIGO MAIS TRABALHAR; ME AJUDEM POR FAVOR.

  • ola gostaria de saber se tenho direito a o auxilio doença? fui operada de vesicula dia 17/02/14 mas nao trabalho mas de carteira assinada fui demitida dia 23/11/13 hj tou com 1 mes e 20 dias operada e nao tou podendo trabalhar pois meu medico mi deu 60 dia de atestado medico pra me ficar afastada de qualquer tipo de trabalho …. o que devo fazer?

  • não posso trabalhar,pois sinto muito dores nas costas.mais não recebo auxilio de doenças

  • gostaria de saber se usuario de drogas e alcool tem direito de receber o auxilio doença?

  • Eu estou com Hansenias Multibacilar não tenho carteira assinada sou contratada como professora do Municipio estou com muitos sintomas,pricipalmente para andar, meus peis muito enxados, e com muitas dores.Queria saber se tenho direito ao auxilio doença.

  • Sou funcionaria pública e contribuo com INSS e meu filho fraturou a perna e preciso me afastar do serviço pra cuidar dele ,(sou viuva) gostaria de saber se eu tenho direito ao auxilio doença.

  • CONTRIBUI COM O INSS COMO EMPREGADA EM 2001 A 2003.EM 2004 PASSEI NUM CONCURSO PUBLICO PARA PREF Q TEM SEU REGIME PREVIDENCIARIO PROPRIO.EM 2010 DEPOIS DE UMA QUEDA NO TRAB DESCOBRI Q TINHA HERNIA DISCAL LOMBAR E PASSEI POR CIRURGIA.FIQUEI COM RADICULOPATIA NA PERNA E NECESSITO DE OUTRA CIRURGIA-ARTRODESE.MEU MEDICO DEU CID DE DISCOPATIA DEGENERATIVA AGRAVADA POR SOBRECARGA LABORAL.A PREFEITURA ME APOSENTOU POR INVALIDEZ RECENTEMENTE.PARA COMPLETAR ESTOU COM SUSPEITA DE LEUCEMIA,AINDA REALIZANDO EXAMES.GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A AUX DOENCA PELO INSS OU ATE MESMO,POSSIVEL APOSENTADORIA. AGUARDO RESPOSTA.GRATA,CARLA

  • trabalhei três anos e quatro meses com carteira assinada, fui demitida e continuei trabalhando como diaristas e comecei contribuir de forma autônoma em 2010 tenho 54 anos e sofro muito com dor nas costas e pernas ,cansaço físico e estou com stress e depressão o que devo fazer parar

  • Ola eu fui demitida outubro de 2013 e não estou trabalhando porém vou fazer laqueadura gostaria de saber se o tenho direito ao inss

  • Eu trabalhei 6 meses de carteira assinada numa empresa de telemarketing .. a o meu empregador me demitiu só que um dia depois ja fui procurar outro emprego de teleatendente tbm … so na entrevista eu passei so que nos exames medicos não fiz uns exames ultrasom e tudo e deo que tenho lesão nas cordas vocais entre outros problemas nas garganta… Queria saber que eu não dei baixa ainda na carteira dessa empresa que eu trabalhava… fui no medico da empresa eles mandaram eu fazer um monte de exame
    gostaria de saber se eles podem me demitir mesmo eu com esse problema que eles me causaram? e se não se eu poderia pegar pericia msmo tendo so 6 meses de empresa?

  • tenho um filho de 6 anos com diabetes infantil,e uma filha de 17 anos que tem a doença também,queria saber se eles tem direito ao auxilio doença do inss,pois não posso trabalhar tenho que cuidar deles

    • Bom dia. tenho uma filha com problema de saude ela tem 1 ano de idade, ela tem cardiomepatia , sindrome do willam , eu gostaria de saber se eu tenho direito de reseber o auxilio doença. por que eu pago o inss eu nao posso trabalhar so fico em casa com ela

  • Trabalhei há 8meses com carteira assinada porém vou ter q fazer uma cirurgia de retirada do útero eu tenho direito do auxílio doença eu tive q sair e descobrir q o meu padrão não contribui aguardo resposta Cida

  • Gostaria de saber se caso eu for receber o auxilio doença por conta de um acidente domestico no pé. Sou vigilante e preciso andar pelo patio da fabrica onde trabalho. Eu posso trabalhar em outro emprego, nesse período, onde vou ficar sentado o tempo todo em uma sala administrativa?

  • Trabalhei eu uma empresa dez meses,sai por que to com um problema no joelho muito serio,queria saber se tenho direito ao auxilio doenca.

  • bom dia..sou costureira ha 7anos e trabalhei em tres empresas registrada e meu ultimo registro foi a 6 meses,nao estou mas na firma,estava trabalhando numa oficina mas tive que parar pq fui diaguinosticada com uma
    (Hepatopatia,aumento do baço e em cada mama um nodúlo).Estou realizandos exames para iniciar um tratamento e talves cirurgia para reparar os danos no figado e baço.gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença.

  • eu queria saber se o pai da minha filha tem direito no auxilio doença
    ele não trabalha mas já trabalhou 11anos hoje ele deu derrame
    e estar dependendo da minha filha que e menor e mora comigo
    e não trabalha ele tem 53 anos

  • gostaria de saber se tenho direito do auxilio doença, trabalhei de carteira assinada de 133\2012 a 19\11\2012 e peguei mais 4 parcelas do seguro desemprego, peguei a ultima parcela 104\2013.

  • ola gostaria de saber se hernia de disco cervical da direito a aposentadoria por invalidez ,pois ja passei por u ama pericia no inss e foi concedido meu auxilio doenca mais nao tou em condicoes de voltar ao trabalho ja que a doenca que tenho e cronica sera que pode da em aposentadoria por invalidez

  • Quando tinha 13 anos descobriram que eu tinha uma escoliose, meu pai tentou um auxílio mas não conseguiu.hoje já tenho 30 anos não contribui,não suportou mas as dores, gostaria de saber se tenho direito.

  • tenho 2 anos de carteira assinada nessa empresa,tenho que fazer um cirurgia de esterectomia (retirada do utero). Gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença, e quanto tempo ficaria afastada alem do periodo medico. grata aguardo resposta.

  • Olá presiso de uma orientação, tenho uma doença crônica cid k513 infecção no intestino ,não consigo trabalhar, so tenho 6 seis meses de inss contribuido! poso requerer auxilio doença? grato. o que devo fazer?

  • Ola,estou com tendinite e varias outras inflamacoes,entre elas derrame articular nos tendoes do punho esquerdo,e ja passou para o direito,meu ortopedista me encaminhou para fisioterapia,mas disse q a empresanonde trabalho e obrigada a aceitar atestado de comparecimento,mas a empresa disse q aceita mas ira descontar tds eles,se for varias secoes da fisioterapia,como eu vou fazer?sendo assim vou ficar devendo para a empresa,pois cada meio periodo de falta eles descontam quaze 100,00 reais,tds atestado de comparecimento eles descontam,me ajuda,me diz o q fazer,ate porque sou costureira e adiquiri esse problema la,e ja estou a 2 anos e meio nessa mesma empresa,espero uma resposta,obrigado.

  • Tenho 9 anos e 4meses de contribuiçao,sai do ultimo serviço em setembro de 2012 e depois disso comecei a sentir muitas dores na coluna fui ao medico sus e fiz exames deram nos resultados:5vertebras achatadas nas regioes lombar e toraxica,artrose,osteopenia e um outro tipo de artrose que nao lembro o nome,queria saber se consigo dar entrada no aux doenca?pois nao consigo trabalhar mais.por gentileza me responda obrig

  • estou aguardando vaga para uma cirurgia de coluna e nâo consigo mais
    trabalhar tenho 64anos e moro sò nâo tenho ajuda de ninguem sò o bolsa familia que è de70 reais mensal nessecito de ajuda urgente
    POR FAVOR ME AJUDE

  • estou com artrose nos pés,joelhos e coluna…tenho e quero saber se tenho direito ao auxilio doença.Estou desempregada e não tenho forças para ficar de pé nem as mãos….

  • estou com depressão estava me tratando com um pisiquiatra pedi para ele me dar os papeis aucilio doença ele não quis me dar oque eu posso fazer para consiguir porq eu trabalho com o publico preciso me uusentar por um tempo aconteceu muitas coisas na minha vida ja tentei até me matar oque eu posso fazer obrigada.

  • trbalhei de carteira assinada uns 2anos e 4 meses foi ate 2003 so que desde outubro da ano passado estou pagando o inss como autonoma trabalho como cabeleireira e atendo adomicilio minhas crientes mais ja fazem 1 mes que não consigo nem andar estou fazendo consultas pelo programa familia saudavel e os medicos estão achando o meu caração muito grande eu posso ter direito ao auxilio doença aguardo sua resposta desde ja meu muito obrigado

  • Sou depressiva,tenho estresse e sofro de sindrome de panico pra mim e muito dificil voltar a trabalhar é dese 31 de maio tenho lutado pra passar na pericia mais nao consegui ….. Na minha cidade não tem psiquiatra no sus vergonha também que eles não oferecem nenhum documento que eu possa mostrar o perito …… Agora como uma pessoa que toma a maiorias dos remedios de manha vai trabalhar em um supermercado com dinheiro …..?

  • Boa tarde,sou hipertensa desde 2002 controlo a pressão e há 6 meses estou lidando com um serio problema na coluna gostaria de saber se tenho direito ao auxílio-doença e como tenho que proceder.Estou desempregada e tentando sobreviver vendendo sopas;mas a dor é muito forte e a venda não vai bem,preciso fazer uma ressonância da coluna lombo sacra e do joelho.Meu registro em carteira mais recente contam exatos 1ano e 7meses,Desde já muito obrigada!

    • Vocês enviarão a resposta para o meu e-mail ou tenho que ir a um posto do inss? Desculpe é a primeira vez que faço contato.E não entendo nada sobre nada,é isso obrigada e aguardo a resposta.

  • minha sogra tem 59 anos, e esta fazendo um tratamento de um colongiocarcinoma. gostaria de saber se ela tem direito a algum beneficio doença.

  • minha mulher está trabalhando a 15 dias e é a primeira vez que ela assina a carteira de trabalho,ela vai ter que faser uma sirugia urgente.ela tem direi a auxilio doenca?

  • tenho sei anos de carteira asinada e dentro do meu trabalho obitive a doenca de ler.e estou impocibilitada de fazer movimentos repetitivos ..quais sao os meus direirto e o que posso fazer e como fazer ???

  • Ola trabalhei 15 anos com carteira assinada e agora so estou cuidando de minha mãe , voltei a pagar como autônoma o inss mas faz 3 meses ,e vou ter que fazer uma cirurgia da visicula e uma bariatica , eu tenho direito ao auxilio doença ? por favor me respondam

  • SAI DO MEU EMPREGO A UM ANO E DOIS MESES ESTOU DOENTE, QUERO SABER SE POSSO AINDA OBTER AO AUSILIO DOENÇA, MESMO ESTANDO SEM TRABALHAR.

  • Minha mulher sofre de com consao e senpre trava a coluna tem presao baixa sera que tem quatro filhos a casula tem tres anos e numca trabalho rejistrada sera que tem direito ao alcilio doensa

  • contribui 18anos com o inss.Agora estou desempregado ha um ano e nove meses,estou com problema no braço que impede de trabalhar,não estou contribuindo com previdencia socila.Tenho direito a um auxilio doença?Muito obrigado pela reposta.

  • vou operar e vou pegar 30 dias de atestado os primeiros 15 dias a empresa que paga meu salario, e a partir do 16°dia fica por conta do inss, gostaria de saber se depois de dar entrada no inss, passar pela pericia eu vou demorar a receber os meus direitos e se esses 15 dias que empresa paga sera junto com o beneficio do inss ?

  • Estava desempregado a um ano, sofri um acidente,estou pela pericie a 13 meses tenho direito ao pis?

  • oi meu pai fez uma cirurgia vascular colocou tres ponte de safena,mas ele nunca tinha pago o inss
    queria saber se ele tem direito porq agoro ele começou a pagar e já tem 7 parcelas pagas , queria saber se ele pagar os 12 meses vai conseguir entrar o beneficio e como posso me informar melhor sobre isso

  • Estou desempregado e me sinto impossibilitado em trabalhar, devido uma úlcera vascular no pé esquerdo onde a dor é insuportável, estou em tratamento e aguardando passar pelo médico especialista no caso… Gostaria saber se neste caso mesmo estando desempregado, dá direito ao auxílio doença. A empresa em que trabalhei no período de dois anos, registrado em carteira, nos abandonou e não acertou o tempo de casa, nem o último mês e alguns dias trabalhado após este mês… o caso corre em processo trabalhista…

  • tenho abulamento discal na cervical e na lombar,condromalacia patelar do joelho d+e no seg grau tendinite em toda parte do corpo,mão punho cotovelo ombro e tornozelo mais facite plantar e não estou conseguindo beneficio pelo INSS que eu faco

  • bom dia,
    tenho um sobrinho que é dependente químico, consegui para ele uma clínica que pode ser pago com o auxilio doença, ele tem 19 anos e mais de 12 meses de contribuição, porem no momento esta desempregado, e não consegue outro emprego até por causa da “doença”, gostaria de saber se ele tem direito ao auxilio doença mesmo estando desempregado, se sim, como devemos agir?
    obrigada…

  • oi, por favor!!! preciso de uma informação, tenho uma amiga que tem uma filha, com poblemas mentais, e motoras! e não consegue caminhar, usa cadeira de ródas, flaudas descartaveis e remedios muito caros! só um tipo de comprimido que ela nesecita tamar custa 1.600,00 reais. ela nõa contribuiu com o inss nunca! élas não tem nem um tipo de salario, élas sobrevivem sómente dos artesanatos que a mão da moça doente vende e ganha alguns trocados, poriso gostaria de saber se a filha dela doente tem o direito de reseber o alsilho doença?… ou tem outro meio délas reseberem um salario para ajudar a comprar os remedios e as flaudas desta moça?…por favor me ajudem a ajudar esta moça!!! obrigado-a

  • Sou professora estou com depressão e problemas de coluna tomo remedios controlados mas estou desempregada a 05 meses tenho direito ao aulio doença?

  • eu tnho cancer desde 210 e eu tenho so 3 meses de comtribuisao falta mais 9 meses para mim pagar se eu pagar esses 9 meses em um mes so eu comsigo o auxilio doença

  • pago minha contribuiçao todo os meses cetinho a mais de dois anos apareceu um tumo na minha cabeça é benigno mas esta prejudicando meu olho esquerdo esto fazendo tratamento, que nao e barato e a medica do inss falo que eu so tenho direito si for caso de cirurjia eu falei – e dotorra espero numca prissiza si so for nessi caso !.
    meu tumo e atras dos olhos nu local muito ruim para sirurgia disse o meu neuro.
    obss: so tem direito quem já esta morrendo?

  • meu irmão é autonomo pagou inss 11meses e caiu no serviço e quebrou os dois braços nao sei quando vai poder voltar a trabalhar ele consegue se encostar no auxilio doença

  • Trabalhei durante 6 meses em uma Metalúrgica e o Empregador não assinou minha carteira, não depositou meu FGTS e nem se quer fez minha contribuíção junto ao INSS, mas sempre foi pago, tive um problema de saúde ( mais preciso de coluna ) e fiquei sem condições de exercer minha Função, queria saber se posso requerer o Auxílio-Doença ou o quê devo fazer quanto a essa atitude da Empresa, ficarei muito grato se me ajudarem, obrigado…!!!

  • Olá.
    Gostaria de saber no meu caso sofri acidente e tive fratura nos dois braços e até agora consegui fazer cirurgia só em um braço! E há dois ano nao contribuo; quero saber se eu tenho direito ao beneficio?
    Obrigado.
    Att Mauro.

  • olá
    boa tarde!
    meu marido trabalhava por conta própria(autônimo)e sofreu um acidente e agora ta incapacitado de trabalhar o medico falou que ele vai demorar mas ou meses uns 7 meses, e eu gostaria de saber se ele tem direito a auxilio doença, pois ele não pagava INSS, previdência social nada
    como que eu faço pra ele ter direito se é que tem direito.
    aguardo ansiosamente pela resposta.
    obrigada.

  • Meu primo tem psoríase pustulosa e desvio na coluna é agricultor ele tem direito ao auxílio doença?ele contribui todo mês me responda!

  • ola! tenho miocardiopatia dilatada,sou hipertenso e sinto fortes dores em cima dos rims, tem dias que mal consigo trabalhar ( sou autônomo) posso recorrer ao auxilio doenca ,tenho direito? liguei para o 135 e a atendente min falou que quando eu pagasse 4 parcelas individual poderia recorrer sim.
    por favor min responda !!

  • Boa Tarde
    Solicito a gentileza de informar se eu tenho direito ao auxilio doença pois sofro de osteoporose, artrose, pressão alta, esporão nos dois pés, desgaste na coluna cervical, pago Inss individual, aguardo suas instruções, grato

  • TRABALHEI 7ANOS DE CARTEIRA ASSINADA, PAREI E AGORA ESTOU PAGANDO O BAIXA RENDA ,A 1 ANO E 54MESES,FIZ PERICIA MEDICA E GANHEI 2 MESES,MAS FOI INDEFERIDO POR PERDA DE QUALIDADE DO SEGURADO.ESTE BAIXA RENDA DA O DIREITO DO AUXILIO DOENÇA APOS 12 MESES ,PAGO SE TENHO DIREITO PORQUE O INSS, INDEFERIU O MEU BENEFICIO.

  • tenho 62 anos ,nao tenho renda mensal.nao posso trabalhar,ordens medicas q tenho depreçao, e preçao alta . nao tenho casa propria. moro com meu filho q trabalha autonomo, renda muito baixa,,gostaria de saber se tenho algum beneficio…obrigada se for atendida,,,,,,,,,

  • gostaria de saber eu esto sem registro de carteira desde setenbro de 2012 tenho direito do auxilio doença?

    • Estou há quase dois anos sem contribuir (autônoma), no momento encontro -me com problemas de saúde, sendo necessário me afastar do trabalho (diarista), posso dar entrada no auxilio doença ????

  • boa noite,meu marido é militar,mas antens ele trabalhou de carteira assinada por 4 anos ,a 3meses a carteira dele foi assinada novamente,só que ele foi operado pra fazer troca de valvula aortica,queria saber si ele pode recorrer ao auxilio doença por conta desse segundo emprego?

  • Boa noite:
    Trabalhei de 22/05/ 2003 a 02/01/2013 em uma empresa e fui demitido, durante o periodo trabalhado adiquiri algumas doenças tais como diabete, triguiceridio,acido urico e pressão alta e agora estou sendo recusado pelos exames medicos para trabalhar em outras empresas oque devo fazer devo entrar com pedido de auxilio doença pelo INSS?

  • Meu irmão esta com cancer na garganta, ja retirou a laringe total, as cordas vocais partes da jogular a base da lingua, tireoide e esta com traqueostomia definitiva ele contribui no INSS a 5 anos como autonomo e tem registros anteriores na carteira, levei biopsia, relatorios medicos, mesmo assim o INSS esta negando auxilio doença, eu acho que estão esperando ele morrer….

  • eu levei alguns tiros e no ano passado trabalhei registrado por dois meses e meio tenho o direito do auxilio-doença

  • Boa noite!!

    Meu irmão foi vitima de um tiro, e no ano anterior ele trabalhou de carteira assinada por um periodo de 8 meses, ao qual até o momento o empregador não devolveu a carteira, e agora como esta precisando muito do auxilio,descobrimos que a empresa não estava repassando o inss. ele tem todos os contracheques que comprovam o vinculo com a mesma, mais seria o suficiente para que comprove o vinculo e venha a conseguir o beneficio??
    Att. Adriana

  • trabalhei ha 8 mes numa empresa e tive que sair por motivo de um problema de saude . o nome desse proplema que tenho e epicodelite lateral desgastamento no dendao cada esforço que eu faço meu braço doi e fica muito enchado nao posso mais trabalhar ,gostaria de saber se tenho direito de entrar na pericia como auxilio doença grata pela atençao

  • então gostaria de saber ,fui demitida e fiquei doente com artrose na coluna cervical,porém trabalhei com carteira assinada 1 ano e 8 meses, eu posso pedir um auxilio doença nesse caso..estou um mês em casa sem trabalho..

  • meu esposo recolhe inss a 37 meses , nos ultimos 6 meses tem trabalhado com muita dificuldade pois descobrimos que ele é portador de dpoc, passamos por uma pericia e lhe foi negado o auxilio doença,ele trabalha de pedreiro azulegista e agora não está conseguindo executar o serviço o que devo fazer,já que teve o auxilio negado me ajude pois o unico meio de sustento que temos vem do trabalho dele. aguardo resposta

  • meu esposo nao trabalha com carteira assinada esta com hematopatia cronica trazendo serias compliçoes lhe imposibilitando de trabalhar gostaria de saber se nesse caso ele tem direito ao auxilio doença? e como se faz pra conseguir.?

  • Sou agriculor, meu atestado esta datado de 30 de novembro de 2012.
    a pericia ficou agendada para o dia 29 de janeiro de 2013.
    o Perito concedeu o beneficio do dia 29 de janeiro ate 31 de março de 2013.
    pergundo? do dia 30 de novembro de 2012 a 28 de janeiro nao vou receber o beneficio ja busquei informaçoes na agencia, esta certa essa atitude ou deverei tomar alguma providencia. Agradeço.

  • sou pescadora e moro na ilha canoal no momento to morando em Tucurui porque estou com pedra na vesicula cisto e mioma gostari desaber ci posso e si entenho direito ao alcilio doença e o que tenho que faser para conceguir . ja fis varios ensames e ja foi constatado as doensas ainda nao concegui marca a cirugia.

    • meu esposo nao trabalha com carteira assinada esta com hematopatia cronica trazendo serias compliçoes lhe imposibilitando de trabalhar gostaria de saber se nesse caso ele tem direito ao auxilio doença? e como se faz pra conseguir.?

  • sou fichada há mais de 2 anos, tabalho com digitalização 9 horas por dia com descanso de apenas 30 min, e nos ultimos 4 meses através de exames foi comprovado tendinite nos cotovelos , ombros e tambem a doença fibromialgia, já fiquei de atestado 3 vzs e nem a fisioterapia nem a medicação alivia as dores nem a inflamação. O que faço e quais os meus reais direitos previstos em lei? devido aos atestados estou ameaçada de ser mandada embora, mesmo a doença que foi adquirida devido a meu trabalho ele pode me mandar embora?
    desde já sou grata. antonia maria

  • Boa noite
    Descobri a pouco tempo que sou portadora de lupus sitemico,já iniciei o tratamento e devido a doença e as medicações,tenho varias reações como fraqueza intensa,dores nas articulações,tremores em todo o corpo,calafrios,sudorese intensa e fria.Gostaria de saber tenho dificuldades em trabalhar,pois trabalho em rede hospitalar e não aguento ficar por muito tempo em pé,devido a fraqueza e tremores.Tenho direito a algum beneficio.Não consegui afastamento de trabalho.O que devo fazer?aguardo respostas.Desde já lhe agradeço.

    • Tbm tenho lupus e como vc tbm queria saber se posso ter algum auxilio .se vc tiver alguama resposta pode me passar?obrigado e boa sorte

  • esses beneficio e bom realmente pra que precisa muito, concordo que tem alguns que consegue mas nao aproveita essa aportunidade que tem.outros precisa mas nao conseguem e querem o melhor …..concordo com esse beneficio e apoio………afinal o meu esposo e depente quimico crack e quero consegui esse beneficio …..atenciosamente

  • ola!e um pergunta?o meu marido ele e depedente quimico do crack,ele sofreu um acidente.ele tomou 5 tiro quase morreu fez cirugia conseguirao tira 4 bala mas a outra encontra -se no coelho dele direito do lado de uma veia,nao pode tira si nao atinge essa veia tem que espera a bala estrai sozinha.ele esta condenada a nao coloca o pé no chao se nao corre risco de perde a perna o braço dele esta toda enfachada ate a mao so o lado dele esquerdo que se movimenta neste caso ele tem que ter cuidados rigidos ele nao pode ir a clinica.gostaria de sabe se ele pode ter direito o beneficio de depentente quimico..si tem como eu devo fazer..atenciosamente jasani

  • olá! minha irmã trabalha há 5 meses de carteira assinada, infelizmente ela está doente, está com alergia.E sua médica lhe deu um atestado de 10 dias. Gostaria de saber se ela pode requerer o auxilio doença? aguardo resposta!

  • ola, trabalhei no periodo de 01/10/10 ate 01/02/12 registrada,sai da empresa e recebi o seguro desemprego 4 parcelas,e em 1/11/12 comecei trabalhar novamente com a carteira registrada agora vou ter qe fazer uma cirurgia terei direito a auxilio doença ?pois so tenho 4 mes de carteira registrada.

  • oi, gostaria de saber quando uma pessoa é diabetica e já contribuiu 15 anos pro inss mais no momento não está contribuindo pois toda vez que consegue um emprego passa mal e tem que sair do emprego, tem direito a um beneficio ou auxilio-doença?

  • sou dependente químico e sou funcionaria publica quero me tratar quis meus direitos

  • Por favor uma pessoa que contribui aproximadamente oito anos, e deixou de contribuir a seis anos, hj ela se encontra internada em uma clínica de dependente químico ela tem direito am auxilio a doença?

  • Estou c um quadro de estresse,dores na coluna,suor excessivo,mãos geladas e suando frio,dormência nos lábios,batimentos acelerados,pressão arterial já chegou 20/12 e ainda crises de enxaquecas contantes
    Oq devo fazer passei no clinico ele disse q e estresse mas ainda nao me indicou tratamento todos os dias estou passando mal no trabalho nao sei oq fazer aguardo resposta

  • Eu já estou desempregada a 1 ano,e muitas vezes não consigo fazer alguns tipos de trabalho,tenho lupus e sou diabética,faço uso cotinio de remedios e ta muito dificil ficar sem trabalhar,tenho problemas com anemia,as vezes fico muito magra,meu cabelo caiu,meus ossos doe muito e ficam enxados,tenho apenas 25 anos e estou precisando de acompanhamento medico,ta dificil conseguir pelo sus,preciso de ajuda.Quero saber se eu teria direito de um auxilio doença

    • Óla minha mãe tb tem Lupus, vc tem direito sim pq vc tem até 2 anos para entrar com Auxilio Doença, vc tem que deixar claro que não pode trabalhar, álias minha mãe é aposentada hj.Tenta pois Lupus não é uma doença fácil.

  • minha carteira de trabalho tava assinada onze meses, sai do emprego, logo apos tive um acidente com moto, quebrei o femur em dois lugares, vou ficar hospitalizado mais ou menos uns tres anos conforme o medico, gostaria de saber se tendo direito a auxilio doença, alem de quebrar o femur, extrair, o basso, aguardo resposta muito grato.

  • ola me chamo luciano trabalhei um mes e meio e tive que me submeter uma cirurgi as pressas eu tenho o direito de recebe o auxilio do inss?

  • Tenho Coreia DH,febre reumatica,cardiopatia,stress,depressão,transtorno de ansiedade,sofrimento mental,osteoporose,trabalhei1978 a 1979,mais tres meses de carteira assinada,agora estou ficando muito mal,tenho direito a um auxilio do INSS para ter como me tratar,ou preciso contribuir mais tempo?Tenho 56 anos.Obrigada.

  • Recebi a última parcela do seguro desemprego e fiz cirurgia de hérnia, com qts dias após cirurgia tenho q levar o laudo médico para o INSS? Tenho direito de receber o auxílio doença?

  • fiquei um ano e onze meses desemprega, agora estou gravida e impossibilita de trabalhar pois a gravidez é de risco tenho direito ao auxilio doença? voltei a contribuir como facutativo a dois meses

    • Oi Ivone tudo bem! precisa saber como esta sua cituação junto ao inss. Va até la e agende um horario para vc como esta contribuindo precisa saber se ja esta asegurada .como contribui so dois meses ainda nao deve estar na qualidade. mais va ate la .

    • estou sem contribuir com o inss ha 12 meses, tenho direito a
      auxilio doençq

  • tenho 24 anos de contribuiçao do inss,faz dois anos e um mes que parei de pagar. estou com cancer gostaria de saber se tenho direito ao beneficio do auxilio ou se posso me aposentar.

  • tenho firma aberta mas esta atrazado e agora descubri que estou com reumatismo queria me encostar mas nao poso por em dia a firma o que fazer

    • Oi Ana, tudo bem ! Voce como tem uma firma, aberta é segurada obrigadoria .peça para seu contador recolher os atrazados e depois faça um requerimento auxilio doença.
      Mais vou logo te avisar junte laudos ,medicos sulficiente para ,comprovar a doença.Se nao conceguir junte a negativa e entre no juizado especial federal, e la o perito ira decidir.

  • trabalhei mais de 12 meses, mais de registro tinha apenas 6 meses, fui ,dispensada do serviço . Pois peguei um atestatado de 15 dias para fazer exames, depois de dois dias que voltei fui mandada embora.
    Assim que sai, descobri que estava com câncer, fui na previdência para receber o auxilio doença e o direito foi negado.
    Essa posição está correta?
    Pois tenho uma doença grave, faço quimioterapia, e tudo isso sem direito a nada.

  • Meu irmão está internado para tratamento de dependencia quimica(alcool e droga).Ele contribuil para o inss ,no ano de 1979 a 1987.Hoje em dia não contribui para o inss,ele pode requerer o auxilio doença?

    • Bom dia ! Tenho uma dúvida em relação ao benefício de AUXÍLIO-DOENÇA do INSS. Um segurado ficou doente e passou no seu médico do trabalho e teve uma dispensa de 14 ( quatorze ) dias, sendo tornado apto para o trabalho após esse prazo. Esse mesmo funcionário ficou incapacitado para o trabalho em menos de dois meses, a contar da sua última incapacidade, reconhecida pelo médico do trabalho da sua empresa. Caso essa nova incapacidade seja de um periodo superior maior que dois dias, o segurado terá que requerer um AUXÍLIO-DOENÇA no INSS, uma vez que entre uma incapacidade e outra , com menos de dezesseis dias de licença ? Ou não tem nada a ver ? gostaria muito de saber essa resposta, se possível o dispósiivo legal.
      Um abraço, MARCOS NOGUEIRA.

  • Tenho ulcera varicosa a mais de cinco anos, estou dois anos sem trabalhar.
    Gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença, se sim como devo proceder?

    Obrigada…

  • boa noite estou na frase de tratamento do cancer de mama fiz duas cirurgia ta recente uma fez dois meses e a outra fez um mes . agora no dia 18 de jan e a outra no dia 15 de feve de 2012. e nunca contribui com a pevidencia socia e gostaria de saber que tenho direito ao beneficio. trabalhei como diarista sem carteira assinada.como fica minha situaçaõ quero uma luz.
    .

    • Oi Marta tudo bem! Olha fica dificil assim porque não tem contribuição . mesmo que começe a recolher vai dar como doença pre existente poriso precsaria de saber sua idade e pedir um beneficio q se chama loas ou por idade ou por imcapacidade .
      Mais voce pode contribuir não por esta doença mas se acontecer outra ai sim voce vai estar asegurada .

  • estou com perda auditiva ha 14 anos e agora esta pirando passei com 3medicos otorrino os tres falaram que meu caso e cronico tenho os exames que comprovame carta medica minha profissao e auxiliar de produçao e tecelao esse ultimos9 anos eu trabalhei com criança recreacionista em escola particular e creche agora estou desempregada tenho direto auxilio doença

  • eu estou com problema de audiçao passei com tres medico otorrino e foi constatado perda cronica tenho dificuldade de escutar as pessoas isso começou com25anos estou com39 agora esta piorando fui encaminhada para usar protese auditiva estou desempregada ha 6meses os medicos disse que pode piorar mais pela idade e ambiente de trabalho com barulho minha profissao auxiliar de produçao e tecelao nesse ultimos anos eu trabalhei como recreacionista cuidar de criança em escola particular so que piorei

  • gostaria de saber qual doença dá direito auxilio doença qual cid que mais dá direito a
    uxilio doença ou aposentadoria por invalidez
    não tenho nehun comentario

  • gostaria de saber qual doença dá direito auxilio doença qual cid que mais dá direito auxilio doença ou aposentadoria por invalidez

  • tenho um irmão que nasceu com PC(paralisia cerebral), faz uso continuo de medicamentos e fraldas geriatricas e fora alimentação que é diferenciada, e por sua vez não tem nenhum beneficio como ao menos um salário para que possa ajudar com as despesas. Gostaria de saber o que é necessario para que possa ser solicitado este beneficio.

  • Boa tarde.

    Em maio de 2011 ao colocar protese total de quadril na perna direita o medico lesionou meu nervo ciatico deixando-me deficiente (PE CAIDO) não tenho os movimentos do pé dirijo com o pe esquerdo.
    Terei que colocar outra protese no lado esquerdo, estou reticente devido ao erro do pe direito.
    Tenho RX da protese no quadril e neuromiografia e atestado medico dizendo ser deficiencia definitiva.
    Tenho direito a auxilio acidente, se é deficiencia definitiva, não seria direito aposentadoria.

  • meu cançer ja tirei a mama ,estou fazendo quimioterapia ,vou fazer radioterapia ,preciso desse salario do pis,porque quando trabalhava recebia menos de 2 salario ,me responda por favor ,angela

  • eu estou afastada do meu emprego a mais de um ano ,pois tenho cançer ,sera que não tenho direito do salario do pis ?porque sempre recebi ,

  • BOA TARDE ESTOU DESEMPREGADA A 1 ANO FAÇO FAXINA SEM CONTRIBUIR JA CONTRIBUI 3 ANOS E 6 MESES ESTOU EM UMA DEPRESSÃO SERA QUE TEREI DIREITO ??? DESDE JÁ OBRIGADO

  • quero saber se minha filha tem direito ao auxílio doença,ela trabalhou registrada somente 4 meses, e depois de 20 dias de se desligar da empresa ela se acidentou de ordem natural caiu e quebrou o pé, fez cirurgia urgente e vai ficar com pinos no pé.
    refente a pouco tempo de contribuição mas pelo fato de ser um acidente grave ela tem direito?

  • quero saber se tenho direto ao auxilio doença por ser portado de trasntono de humor e depender de remedio depakene.contribuir 9 anos sou efetivo trabalhador publico e adoecie parese

  • quero saber se tenho direto ao auxilio doença por ser portado de trasntono de humor e depender de remedio depakene.contribuir 9 anos sou efetivo trabalhador publico e adoecie

  • gostaria de saber se minha finha tem direito ao auxilio doenca? pois a dois anos descobri que ela tem aplasia de medula severa, não consigo trabalha pois tenho que sempre leva-la no hospital. eu estava trabalhando sem cartera assinada, pois gostaria de sabe quais os meus direitos,e como fazer!!!!!!!!

  • Ja dei entrada no auxilio doença 2 vezes e todas as duas foram negadas por motivos bem diferentes, e tenho cardipatia grave…tenho direito a esse beneficio???

  • estou desempregada há 5 meses,descobri através de exames que irei realizar uma cirurgia na mão direita.
    trabalhei como professora durante 21 anos,nesse entro como acidente de trabalho ou auxílio doença?

  • minha mae recebe dois beneficios por viuves e idade e tem um filho surdo e mudo ele não tem como trabalhar , ele tem direito a receber o beneficio ? me responda por favor .

  • TENHO PEDRA NA VECÍCULA E ESTOU NA FILA PARA OPERA A 7 MESES .

    QUERO SABER SE EU TENHO O DIREITO AUXILIO DOENÇA TENHO MAIS DE 24 MESES DE CONTRIBUIÇÃO E NO MOMENTO ESTOU DESEMPREGADA .

  • Boa tarde.

    Tenho uma dúvida! Meu sobrinho tem 18 anos q começou a trabalhar de carteira assinada em janeiro, porém no final de abril sofreu uim acidente de carro, onde teve que fazer uma cirurgia no rosto pois quebrou o maxilar e os dentes. O mesmo terá direito do auxilio doença tendo apenas 3 meses de contribuição?

    No aguado.

  • bom dia? gostaria de saber se no meu caso eu tenho ajuda do governo. tenho reumatismo no sangue estou com nervos com enfequição estou assim deis do ano passado não posso trab tudo doi e incha quando faço algo, faço tratamento com reumatologista e me trato com psiciquiatra tomo remedio controlados por favor me deem retorno preciso de ajuda obrigado ficarei aguardando.

  • quem tem fibromialgia, depressão cronica, transtorno bipolar,

    reumatismo, tem direito no auxilio doença, neste caso

    o que a pessoa deve fazer?

    • Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

      O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

  • quem tem tireodi tem direito ao auxilio doença,a pessoa não ta trabalhando no momento mas ja trabalhou de carteira assinada durante um ano,tem 23 anos e gostaria de saber se tem direito, a a pessoa ta em tratamento e o medico pediu repouso absoluto

    • Bom dia Renato, todos que são contribuinte tem direito ao auxilio doença, mesmo que você não esteja trabalnhado você esta assegurado pela previdencia por dois anos, para requerer o seu direito.

  • eu estive no oftamologista e descobri que estou com ceratocone , uma doença que afta a visão atraves da cornia .gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença .me respondam por favor. cleo0

    • Bom dia! Cleonice, no seu caso se vier apresentar a cegueira, paralisia irreversível e incapacitante.

  • estou com um tumor na cabeça e não estou conseguindo trabalhar passo mal todos os dias no meu emprego sou contribuinte a 17 meses e descobri o tumor a 6meses o que faço agora

    • Bom dia! Jananina, no seu caso você trabalha de carteira ass. é o seu caso não era pré existente, você tem o direito de se aposentar, estes são os tipos de doença que o INSS reconhece Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

      O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

  • Sou atonoma,e tenho uma ulcera varicosa em uma das pernas.Estou sem contribuir ha varios anos.Gostaria de saber se com alguns meses de contribuiçao, terei direito ao auxilio doença.

    • Bom dia! se você esta vários anos sem contribuir, é preciso que volte a contribuir para ter o seu direito salvo e resguardado.

  • gostaria de saber se quem recebe auxilio doenca, e d

    epende totalmente de outra pessoa para cuidar tem dir eito a 100%sobre o auxilio.peco informacoes.desde ja obrigado

  • fiquei so um mes afastada continuo com as mesmas dores qndo pioro vou la e tomo enjeçao e diazepan volto pra casa dopada e vou trabalhar xorando mancando o queue eu faso?

    • Odete! bom dia, é preciso ter um laudo do seu problema, é preciso saber o fundamento destas dores, e se você e contribuinte tem direito sim de requerer o seu auxilio doença.

  • tnho fibromilgia fiu com o laudo no inss o medico nem olhou direito mandou voltar ao trabalho simto dores o tempo todo trabalho mancando sou iper tença tenho erna na coluna vivo axorar o queque eu devo fazer? alguem me ajuda por favor

  • minha funcionária ,está recebendo auxilio doença, neste período que m deverá pagar o inss, 13º e as férias ?

  • A empresa aonde trabalho desconta o inss no hollerit mais não repassa para previdencia.Se eu precisar me afastar por algum motivo de doença,o queue devo fazer para não perder o meu benficio e como comprovarei minhas contribuições.

  • Gostaria de saber se a fibromialgia da direito ao auxilio-doença,pois sinto dores intensas!

  • Meu marido se aposentou por invalidez em 2003,por depresao c/ auteraçao de comportamento,e portador de osteomelite crônica que sofre ha mais de 22 anos,
    ele era func. publ. est.SC.,eu fiquei desenpregada por
    muito tempo pois tinha que cuidar dele e da filha menos,se mudamos para o interior em 1999 e comecei a trabalhar como agricultora,mas em 2008 fui
    operada da coluna S1 L5 com inplante osseo e 8 pinos
    estou na pericia desde 07/08 com minha incapacidade paraqualquer trabalho minha filha de 15 anos mantem oscuidados basicos c/ os animais ,mas em 14-01-2010,sofreu uma queda quando tocava um animal,deu
    problemas nas 2 pernas na patela e meniscolo,tera que fazer cirurgia e fisioterapia,ela tem incra,itr,terreno rural no nome dela desde 2006,ela tem direito pedir
    junto ao inss acidente de trabalho?ela so fara 16 anos
    em 29-06-10 e não tem bloco de nota no nome dela
    somente consta em nosso bloco como dependente.
    Por favor me respondam por favor pois moramos bem
    no interior e dependemos de 3º para sair de casa,certos de vossa atençao obrigada

  • Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma (meses intercalados, deixou de pagar vários meses) perfazendo um total de 4 anos de contribuição, começou novamente a contribuir, pagou setembro, outubro e novembro/2009.
    Ela tem problemas cardíacos sérios (podendo comprovar com sua médica e internações hospitalares), ela poderia pedir auxilio doença ou aposentadoria?
    [Já foi negado o pedido de aposentadoria por idade pelo fato de meu pai (90nos) ser aposentado (465,00).]
    Obs.: Depois de ter parado de contribuir e recomeçado agora ela tem direito ao auxílio doença? Conta os 4 anos que contribuiu nos anos 80?
    (Ela adoeceu depois que parou de contribuir, mesmo assim ela pode pedir o auxílio, já que está contribuindo novamente?)

  • Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma…

    Por favor, mandem resposta por e-mail

  • Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma (meses intercalados, deixou de pagar vários meses) perfazendo um total de 4 anos de contribuição, começou novamente a contribuir, pagou setembro e outubro/2009.
    Ela tem problemas cardíacos sérios (podendo comprovar com sua médica e internações hospitalares), ela poderia pedir auxilio doença ou aposentadoria?
    Obs.: Já foi negado o pedido de aposentadoria por idade pelo fato de meu pai (90nos) ser aposentado (465,00). Obs.: O início da doença de minha mãe foi em 1991.

  • primeiro foi diagnostica, tendinite cronica, derrame articulações, tensonivite, fascite plantar nos dois pés. as duas maõs.tunel do cárpio. tudo comprovado com ultra sonografia, fazendo fisioterapia, remedios, e nada, tudo continua.?aguardo sua resposta/já que somos muito humilhados no inss.

  • gostaria de saber?
    me encontro no inss a 1 ano e 9 meses.
    já foi diagnosticado que me encontro com fibromialgia, dores intenças por todo corpo.sem conseguir dormir.
    esse poblema da direito a aposentadoria por invalides,já que naõ consigo trab.
    aguardo resposta.

Deixe um comentário