Pneumonia – Sintomas, tratamento e prevenção

Atualizado por em Comentários 19  

Aprenda tudo sobre a Pneumonia, desde a prevenção ao tratamento

Pneumonia  Pneumonia   Sintomas, tratamento e prevençãoA pneumonia é uma doença comum em pessoas com baixa imunidade, geralmente aparecem mais em idosos e crianças. Ela é caracterizada como uma inflamação dos alvéolos pulmonares e podem ser infecciosas ou não. Durante a doença os alvéolos se enchem de pus, mucos e diversos líquidos, impedindo dessa forma seu funcionamento normal. No Brasil o número de pessoas com pneumonia chega a dois milhões por ano e o número de óbitos chega a 33.000 mil. Mesmo sendo mais suscetível em idosos e pessoas com baixa imunidade, ela também pode atingir pessoas saudáveis.

Sintomas

Os causadores da doença são os vírus, fungos, bactérias, protozoários ou substâncias químicas. Os sintomas mais freqüentes são tosse com catarro, febres e suor intenso, calafrios e tremores, respiração ofegante, aceleração do pulso, dor no peito que piora conforme a respiração. Por esses motivos é comum associar pessoas com gripe à pneumonia, os sintomas são parecidos. Porém, nos casos graves os lábios e dedos podem ficar roxos, aparentando falta de oxigênio no sangue, o que caracteriza o estágio avançado da doença. O diagnóstico é feito a partir de radiografias e ausculta dos pulmões.

Tratamento

Quando se diagnosticado com pneumonia o tratamento varia conforme o estágio da doença. Nos casos em que o agente causador é detectado através de exames de sangue, ou de analise do catarro, o uso de antibióticos é comum, porém em pessoas com baixa imunidade, como idosos, a internação se faz necessária. Além disso, o paciente com pneumonia precisa ter cuidados redobrados em seu cotidiano, necessita de uma dieta apropriada, isolamento e, o mais importante, repouso.

Como se prevenir?

Para prevenir a pneumonia é preciso sempre estar atento aos pequenos detalhes, por exemplo, uma gripe que dura mais de uma semana com febre alta é passível de atenção, pois ela pode se transformar em uma pneumonia. As vacinas contra a gripe são ótimos combatentes da doença, principalmente para idosos.

Hábitos saudáveis também são elementos de prevenção da doença, não fumar, não beber, não ficar exposto a mudanças repentinas de temperaturas, limparem sempre os ares condicionados, se alimentar bem, todos esses elementos são exemplos de prevenção. Existe também uma vacina contra a pneumonia, mas ela é somente indicada para os grupos de risco a doença, como cardíacos, pessoas com doenças crônicas, renais, diabéticas, idosos de asilos e pessoas com mais de 65 anos. Lembre-se sempre de seguir aquele velho conselho de sua mãe, leve sempre uma blusa de frio na sua mala e não deixe de se prevenir em relação a qualquer resfriado!

Pneumonia – Sintomas, tratamento e prevenção 2.00/5 (40.00%) 1 voto
  • AGENTE ETIOLOGICO FORMA DE TRASMISSAO SINTOMAS TRATAMENTO E PROFILAXIA DE PNEUMONIE
  • a transmissão e a prevenção da pnm
Links Patrocinados
19
  1. Eu nunca em toda minha vida quero ter pneumonia quem tem pesso q reze muito

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*