Eu assisti a um documentário no NatGeo antes de ontem, sobre Asteroides e a descomunal força destrutiva que isso tem ao se chocar com a terra. E num momento o cientista/astrônomo lá disse que um asteroide mudou todo o curso da vida nesse nosso planeta, foi o mesmo que levou à extinção os dinossauros, porque antes, eles reinavam supremos sobra a terra, meio que impedindo a existência de outras vidas, porém com a extinção deles, as partículas de vidas puderam sair do mar, e num longínquo processo evoluir até chegar no que somos nós, os seres-humanos.

Tyrannosaurus Rex

Mas uma coisa me deixou muito estupefato, sério mesmo… eles estimam que esse asteroide era tão gigante que após seu choque com o solo do nosso planeta, podia medir-se 10 Km numa linha vertical.

Dinossauros

E a poeira que se gerou ali foi tão grande que tampou a luz do sol por anos, levando à morte 70% da vida até então existente por aqui. Houve um colapso total na cadeia alimentar e os dinossauros foram pro saco.

Eu realmente amo os documentários do National Geographic Channel acho uma pena um canal como esse não ser aberto.

Mas enquanto existir as novelas tá bom pro povão, e pra rede Bobo.
Dinossauro T-Rex

O que a wikipedia nos ensina sobre os Dinossauros

Dinossauros ou Dinossáurios  (do grego ?????? ??????, que significa “lagarto terrível”) constituem um grupo de diversos animais membros do clado Dinosauria  . Acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas.

A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente.  O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as avesmodernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual.

Usando evidências fósseis, os paleontólogos identificaram mais de quinhentos diferentes gêneros e mais de mil diferentes espécies de dinossauros, alguns sendo herbívoros, outros carnívoros, assim como havia também espécies bípedes e quadrúpedes. Muitas espécies possuíam estruturas como chifres ou cristas (Triceratopo), e alguns grupos chegarem a desenvolver modificações esqueléticas, como armaduras ósseas (Anquilossauro) eespinhas (Espinossauro). Estes animais variavam muito em tamanho e peso, com dinossauros terópodes adultos medindo menos de cinquenta centímetros (Compsognato), enquanto as maiores saurópodes podiam chegar a uma altura de cerca de vinte metros (Argentinossauro).

Embora a palavra dinossauro signifique “lagarto terrível”, esses animais não eram lagartos, e sim répteis, com uma postura ereta distinta não encontrada em lagartos. Durante a primeira metade do século 20, a maior parte da comunidade científica acreditava que os dinossauros eram lentos e sem inteligência, no entanto, a maioria das pesquisas realizadas desde a década de 70 indicaram que estes animais eram ágeis, com elevado metabolismo e com numerosas adaptações para a interação social, com certos grupos, principalmente os terópodes, sendo considerados os animais mais inteligentes de todos os tempos.

O primeiro dinossauro a ser descrito foi o Megalossauro em um trabalho publicado por William Buckland em 1824, apesar de que o naturalista Gideon Mantell já havia descoberto em 1822 o fóssil de um Iguanodonte, mas somente publicou a descrição em 1825.

Dinossauros Carnívoros

Alguns desses répteis, como o ALOSSAURO, deviam ter o hábito de caçar em grupo, armando emboscadas para encurralar vítimas de grande porte e agindo em conjunto para abatê-las.

O TIRANOSAURO REX é famoso por ter sido um carnívoro muito feroz, mas acredita-se que seu imenso tamanho fosse uma grande desvantagem. Assim como os leões de hoje em dia, os reis pré-históricos do mundo dos dinossauros talvez tivessem como principal alimento a carniça, ou seja, restos de animais mortos.

Todos dinossauros

1 – TIRANOSSAURO REX
2 – DASPLETOSSAURO
3 – ALBERTOSSAURO
4 – DILOFOSSAURO
5 – ALOSSAURO
6 – BARIONIX
7 – TROODONTE
8 – ESTRUTIOMIMO
9 – OVIRÁPTOR
10 – CERATOSSAURO

Dinossauros Marinhos

Dinossauros Marinhos

1 – LIOPLEURODONTE
2 – ELASMOSSAURO
3 – MEGALODONTE
4 – CRONOSSAURO
5 – TILOSSAURO
6 – EUSTHENOPTERON
7 – NAUTILÓIDE
8 – MARELLA
9 – ARCHELON

Conheça todos Dinossauros - Fotos e vídeos 1
mamíferos pre históricos

1 – TRILOFODONTE
2 – AEPYCAMELUS (CAMELO GIRAFA)
3 – BRONTOTÉRIO
4 – MAMUTE LANUDO
5 – TIGRE-DENTES-DE-SABRE
6 – GLIPTODONTE
7 – MACRAUQUÊNIA
8 – CRANIOCERAS
9 – MEGATÉRIO (PREGUIÇA-GIGANTE)

Dinossauros voadores
Dinossauros voadores

1 – CRIORHYNCHUS
2 – ORNITHODESMUS
3 – GALLODACTYLUS
4 – DIMORPHODON
5 – NYCTOSSAURO
6 – ARQUEOPTERIX
7 – PTERANODON
8 – SCAPHOGNATUS
9 – PTERODAUSTRO
10 – EUDIMORPHODON
11 – PHOBETOR

Dinossauros Herbívoros

A vida dos dinossauros que comiam plantas era muito perigosa, pois viviam sob o medo constante do ataque dos dinossauros carnívoros, que geralmente eram maiores do que eles.

É provável que muitos desses herbívoros buscassem segurança andando em bandos. Os SAURÓPODES – as maiores criaturas que já pisaram sobre a Terra – aproveitavam seu tamanho impressionante e seu grande peso como forma de defesa. Outros animais, como o TRICERÁTOPE, tinham chifres longos e pontiagudos.

Os dinossauros vegetarianos não tinham dentes na frente da boca – para poderem enchê-las de folhas -, e seus dentes de trás, usados para mastigar, eram muito juntos.

Esses gigantes não faziam dieta: comiam mais de uma tonelada de plantas por dia.

Dinossauros Gigantes
Dinossauros Gigantes
1 – PARASSAUROLOFO
2 – BRAQUIOSSAURO
3 – BAROSSAURO
4 – ALAMOSSAURO
5 – TRICERÁTOPE
6 – ESTEGOSSAURO
7 – DIPLODOCO
8 – APATOSSAURO
9 – LESOTOSSAURO
10 – LYSTROSSAURUS
11 – ANQUILOSSAURO
12 – PROTOCERÁTOPO

Estemmenosuchus

Estemmenosuchus

Megalodon

Giganotosaurus

O último dia dos dinossauros 

Documentário do Discovery que conta todos os eventos sobre a colisão do cometa que extinguiu os dinossauros.

Conheça todos de dinossauros:

1 – TIRANOSSAURO REX
2 – DASPLETOSSAURO
3 – ALBERTOSSAURO
4 – DILOFOSSAURO
5 – ALOSSAURO
6 – BARIONIX
7 – TROODONTE
8 – ESTRUTIOMIMO
9 – OVIRÁPTOR
10 – CERATOSSAURO

Veja lista detalhada de cada tipo de dinossauros

Descoberta a verdadeira causa da extinção dos dinossauros

Dinossauros

Descobertas novas espécies de dinossauros

dinoDuas novas espécies de dinossauros com chifres foram descobertas em Utah, nos Estados Unidos, de acordo com a revista científica PLoS ONE.

Duas novas espécies de dinossauros com chifres foram descobertas em Utah, nos Estados Unidos, de acordo com a revista científica PLoS ONE.

O maior ganhou o nome de Utahceratops gettyi em homenagem a Mike Getty, gerente das coleções de paleontologia do Museu de História Natural de Utah e seu descobridor. O gigante tinha um crânio de 2,3 metros de comprimento e era herbívoro.

A segunda espécie também era vegetariana e foi batizada como Kosmoceratops richardsoni, em homenagem a Scott Richardson, um voluntário que descobriu dois crânios do animal. Sua cabeça possuía 15 chifres, o que faz dele o dinossauro com a cabeça mais ornamentada conhecida pela ciência.

Este artigo foi criado pensando em alunos de escolas de ensino médio e para pessoas que gostam de adquirir mais conhecimento sobre dinossauros.

Fonte Eband

Mais links sobre dinossauros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here