Linha do tempo das horas finais do Titanic

Você já deve ter assistido Titanic, o filme é maravilhoso, mas saiba como realmente foram as horas finais do Titanic

Você já deve ter assistido Titanic, o filme é maravilhoso, mas saiba como realmente foram as horas finais do Titanic

Titanic Real
Titanic Real
  • 14 de abril de 1912

    • Manhã
      Capitão Edward J. Smith cancela uma simulação de salva-vidas programada.
    • 17h50
      Depois de receber avisos de iceberg ao longo do dia, o Capitão Smith muda o curso do Titanic , indo ligeiramente para o sul. No entanto, a velocidade do navio não é reduzida.
    • 21h40
      Mesaba envia um aviso ao Titanic sobre um campo de gelo que inclui “gelo pesado e [um] grande número [de] grandesicebergs”. O operador sem fio Jack Phillips – que trabalha para a Marconi Company – está lidando com as mensagens dos passageiros e nunca passa o aviso para a ponte do Titanic .
    • 22:00
      O turno muda na ponte, com o primeiro oficial William Murdoch substituindo o segundo oficial Charles Lightoller como oficial de guarda.
      Os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee começam sua vigília no ninho de corvo do Titanic . A noite está excepcionalmente calma, tornando os icebergs mais difíceis de ver – porque não há ondas quebrando nos icebergs. Somando-se às dificuldades está o fato de que os binóculos do ninho de corvo foram extraviados.
    • 22h55 O californiano
      próximo transmite o Titanic por rádio : “Diga, velho, estamos parados e cercados de gelo”. Um Phillips irritado responde: “Cala a boca! Cale-se! Estou ocupado. Estou trabalhando em Cape Race.” (Uma estação sem fio está localizada em Cape Race, Newfoundland, Canadá.)
    • 23:00
      A maioria dos passageiros do Titanic se retiraram para seus quartos para passar a noite.
    • 23h35
      O operador sem fio do Californian desliga o rádio.
      Fleet vê um iceberg no caminho do Titanic e toca a campainha três vezes para indicar que algo está à frente. Ele então chama a ponte. Murdoch ordena o Titanic “hard-a-estibordo” (à esquerda) e os motores são revertidos. Ele também fecha as portas dos compartimentos supostamente estanques.
    • 23h40
      O lado estibordo do Titanic raspa ao longo do iceberg.
      O capitão Smith chega ao convés e é informado de que o navio atingiu um iceberg. Pouco depois, ele é informado de que a sala de correio está se enchendo de água. Outros relatórios logo chegam de água em pelo menos cinco dos compartimentos do navio.
      O designer Thomas Andrews avalia os danos. O Titanic foi construído para permanecer à tona com apenas quatro compartimentos inundados. Andrews prevê que o navio tem apenas cerca de uma a duas horas antes de afundar.
Titanic filme
Titanic filme
  • 15 de abril de 1912

    • 12:00 AM
      Os botes salva-vidas começam a ser preparados para o lançamento. Os 20 barcos têm espaço para apenas 1.178 das mais de 2.200 pessoas a bordo. Mais tarde, uma ordem é dada para que mulheres e crianças embarquem primeiro, com tripulantes para remar e guiar os barcos.
    • 00:15
      O Capitão Smith ordena que Phillips e Harold Bride enviem um sinal de socorro . Embora o SOS tenha se tornado o sinal de socorro oficial vários anos antes, muitos ainda usam o CQD. (CQ significa uma chamada geral, e o D significa aflição.) Nas próximas horas, Phillips enviará ambos.
      Frankfurt está entre os primeiros a responder, mas o transatlântico está a cerca de 170 milhas náuticas (315 km) de distância, ao sul. Outros navios também oferecem assistência – incluindo o navio irmão do Titanic , o Olympic – mas estão muito longe.
    • 12h20
      Carpathia recebe um sinal de socorro do Titanic : “Venha imediatamente. Batemos em um iceberg. É um CQD, meu velho.” O transatlântico da Cunard imediatamente muda de curso para ajudar o navio atingido a cerca de 58 milhas náuticas (107 km) de distância. O Carpathia levará mais de três horas para chegar.
      O quarto oficial Joseph G. Boxhall, encarregado de determinar a posição do Titanic , revisa as coordenadas. A localização é agora dada como 41°46′ N 50°14′ W nos sinais de socorro.
      Passageiros esperando para entrar em botes salva-vidas são entretidos pelo Titanicos músicos do navio, que inicialmente tocam no salão da primeira classe antes de finalmente se mudarem para o convés do navio. As fontes diferem em quanto tempo eles executam – até pouco antes do navio afundar, de acordo com alguns. A especulação também envolverá a última música que eles tocaram – provavelmente “Autumn” ou “Nearer My God to Thee”. Nenhum dos músicos sobreviverá ao naufrágio.
    • 12:45 PM
      O número 7 a estibordo é o primeiro bote salva-vidas baixado. Ele transporta cerca de 27 pessoas, embora tenha espaço para 65. Muitos dos primeiros botes salva-vidas serão lançados bem abaixo da capacidade, em parte por causa da preocupação dos tripulantes de que os turcos não conseguiriam segurar um bote salva-vidas totalmente carregado. Além disso, muitos passageiros inicialmente têm medo de deixar o navio, acreditando que o Titanic é inafundável.
      Titanic dispara o primeiro de oito foguetes de socorro. Um navio foi avistado a menos de 10 milhas náuticas (18,5 km), mas a tripulação não conseguiu contatá-lo por telégrafo ou lâmpada Morse. Os foguetes também não tiveram sucesso.
      Tripulantes a bordo do Californianvê os foguetes, mas não consegue determinar sua origem. Pensado por algum tempo ser o navio próximo visto pelo Titanic , mais tarde se acredita que o californiano estava a cerca de 37 km de distância. (O navio misterioso será pensado para ser um navio de pesca norueguês que estava caçando focas ilegalmente.)
    • 00:55
      O número 5 é o segundo bote salva-vidas a deixar o Titanic . Enquanto está sendo abaixado, dois passageiros do sexo masculino saltam para dentro do barco, ferindo uma das ocupantes do sexo feminino.
      O número 6 é lançado, contendo a passageira Molly Brown e o vigia Fleet. O bote salva-vidas é comandado pelo intendente Robert Hichens, que estava ao volante quando o Titanic atingiu o iceberg. Suas ações subsequentes – notadamente sua recusa em procurar sobreviventes porque eles só encontrarão “duros” – atraem a ira de outros ocupantes, principalmente Brown, que ameaça jogá-lo ao mar.
    • 1:00 AM
      O número 3 é abaixado. Transporta aproximadamente 39 pessoas, 12 das quais fazem parte da tripulação do navio.
      A água é vista na base (deck E) da Grande Escadaria.
      O número 1 é lançado com apenas 12 pessoas; pode acomodar 40. (Um cortador de emergência, é menor que um bote salva-vidas padrão e foi projetado para abaixar rapidamente, como no caso de uma pessoa ao mar.) Entre seus ocupantes estão passageiros de primeira classe Sir Cosmo Edmund Duff-Gordon e sua esposa , Lúcia. Sete dos ocupantes são tripulantes, e Duff-Gordon paga a cada um deles £ 5, supostamente para substituir roupas e equipamentos perdidos, mas possivelmente – de acordo com acusações subsequentes – como suborno para impedir que a tripulação deixe mais alguém entrar no barco.
    • 1:10 AM
      O número 8 está entre os primeiros botes salva-vidas baixados a bombordo. É lançado com apenas 28 pessoas, incluindo a passageira de primeira classe Lucy Noël Martha, condessa de Rothes, que mais tarde comandará o leme. Isidor e Ida Straus são oferecidos assentos no barco. No entanto, Isidor se recusa a desobedecer a ordem de “mulheres e crianças primeiro”. Ida, por sua vez, não vai sair do lado do marido, alegando que “onde você for, eu vou”. Nem vai sobreviver.
    • 1h20
      O número 10 é lançado. Entre os ocupantes está Millvina Dean, de nove semanas, que se tornará a última sobrevivente viva do desastre; ela morrerá em 2009, aos 97 anos.
      O número 9 na popa de estibordo está rebaixado. Com cerca de 56 pessoas a bordo, está quase cheio. Um dos ocupantes é a suposta amante do empresário americano Benjamin Guggenheim. Guggenheim e seu manobrista mais tarde mudam para trajes formais, e ele supostamente diz: “Nós nos vestimos com o nosso melhor e estamos preparados para descer como cavalheiros”. Seu corpo nunca será recuperado.
    • 01h25
      Possivelmente não entendendo a gravidade da situação, os rádios olímpicos : “Você está indo para o sul para nos encontrar?” O Titanic responde: “Estamos colocando as mulheres nos barcos”. Ainda a horas de distância, o Olympic será informado pelo Carpathia do naufrágio do Titanic .
      O número 12 está abaixado com cerca de metade de seus assentos vazios. No entanto, acabará por transportar mais de 70 pessoas.
    • 01h30
      Em meio ao pânico crescente, vários passageiros do sexo masculino tentam embarcar no número 14, fazendo com que o Quinto Oficial Harold Lowe dispare três vezes. Mais tarde, ele é colocado no comando do barco. Após o naufrágio do Titanic , Lowe transferirá as pessoas para os botes salva-vidas 4, 10, 12 e dobráveis ??D para que ele possa retornar à procura de sobreviventes na água. Ele puxará vários homens para a segurança e resgatará aqueles no bote salva-vidas dobrável parcialmente inundado A. (Os botes salva-vidas dobráveis ??têm laterais de lona que podem ser dobradas para facilitar o armazenamento. Sua capacidade é de 47.)
      Phillips continua a enviar pedidos de socorro com crescente desespero: “Mulheres e crianças em barcos. Não pode durar muito mais.”
      O número 13 é lançado e logo seguido pelo número 15, que comporta muitos passageiros de terceira classe. À medida que está sendo abaixado, o número 15 quase pousa no número 13, que derivou sob ele. No entanto, os tripulantes do número 13 são capazes de cortar as cordas de lançamento e remar em segurança.
    • 1h35
      O número 16 é lançado.
    • 1:40 AM
      O C dobrável é abaixado. Entre seus ocupantes está o presidente da White Star, J. Bruce Ismay . Embora mais tarde ele afirme que não havia mulheres ou crianças na área quando embarcou no bote salva-vidas, outros refutarão essa afirmação. Sua decisão de não afundar com o navio resultará em muitos rotulando-o de covarde.
    • 1h45
      O número 2, um cortador de emergência, é lançado sob o comando do Quarto Oficial Boxhall. A bordo estão cerca de 20 pessoas.
      O número 11 é rebaixado com cerca de 50 pessoas a bordo.
      O número 4 está pronto para o lançamento. Madeleine Astor, grávida de cerca de cinco meses, é ajudada pelo marido, John Jacob Astor. Quando Astor pergunta se ele pode se juntar a ela, o segundo oficial Lightoller – que seguiu estritamente a ordem das mulheres e crianças primeiro – se recusa. Astor não insiste no assunto e se afasta. Seu corpo será recuperado posteriormente.
    • 2:00 AM
      Os únicos botes salva-vidas que permanecem no Titanic são três dos botes dobráveis.
      A proa do Titanic afundou o suficiente para que as hélices da popa estejam agora claramente visíveis acima da água.
      Os tripulantes baixam o bote salva-vidas desmontável D do telhado dos aposentos dos oficiais. Mais de 20 pessoas estão no barco.
      À medida que a proa do Titanic afunda, o desmontável A é lavado do convés. Cerca de 20 pessoas conseguem entrar no barco, que está parcialmente cheio de água. No momento em que Lowe no número 14 vem em seu auxílio, apenas 12 estão vivos. Três corpos são deixados no barco, que será descoberto um mês depois pelo Oceanic .
      Enquanto os tripulantes tentam liberar o B dobrável, ele cai e, antes que possa ser endireitado, é varrido do navio . Cerca de 30 homens encontram segurança no bote salva-vidas ainda virado, incluindo a operadora de rádio Bride e o segundo oficial Lightoller. Os homens serão posteriormente levados a bordo dos números 4 e 12.
      O capitão Smith libera a tripulação, dizendo que “é cada um por si”. Smith é supostamente visto pela última vez na ponte. Seu corpo nunca será recuperado.
    • 2:17 AM
      Phillips envia um sinal final de socorro. Ele supostamente chega ao bote salva-vidas desmontável B, mas sucumbe à exposição. Seu corpo não será encontrado.
    • 2:18 AM
      As luzes do navio se apagam, mergulhando o navio na escuridão.
      À medida que a proa do navio continua a afundar, a popa sobe mais para fora da água, colocando grande pressão na seção central, e o navio se parte em dois entre o terceiro e o quarto funis. Mais tarde, os relatórios especulariam que levou cerca de seis minutos para a seção da proa, provavelmente viajando a aproximadamente 30 milhas (48 km) por hora, para chegar ao fundo do oceano.
      A popa momentaneamente se acomoda na água antes de subir novamente, eventualmente tornando-se vertical. Ele permanece brevemente nessa posição antes de iniciar seu mergulho final.
    • 2h20
      A popa desaparece no oceano e o Titanic se foi.
      A pressão da água supostamente faz com que a popa, que ainda tem ar dentro, imploda ao afundar. A popa aterrissa a cerca de 610 metros da proa.
      Centenas de pessoas estão na água gelada. Embora haja espaço na maioria dos botes salva-vidas, os tripulantes temem que os botes fiquem inundados. Vários barcos eventualmente retornam, mas tarde demais. Algumas pessoas são puxadas para a segurança, mas a maioria morre de exposição.
      Nas próximas horas, vários navios tentam em vão entrar em contato com o Titanic . A certa altura, o Birmaa operadora sem fio de , acreditando ter ouvido o transatlântico, envia uma mensagem: “Vapor a todo vapor para você; chegará você 6 da manhã. Espero que você esteja seguro.”
    • 3h30
      Carpathia chega à área, disparando foguetes.
    • 4h10
      O número 2 é o primeiro bote salva-vidas a chegar ao Carpathia . Levará várias horas para o navio pegar todos os sobreviventes.
      Ismay escreve uma mensagem a ser enviada aos escritórios da White Star Line: “Profundamente arrependido, aconselho que o Titanic afundou esta manhã no dia 15 após a colisão do iceberg, resultando em graves perdas de vida; mais detalhes mais tarde.”
    • 8h30
      Californian — que aproximadamente às 5h30 soube do naufrágio do Titanic — chega. Ele vasculha a área por várias horas, mas não consegue encontrar nenhum sobrevivente.
    • 8h50
      Carpathia , carregando os 705 sobreviventes do Titanic , segue para a cidade de Nova York, onde chegará a multidões em 18 de abril.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *