Como fazer laqueadura pelo SUS

Atualizado por em Comentários 194  

Tire todas dúvidas em relação como fazer laqueadura pelo SUS

laqueadura Como fazer laqueadura pelo SUS

Fazer ou não laqueadura ?

Você mulher tem que pensar bem antes de fazer laqueadura ,perder voluntária e, em alguns casos, definitivamente a capacidade de gerar filhos. É isso que acontece com as mulheres que se submetem à laqueadura, popularmente conhecida como ligadura de trompas.

O procedimento cirúrgico consiste em ligar ou cortar as Trompas de Falópio e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre os custos da cirurgia. “No serviço público decente, antes de ser operada, a paciente tem de ser avaliada por uma comissão ética. Na rede privada, na maioria das vezes, a cirurgia é feita depois de acordo entre médico e paciente”, afirma Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

A comodidade e segurança da laqueadura são inquestionáveis, uma vez que o risco de gravidez é de menos de 1% e a mulher não precisa mais se preocupar com métodos anticoncepcionais. Por outro lado, existem muitos pontos a serem ponderados antes de optar por esse método definitivo de esterilização feminina. Entre eles, os aspectos psicológicos e legais, os altos índices de irreversibilidade do processo e de arrependimento por parte das mulheres operadas.

Conheça critérios exigidos pelo SUS e como é feita a cirurgia de laqueadura


Como é feita a cirurgia

Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozóides caminham, se encontram e, em conseqüência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozóides e óvulos.

Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: “Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura”, enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. “Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce”, diz o ginecologista Malcolm Montgomery.

O que diz a Lei?

No Brasil, a cirurgia de ligadura de trompas é regulamentada pela Lei Sobre Planejamento Familiar, que, segundo informações do Ministério da Saúde, “permite a realização da laqueadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Mas a cirurgia não poderá ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas”.

Mas nem sempre as prerrogativas da Lei são respeitadas: “Principalmente no Nordeste, acontecem casos de mulheres na faixa etária de 19 anos que fazem laqueaduras porque a mãe tem influência com os políticos da região. Isso é um delito ético grave por parte do médico, mas que, para ser combatido, precisa ser denunciado; e isso não acontece”, diz Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Para as mulheres que optam por fazer a laqueadura logo após o parto, uma informação importante: para fazer a cirurgia, não é necessário que o parto seja uma cesariana. A mulher pode ter as trompas mesmo depois de um parto normal.

O que são Laqueadura e vasectomia ?

Vasectomia e Laqueadura Como fazer laqueadura pelo SUS

Como fazer laqueadura pelo SUS 5.00/5 (100.00%) 1 voto
  • laqueadura pelo sus
  • laqueadura pelo sus como conseguir
  • como fazer para ligar quando for fazer cesaria
Links Patrocinados
194
  1. Ah e sou de sao paulo
    se tiver alguma indicaçao de clinica boa…
    :)

  2. Ola tenho 21 anos e tenho 2 filhos…
    Nao quero mais…preciso terminar os estudos e começar tudo di novo.
    meu marido quer mais 2 filhos…mas nao sustenta nem ele.
    to desesperada e nao consigo fazer a laqueadura pelo sus…
    gostaria de saber quanto custa ums particular e algumav

  3. o medico feiz a minha depois do sesario do meu filho hoje tenho duvida se sle amarrou ou tirou

  4. tenho 3 filhos pressão alta diabetes e meu pedido foi negado no planejamento familiar quero muito operar

  5. Olá eu tenho 23 anos e tenho três filhos e estou esperando outro e e tudo cesaria posso faze a laquiadura

  6. pessoal!estou extremamente preocupado com minha irmã .elajá tem 33anos e 08 filhos fora os abortos que teve.apesar de que quem sofre tudo com isso são as crianças que não tem nada haver.como faço pra conseguir uma laqueadura pra minha irmã.se pelo menos ela cuidasse das crianças seria bom.mas somos nós que não deixa passar fome.ajuda-me por favor a fazer esta bendita laqueadura.obrigado pela compreensão.

  7. Meu nome e Suellen tenho 4 filhos e estou esperando outro já fis todo o procedimento do planejamento familiar aqui em Caraguatatuba minha cirurgia tava marcada pra agora dia 24de março mas as irmãs daqui da maternidade não deixa estou dentro da lei por favor me ajudem como faser

  8. Olá, tenho 22 anos tenho 2 filhos e quero fazer laqueadura , sou do Rio de Janeiro!

  9. Tenho 22 anos e tenho uma filha de dois anos tive ela cesariana posso fazer uma ligação paga

  10. Como eu posso consegui a cirurgia de ligadura pel.o sus,tenho 32 anos ,tenho 2 filhos

  11. moro em salvador. na bahia tenho quatro filhos sou ipertensa e nao. quero. mas ter filhos mas ja fui em varias maternidade mas so escuto nao como conseguí. nao queto mas anda quero. faser. a ligadura e a plástica as duas junto gostaria. de saber como e onde

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*