Ferrou pra Sony mesmo após compras da Microsoft?

Sony traz uma faca para o tiroteio global de videogames

Sony vs Microsoft

A Sony  acaba de ser arrastada para uma briga em que está fortemente desarmada. Investidores na quarta-feira apagaram até 10% de seu valor de mercado após a investida de US$ 68,7 bilhões da Microsoft  sobre a desenvolvedora de videogames Activision Blizzard . O grupo japonês pode perder o acesso a alguns conteúdos, mas isso parece administrável por enquanto. A maior preocupação é que a Sony não seja páreo para seu rival muito maior, já que os jogadores olham além dos consoles.

A compra da Microsoft, a maior do setor, provavelmente dará início a uma guerra por conteúdo. O acordo dará à fabricante de consoles Xbox um conjunto estável de títulos populares, desde o sucesso móvel “Candy Crush” até a lucrativa franquia de atiradores “Call of Duty”. Os estúdios maiores já estão circulando os pares menores: no início deste mês, a Take-Two Interactive  comprou a Zynga em um acordo de US$ 12,7 bilhões. Titãs como Meta, Alphabet e Netflix também têm ambições no setor.

Isso coloca a Sony, cujo valor de mercado de cerca de US$ 140 bilhões empalidece em comparação com sua rival norte-americana, em uma posição difícil. A estratégia discreta da empresa de adquirir estúdios relativamente pequenos e de nicho ajudou a impulsionar seu console PlayStation à frente do Xbox. Mas este último pode agora ganhar uma vantagem. O “Call of Duty: Vanguard” da Activision, por exemplo, foi o segundo título mais baixado para o PlayStation 5 na América do Norte e Europa no ano passado; analistas do Macquarie calculam que a franquia é responsável por uma parcela “importante” das vendas de transações no jogo da Sony. Embora seja improvável que o novo proprietário da Activision corte o acesso, a Microsoft tentará atrair gradualmente os jogadores do PlayStation para seu próprio console com novos conteúdos no futuro.

Além disso, a grande aposta na Activision sinaliza que a empresa leva a sério a construção de um mundo virtual além de um console ou dispositivo. É notável que “Call of Duty” esteja entre as raras franquias que não estão vinculadas a uma única plataforma. Em contraste, a Sony, que também fabrica eletrônicos e anunciou recentemente planos para um negócio de veículos elétricos, está dobrando a oferta de jogos exclusivos para o PlayStation. Pode ter o ar de um confronto entre David e Golias, mas a Microsoft parece estar em um nível totalmente diferente.

(A autora é colunista da Reuters Breakingviews. As opiniões expressas são suas.)

NOTÍCIAS DE CONTEXTO

– As ações da Sony caíram até 10%, para 12.830 ienes em 19 de janeiro, após o anúncio da Microsoft de que comprará a desenvolvedora de videogames Activision Blizzard em uma transação em dinheiro avaliada em US$ 68,7 bilhões.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *