Bebê amamentando
Bebê amamentando

O site itodas publicou uma matéria de como amamentar seu bebê de forma tranquila em 10 dicas,um dos momentos maternos mais simbólicos é a amamentação – além, é claro, de primordial para o desenvolvimento saudável dos pequenos. Porém, para as que encaram essa “primeira viagem”, o procedimento pode parecer assustador.

Existem algumas técnicas que podem facilitar a acomodação do bebê para o aleitamento no peito.O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho ensina 10 dicas para a hora da amamentação:

– Nos primeiros dias, o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

– Procure um lugar da casa tranquilo: um sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

– Lave bem as mãos antes de cada mamada.

– Não use álcool, água boricada ou qualquer outro produto para limpar as mamas, pois elas não precisam ser limpas entre as mamadas.

– Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

– Dê as duas mamas durante as mamadas, esvazie uma, depois dê a outra.

– Para retirar o bebê dos seios, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

– Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

– Depois que o bebê arrotar, deite-o de lado ou de bruços, pois assim se evita que ele tenha refluxo.

– Use sutiã adequado, de algodão. Ele deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem os seios. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here