TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EMERGENTES 2021

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EMERGENTES 2021

A tecnologia tem como objetivo facilitar a nossa vida. Nos últimos anos, fomos testemunhas das inovações tecnológicas como Big Data, Internet of Things, IA, ML ou automatização de processos robóticos, não só para os usuários médios mas também para as companhias a grande escala. Por exemplo, destaca-se o uso da IA nas tecnologias agrícolas, imprescindível para a análise e gestão de dados complexos com o fim de tomar decisões sustentáveis nas diferentes áreas de mudança climática, biodiversidade, conservação, etc…

O investimento nesta tecnologia pode alcançar 79,2 bilhões de dólares em 2022.

No campo da agricultura, a tecnologia tem ajudado a gerir de maneira mais eficiente os campos. Graças a ela, os agricultores podem monitorar seus cultivos e fazer um uso razoável dos recursos, entre outros. Os diferentes dispositivos usados analisam uma grande quantidade de dados sobre os estados dos cultivos, o que ajuda a tomar decisões de maneira atempada para ter uma maior eficiência e lucros. A aplicação da tecnologia na agricultura é conhecida como agricultura de precisão. Por exemplo, uma gestão precisa dos nutrientes é fundamental para reduzir o impacto ambiental dos fertilizantes. A EDF lançou NutrientStar, um programa independente e baseado na ciência que testa e revisa rigorosamente o desempenho das ferramentas de gerência de nutrientes disponíveis comercialmente.

 

No entanto, a sustentabilidade é uns dos pilares dos negócios atuais, assim como o aumento de lucros, a redução de custos e o fornecimento de uma experiência positiva ao cliente. Por isso, todos os países devem agir para alcançar os compromissos do Acordo De Paris, que incluem:

 

  • consumo eficiente de recursos naturais
  • mobilização de fontes financeiras
  • a mudança do combustível fóssil para a energia perpétua
  • mitigação dos riscos da mudança climática
  • melhoria da cadeia de abastecimento
  • transformação entre indústrias, incluindo TI
  • manter o equilíbrio entre a economia urbana e rural
  • levando soluções orientadas à natureza
  • proteção de grupos e áreas vulneráveis
  • minimizando os níveis de emissão e poluição

 

É por isso, que já os grandes investidores têm fornecido uma tecnologia digital avançada que consiga mudar a um negócio limpo e verde. 

Alguns exemplos de tecnologia sustentável são: os caminhões elétricos, a energia solar ou a energia do hidrogênio.

Os caminhões elétricos pessoais já se encontram no mercado, mas os comerciais ainda não. Porém, no 2030 os veículos comerciais leves e médios como os furgões poderiam ser elétricos. Uma das razões é que o custo total poderá em breve ser igual ao dos caminhões a diesel, devido em parte ao custo cada vez mais competitivo e disponível da infra-estrutura de veículos elétricos. Para uma primeira fase de adopção, um ponto de carga cada 80-100 km seria suficiente. 

 

Além disso, cada vez as energias renováveis são mais acessíveis e baratas ajudando a população que ainda não tem eletricidade no caso de países na África subsariana ou o Caribe. Estes países faltos de rede estão apostando na energia renovável como a solar para trazer energia de uma maneira rápida e barata a milhões de pessoas. Neste contexto, os planos de financiamento inovadores podem ajudar a tornar os sistemas solares domésticos (SHSs), anteriormente inacessíveis, uma solução inteligente para comunidades que estão muito longe de uma conexão de rede confiável, podendo fornecer energia a 150 milhões de lares até 2020.

 

Outro componente na transição energética é o hidrogênio. Proximamente, muitos meios de transporte como carros, ônibus ou locomotivas usarão o hidrogênio. Embora os veículos elétricos sejam mais eficientes, o hidrogênio apresenta numerosas vantagens, pois pode ser armazenado facilmente, num menor espaço e pesa muito menos. Desta maneira, torna-se uma opção mais favorável para veículos como caminhões. Já podemos encontrar exemplos de veículos de hidrogênio na Coreia do Sul, Japão, Alemanha ou Califórnia. Em geral, o hidrogênio pode ajudar a reduzir as emissões de carbono no planeta, pois não só se utiliza para estes veículos, mas também como uma bateria das energias renováveis.  

 

Por favor avalie o conteúdo
0 / 5

Your page rank:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *