O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Tire todas suas dúvidas sobre o Auxílio-Doença, aprenda a fazer o requerimento de Auxílio-Doença – Dataprev

O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Se você é trabalhador e contribui com a previdência social há pelo menos 12 meses e, por qualquer razão, adoeceu ou sofreu um acidente, mesmo que não tenha sido devido ao trabalho, e fique, por pelo menos 15 dias, impedido de trabalhar, você pode requerer o auxílio-doença.

O auxílio-doença garante que você vai receber seu salário quase integralmente durante o período que você necessitar para se recuperar. Uma vez requerido, os primeiros 15 dias serão pagos por seu empregador, enquanto os outros serão pagos pela Previdência Social.

Note, no entanto, que certas doenças, como cardiopatia grave, tuberculose e outras não necessita ter contribuído pelo período mínimo de 12 meses. No entanto, quem já tinha alguma doença incapacitante quando conseguiu se associou à Previdência, ou teve alguma complicação decorrente de doença pré-existente, não tem direito ao auxílio-doença.

Se a doença ou o acidente incapacitarem o empregado por mais de 6 meses, este perde o direito às férias.

auxilio-doenca

Documentos necessários

auxílio-doençaNa data marcada para o atendimento, leve os seguintes documentos:
– Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);
– Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, ou outro que comprove o tratamento médico;
– Documento de Identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– Cadastro de Pessoa Física /CPF.
– Dependendo do regime empregatício do paciente (se registrado, autônomo, avulso, empregado doméstico), o INSS poderá solicitar outros documentos. Informe-se pelo telefone 0800-78-01-91 sobre a necessidade de levar documentos adicionais.

Próximos passos

Após o atendimento do INSS, será marcada a perícia médica. Nessa perícia, o paciente poderá levar consigo seu médico.

Dessa perícia sairá o laudo médico oficial do INSS que poderá atestar a necessidade da concessão do benefício, ou não. Caso não haja o reconhecimento da necessidade do pagamento do auxílio-doença, o paciente poderá solicitar uma nova perícia médica que será feita em data a ser marcada ou entrar com recurso contra o laudo da perícia médica.

Esse segundo procedimento é mais demorado e mais burocrático, pelo que sugerimos, nesse caso, a marcação de nova perícia médica.
Caso seja deferida a concessão do benefício, os pacientes com câncer registrados em carteira terão direito ao benefício a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Do 1º dia do afastamento até o 15º, o pagamento do auxílio-doença será feito pelo empregador.

Para os pacientes que não forem registrados em carteira, o pagamento será retroativo a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento quando o benefício for solicitado após 30 dias do início da incapacidade.

Basicamente é isso. Para requerer seu auxílio-doença, clique aqui. Para maiores informações, é recomendado este artigo no NEV Cidadão e este no Guia Trabalhista do auxílio-doença.

Caso tenha mais dúvidas sobre o auxílio-doença , comente e procure um posto da previdência mais perto de sua casa.

www.inss.gov.br – 0800-78-01-91

Por favor avalie o conteúdo
0 / 5

Your page rank:

214 Comentários

  • Minha mulher sofre de com consao e senpre trava a coluna tem presao baixa sera que tem quatro filhos a casula tem tres anos e numca trabalho rejistrada sera que tem direito ao alcilio doensa

  • contribui 18anos com o inss.Agora estou desempregado ha um ano e nove meses,estou com problema no braço que impede de trabalhar,não estou contribuindo com previdencia socila.Tenho direito a um auxilio doença?Muito obrigado pela reposta.

  • vou operar e vou pegar 30 dias de atestado os primeiros 15 dias a empresa que paga meu salario, e a partir do 16°dia fica por conta do inss, gostaria de saber se depois de dar entrada no inss, passar pela pericia eu vou demorar a receber os meus direitos e se esses 15 dias que empresa paga sera junto com o beneficio do inss ?

  • Estava desempregado a um ano, sofri um acidente,estou pela pericie a 13 meses tenho direito ao pis?

  • oi meu pai fez uma cirurgia vascular colocou tres ponte de safena,mas ele nunca tinha pago o inss
    queria saber se ele tem direito porq agoro ele começou a pagar e já tem 7 parcelas pagas , queria saber se ele pagar os 12 meses vai conseguir entrar o beneficio e como posso me informar melhor sobre isso

  • Estou desempregado e me sinto impossibilitado em trabalhar, devido uma úlcera vascular no pé esquerdo onde a dor é insuportável, estou em tratamento e aguardando passar pelo médico especialista no caso… Gostaria saber se neste caso mesmo estando desempregado, dá direito ao auxílio doença. A empresa em que trabalhei no período de dois anos, registrado em carteira, nos abandonou e não acertou o tempo de casa, nem o último mês e alguns dias trabalhado após este mês… o caso corre em processo trabalhista…

  • tenho abulamento discal na cervical e na lombar,condromalacia patelar do joelho d+e no seg grau tendinite em toda parte do corpo,mão punho cotovelo ombro e tornozelo mais facite plantar e não estou conseguindo beneficio pelo INSS que eu faco

  • bom dia,
    tenho um sobrinho que é dependente químico, consegui para ele uma clínica que pode ser pago com o auxilio doença, ele tem 19 anos e mais de 12 meses de contribuição, porem no momento esta desempregado, e não consegue outro emprego até por causa da “doença”, gostaria de saber se ele tem direito ao auxilio doença mesmo estando desempregado, se sim, como devemos agir?
    obrigada…

  • oi, por favor!!! preciso de uma informação, tenho uma amiga que tem uma filha, com poblemas mentais, e motoras! e não consegue caminhar, usa cadeira de ródas, flaudas descartaveis e remedios muito caros! só um tipo de comprimido que ela nesecita tamar custa 1.600,00 reais. ela nõa contribuiu com o inss nunca! élas não tem nem um tipo de salario, élas sobrevivem sómente dos artesanatos que a mão da moça doente vende e ganha alguns trocados, poriso gostaria de saber se a filha dela doente tem o direito de reseber o alsilho doença?… ou tem outro meio délas reseberem um salario para ajudar a comprar os remedios e as flaudas desta moça?…por favor me ajudem a ajudar esta moça!!! obrigado-a

  • Sou professora estou com depressão e problemas de coluna tomo remedios controlados mas estou desempregada a 05 meses tenho direito ao aulio doença?

  • eu tnho cancer desde 210 e eu tenho so 3 meses de comtribuisao falta mais 9 meses para mim pagar se eu pagar esses 9 meses em um mes so eu comsigo o auxilio doença

  • pago minha contribuiçao todo os meses cetinho a mais de dois anos apareceu um tumo na minha cabeça é benigno mas esta prejudicando meu olho esquerdo esto fazendo tratamento, que nao e barato e a medica do inss falo que eu so tenho direito si for caso de cirurjia eu falei – e dotorra espero numca prissiza si so for nessi caso !.
    meu tumo e atras dos olhos nu local muito ruim para sirurgia disse o meu neuro.
    obss: so tem direito quem já esta morrendo?

  • meu irmão é autonomo pagou inss 11meses e caiu no serviço e quebrou os dois braços nao sei quando vai poder voltar a trabalhar ele consegue se encostar no auxilio doença

  • Trabalhei durante 6 meses em uma Metalúrgica e o Empregador não assinou minha carteira, não depositou meu FGTS e nem se quer fez minha contribuíção junto ao INSS, mas sempre foi pago, tive um problema de saúde ( mais preciso de coluna ) e fiquei sem condições de exercer minha Função, queria saber se posso requerer o Auxílio-Doença ou o quê devo fazer quanto a essa atitude da Empresa, ficarei muito grato se me ajudarem, obrigado…!!!

  • Olá.
    Gostaria de saber no meu caso sofri acidente e tive fratura nos dois braços e até agora consegui fazer cirurgia só em um braço! E há dois ano nao contribuo; quero saber se eu tenho direito ao beneficio?
    Obrigado.
    Att Mauro.

  • olá
    boa tarde!
    meu marido trabalhava por conta própria(autônimo)e sofreu um acidente e agora ta incapacitado de trabalhar o medico falou que ele vai demorar mas ou meses uns 7 meses, e eu gostaria de saber se ele tem direito a auxilio doença, pois ele não pagava INSS, previdência social nada
    como que eu faço pra ele ter direito se é que tem direito.
    aguardo ansiosamente pela resposta.
    obrigada.

  • Meu primo tem psoríase pustulosa e desvio na coluna é agricultor ele tem direito ao auxílio doença?ele contribui todo mês me responda!

  • ola! tenho miocardiopatia dilatada,sou hipertenso e sinto fortes dores em cima dos rims, tem dias que mal consigo trabalhar ( sou autônomo) posso recorrer ao auxilio doenca ,tenho direito? liguei para o 135 e a atendente min falou que quando eu pagasse 4 parcelas individual poderia recorrer sim.
    por favor min responda !!

  • Boa Tarde
    Solicito a gentileza de informar se eu tenho direito ao auxilio doença pois sofro de osteoporose, artrose, pressão alta, esporão nos dois pés, desgaste na coluna cervical, pago Inss individual, aguardo suas instruções, grato

  • TRABALHEI 7ANOS DE CARTEIRA ASSINADA, PAREI E AGORA ESTOU PAGANDO O BAIXA RENDA ,A 1 ANO E 54MESES,FIZ PERICIA MEDICA E GANHEI 2 MESES,MAS FOI INDEFERIDO POR PERDA DE QUALIDADE DO SEGURADO.ESTE BAIXA RENDA DA O DIREITO DO AUXILIO DOENÇA APOS 12 MESES ,PAGO SE TENHO DIREITO PORQUE O INSS, INDEFERIU O MEU BENEFICIO.

  • tenho 62 anos ,nao tenho renda mensal.nao posso trabalhar,ordens medicas q tenho depreçao, e preçao alta . nao tenho casa propria. moro com meu filho q trabalha autonomo, renda muito baixa,,gostaria de saber se tenho algum beneficio…obrigada se for atendida,,,,,,,,,

  • gostaria de saber eu esto sem registro de carteira desde setenbro de 2012 tenho direito do auxilio doença?

    • Estou há quase dois anos sem contribuir (autônoma), no momento encontro -me com problemas de saúde, sendo necessário me afastar do trabalho (diarista), posso dar entrada no auxilio doença ????

  • boa noite,meu marido é militar,mas antens ele trabalhou de carteira assinada por 4 anos ,a 3meses a carteira dele foi assinada novamente,só que ele foi operado pra fazer troca de valvula aortica,queria saber si ele pode recorrer ao auxilio doença por conta desse segundo emprego?

  • Boa noite:
    Trabalhei de 22/05/ 2003 a 02/01/2013 em uma empresa e fui demitido, durante o periodo trabalhado adiquiri algumas doenças tais como diabete, triguiceridio,acido urico e pressão alta e agora estou sendo recusado pelos exames medicos para trabalhar em outras empresas oque devo fazer devo entrar com pedido de auxilio doença pelo INSS?

  • Meu irmão esta com cancer na garganta, ja retirou a laringe total, as cordas vocais partes da jogular a base da lingua, tireoide e esta com traqueostomia definitiva ele contribui no INSS a 5 anos como autonomo e tem registros anteriores na carteira, levei biopsia, relatorios medicos, mesmo assim o INSS esta negando auxilio doença, eu acho que estão esperando ele morrer….

  • eu levei alguns tiros e no ano passado trabalhei registrado por dois meses e meio tenho o direito do auxilio-doença

  • Boa noite!!

    Meu irmão foi vitima de um tiro, e no ano anterior ele trabalhou de carteira assinada por um periodo de 8 meses, ao qual até o momento o empregador não devolveu a carteira, e agora como esta precisando muito do auxilio,descobrimos que a empresa não estava repassando o inss. ele tem todos os contracheques que comprovam o vinculo com a mesma, mais seria o suficiente para que comprove o vinculo e venha a conseguir o beneficio??
    Att. Adriana

  • trabalhei ha 8 mes numa empresa e tive que sair por motivo de um problema de saude . o nome desse proplema que tenho e epicodelite lateral desgastamento no dendao cada esforço que eu faço meu braço doi e fica muito enchado nao posso mais trabalhar ,gostaria de saber se tenho direito de entrar na pericia como auxilio doença grata pela atençao

  • então gostaria de saber ,fui demitida e fiquei doente com artrose na coluna cervical,porém trabalhei com carteira assinada 1 ano e 8 meses, eu posso pedir um auxilio doença nesse caso..estou um mês em casa sem trabalho..

  • meu esposo recolhe inss a 37 meses , nos ultimos 6 meses tem trabalhado com muita dificuldade pois descobrimos que ele é portador de dpoc, passamos por uma pericia e lhe foi negado o auxilio doença,ele trabalha de pedreiro azulegista e agora não está conseguindo executar o serviço o que devo fazer,já que teve o auxilio negado me ajude pois o unico meio de sustento que temos vem do trabalho dele. aguardo resposta

  • meu esposo nao trabalha com carteira assinada esta com hematopatia cronica trazendo serias compliçoes lhe imposibilitando de trabalhar gostaria de saber se nesse caso ele tem direito ao auxilio doença? e como se faz pra conseguir.?

  • Sou agriculor, meu atestado esta datado de 30 de novembro de 2012.
    a pericia ficou agendada para o dia 29 de janeiro de 2013.
    o Perito concedeu o beneficio do dia 29 de janeiro ate 31 de março de 2013.
    pergundo? do dia 30 de novembro de 2012 a 28 de janeiro nao vou receber o beneficio ja busquei informaçoes na agencia, esta certa essa atitude ou deverei tomar alguma providencia. Agradeço.

  • sou pescadora e moro na ilha canoal no momento to morando em Tucurui porque estou com pedra na vesicula cisto e mioma gostari desaber ci posso e si entenho direito ao alcilio doença e o que tenho que faser para conceguir . ja fis varios ensames e ja foi constatado as doensas ainda nao concegui marca a cirugia.

    • meu esposo nao trabalha com carteira assinada esta com hematopatia cronica trazendo serias compliçoes lhe imposibilitando de trabalhar gostaria de saber se nesse caso ele tem direito ao auxilio doença? e como se faz pra conseguir.?

  • sou fichada há mais de 2 anos, tabalho com digitalização 9 horas por dia com descanso de apenas 30 min, e nos ultimos 4 meses através de exames foi comprovado tendinite nos cotovelos , ombros e tambem a doença fibromialgia, já fiquei de atestado 3 vzs e nem a fisioterapia nem a medicação alivia as dores nem a inflamação. O que faço e quais os meus reais direitos previstos em lei? devido aos atestados estou ameaçada de ser mandada embora, mesmo a doença que foi adquirida devido a meu trabalho ele pode me mandar embora?
    desde já sou grata. antonia maria

  • Boa noite
    Descobri a pouco tempo que sou portadora de lupus sitemico,já iniciei o tratamento e devido a doença e as medicações,tenho varias reações como fraqueza intensa,dores nas articulações,tremores em todo o corpo,calafrios,sudorese intensa e fria.Gostaria de saber tenho dificuldades em trabalhar,pois trabalho em rede hospitalar e não aguento ficar por muito tempo em pé,devido a fraqueza e tremores.Tenho direito a algum beneficio.Não consegui afastamento de trabalho.O que devo fazer?aguardo respostas.Desde já lhe agradeço.

    • Tbm tenho lupus e como vc tbm queria saber se posso ter algum auxilio .se vc tiver alguama resposta pode me passar?obrigado e boa sorte

  • esses beneficio e bom realmente pra que precisa muito, concordo que tem alguns que consegue mas nao aproveita essa aportunidade que tem.outros precisa mas nao conseguem e querem o melhor …..concordo com esse beneficio e apoio………afinal o meu esposo e depente quimico crack e quero consegui esse beneficio …..atenciosamente

  • ola!e um pergunta?o meu marido ele e depedente quimico do crack,ele sofreu um acidente.ele tomou 5 tiro quase morreu fez cirugia conseguirao tira 4 bala mas a outra encontra -se no coelho dele direito do lado de uma veia,nao pode tira si nao atinge essa veia tem que espera a bala estrai sozinha.ele esta condenada a nao coloca o pé no chao se nao corre risco de perde a perna o braço dele esta toda enfachada ate a mao so o lado dele esquerdo que se movimenta neste caso ele tem que ter cuidados rigidos ele nao pode ir a clinica.gostaria de sabe se ele pode ter direito o beneficio de depentente quimico..si tem como eu devo fazer..atenciosamente jasani

  • olá! minha irmã trabalha há 5 meses de carteira assinada, infelizmente ela está doente, está com alergia.E sua médica lhe deu um atestado de 10 dias. Gostaria de saber se ela pode requerer o auxilio doença? aguardo resposta!

  • ola, trabalhei no periodo de 01/10/10 ate 01/02/12 registrada,sai da empresa e recebi o seguro desemprego 4 parcelas,e em 1/11/12 comecei trabalhar novamente com a carteira registrada agora vou ter qe fazer uma cirurgia terei direito a auxilio doença ?pois so tenho 4 mes de carteira registrada.

  • oi, gostaria de saber quando uma pessoa é diabetica e já contribuiu 15 anos pro inss mais no momento não está contribuindo pois toda vez que consegue um emprego passa mal e tem que sair do emprego, tem direito a um beneficio ou auxilio-doença?

  • sou dependente químico e sou funcionaria publica quero me tratar quis meus direitos

  • Por favor uma pessoa que contribui aproximadamente oito anos, e deixou de contribuir a seis anos, hj ela se encontra internada em uma clínica de dependente químico ela tem direito am auxilio a doença?

  • Estou c um quadro de estresse,dores na coluna,suor excessivo,mãos geladas e suando frio,dormência nos lábios,batimentos acelerados,pressão arterial já chegou 20/12 e ainda crises de enxaquecas contantes
    Oq devo fazer passei no clinico ele disse q e estresse mas ainda nao me indicou tratamento todos os dias estou passando mal no trabalho nao sei oq fazer aguardo resposta

  • Eu já estou desempregada a 1 ano,e muitas vezes não consigo fazer alguns tipos de trabalho,tenho lupus e sou diabética,faço uso cotinio de remedios e ta muito dificil ficar sem trabalhar,tenho problemas com anemia,as vezes fico muito magra,meu cabelo caiu,meus ossos doe muito e ficam enxados,tenho apenas 25 anos e estou precisando de acompanhamento medico,ta dificil conseguir pelo sus,preciso de ajuda.Quero saber se eu teria direito de um auxilio doença

    • Óla minha mãe tb tem Lupus, vc tem direito sim pq vc tem até 2 anos para entrar com Auxilio Doença, vc tem que deixar claro que não pode trabalhar, álias minha mãe é aposentada hj.Tenta pois Lupus não é uma doença fácil.

  • minha carteira de trabalho tava assinada onze meses, sai do emprego, logo apos tive um acidente com moto, quebrei o femur em dois lugares, vou ficar hospitalizado mais ou menos uns tres anos conforme o medico, gostaria de saber se tendo direito a auxilio doença, alem de quebrar o femur, extrair, o basso, aguardo resposta muito grato.

Deixe um comentário

10 Compart.
WhatsApp
Compartilhar6
Pin4
Twittar