Pneumonia – Sintomas, tratamento e prevenção

A pneumonia é uma doença comum em pessoas com baixa imunidade, geralmente aparecem mais em idosos e crianças. Ela é caracterizada como uma inflamação dos alvéolos pulmonares e podem ser infecciosas ou não. Durante a doença os alvéolos se enchem de pus, mucos e diversos líquidos, impedindo dessa forma seu funcionamento normal. No Brasil o número de pessoas com pneumonia chega a dois milhões por ano e o número de óbitos chega a 33.000 mil. Mesmo sendo mais suscetível em idosos e pessoas com baixa imunidade, ela também pode atingir pessoas saudáveis.

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Pneumonia

Sintomas

Os causadores da doença são os vírus, fungos, bactérias, protozoários ou substâncias químicas. Os sintomas mais frequentes são tosse com catarro, febres e suor intenso, calafrios e tremores, respiração ofegante, aceleração do pulso, dor no peito que piora conforme a respiração. Por esses motivos é comum associar pessoas com gripe à pneumonia, os sintomas são parecidos. Porém, nos casos graves os lábios e dedos podem ficar roxos, aparentando falta de oxigênio no sangue, o que caracteriza o estágio avançado da doença. O diagnóstico é feito a partir de radiografias e ausculta dos pulmões.

  • Febre alta;
  • Dor no tórax;
  • Tosse;
  • Mal-estar;
  • Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Tratamento

Quando se diagnosticado com pneumonia o tratamento varia conforme o estágio da doença. Nos casos em que o agente causador é detectado através de exames de sangue, ou de analise do catarro, o uso de antibióticos é comum, porém em pessoas com baixa imunidade, como idosos, a internação se faz necessária. Além disso, o paciente com pneumonia precisa ter cuidados redobrados em seu cotidiano, necessita de uma dieta apropriada, isolamento e, o mais importante, repouso.

Quanto tempo leva para curar uma pneumonia?
?Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.

Como se prevenir?

Para prevenir a pneumonia é preciso sempre estar atento aos pequenos detalhes, por exemplo, uma gripe que dura mais de uma semana com febre alta é passível de atenção, pois ela pode se transformar em uma pneumonia. As vacinas contra a gripe são ótimos combatentes da doença, principalmente para idosos.

Hábitos saudáveis também são elementos de prevenção da doença, não fumar, não beber, não ficar exposto a mudanças repentinas de temperaturas, limparem sempre os ares condicionados, se alimentar bem, todos esses elementos são exemplos de prevenção. Existe também uma vacina contra a pneumonia, mas ela é somente indicada para os grupos de risco a doença, como cardíacos, pessoas com doenças crônicas, renais, diabéticas, idosos de asilos e pessoas com mais de 65 anos. Lembre-se sempre de seguir aquele velho conselho de sua mãe, leve sempre uma blusa de frio na sua mala e não deixe de se prevenir em relação a qualquer resfriado!

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. estou com tosse amais de uma semana tive febre calafrio tenho sudorese contante falta de ar muita tosse comsecreção amareladacansaço ,tremedeira to tomando subtamol um corticóid fazendo inalaça~o c aTROVENTE ES FISIOLÓGICO COMO O MÉDICO NAÕ PASSOU ANTIBIO´TICO ACOMECEI A TOMAR POR CONTA PRÓPRIA AMPICILINA D 500MG DE 6EM 6 HORAS NAÕ ESTOU BEM, TENHO MAIS DE 60 ANOS COM A ORIENTAÇA~O ENCONTRADA NESTE SAIT VOU PROCURAR RECURSO OBRIGADA

  2. tinha que fazer um trabalho de ciencias e proucurei este site que a professora mandou e adorei muito obrigado

  3. Legal! Essas explicações,mas acho q estou com pouco de medo,pois alguns sintomas se identifica com os q estou sentindo.O devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *